Disciplina da computação

on
— OFERTA DE DISCIPLINA PARA ALUNOS ESPECIAIS —
— ASSUNTO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL —
O PPG em Computação estará ofertando em 2019/2 a disciplina “Inteligência Artificial para Não-Computeiros” para alunos de pós-graduação, bolsistas de pós-doutorado, técnicos administrativos e professores de todas as áreas na UFPel. A disciplina tem como objetivo oferecer uma visão abrangente da área de Inteligência Artificial, tocando nas principais sub-áreas e discutindo o impacto atual e futuro das tecnologias sendo desenvolvidas. Não há necessidade de conhecimentos prévios de Computação. A disciplina tem 4 créditos (atribuídos aos alunos de pós-graduação, demais serão considerados “ouvintes”) e ocorrerá nas quintas-feiras, das 13h30 até 16h40, no Campus Anglo, em sala a ser divulgada.
Interessados devem solicitar matrícula até o dia 8 de julho. No caso de haver mais solicitantes do que vagas, os pedidos válidos serão aceitos na ordem de solicitação. Para solicitar, interessados devem preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEQiiOTmNnDPyqyEVM0LwekIXM98JGiyxQQpuDfMbX9mJP3Q/viewform?usp=sf_link
Ementa: história e filosofia da Inteligência Artificial; principais áreas da IA; técnicas de IA tradicionais – busca, inferência lógica, representação do conhecimento; conceitos fundamentais de aprendizado de máquina; tipos de aprendizado de máquina; exemplos de aplicações selecionadas; impactos atuais e futuros da IA na Ciência, Indústria, Governo e Sociedade.

Forma de avaliação: execução de projetos, participação de discussões em aula.

Dúvidas podem ser tiradas com o professor Ricardo Araujo, pelo e-mail ricardo@inf.ufpel.edu.br.
Gerson Cavalheiro