Linhas de Pesquisas


  • Climatologia
Estudo da climatologia e variabilidade climática através das variações térmicas atmosféricas e oceânicas, visando compreender as características atuais e futuras do clima da região sul do Brasil. Uso da modelagem qualitativa e/ou quantitativa como ferramenta para avaliar impactos de eventos climáticos nas dimensões social, ambiental e econômica, bem como apoio no processo de formação do aluno. Ainda dentro da Climatologia, temos trabalhos sendo desenvolvidos em Agrometeorologia e Agroclimatologia Agrícola, Mudanças Climáticas, Modelagem Climática entre outros.

  • Meteorologia de Mesoescala
Desenvolver estudos sobre sistemas de mesoescala que ocorrem sobre a região sul do Brasil, América do Sul e oscilações do tempo e/ou clima utilizando dados de modelos, satélites, radar e técnicas de modelagem qualitativa e/ou quantitativa como ferramenta de apoio no processo de formação do aluno. Ainda nesta área, possuímos pesquisas e artigos publicados em frentes como Poluição Atmosférica, Modelagem de dispersão de poluentes, Química da Atmosfera entre outros. 

  • Meteorologia de Microescala
Estudar a turbulência na camada limite planetária (CLP), derivar e testar coeficientes de difusão turbulentos para as diferentes CLPs, utilizar modelos e técnicas de modelagem qualitativas e/ou quantitativas para estudar o transporte de poluentes na CLP e seus impactos nas dimensões social, ambiental e econômica. Ainda nesta área, as pesquisas abrangem linhas como Eventos Severos, Descargas Elétricas e Modelos Numéricos e outros.