O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo
2024

Ana Clara Molina dos Santos

MATERNIDADE COMPULSÓRIA: VALORAÇÃO E DISCURSO INTOLERANTE EM COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Karina Giacomelli

URL:

 

Anderson Luis Brum de Freitas

“Para sobreviver, deixe o passado ensinar”: Identidades Diaspóricas e Afrofuturismo em A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos, de Octavia Butler e Binti, de Nnedi Okorafor

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Marks de Marques

URL:

 

ANGEL ALVES HILIAN

A tradução como índice global de subjetividade: uma análise das traduções de the sun and her flowers de Rupi Kaur

Orientadora: Profa. Dra. Daiane Neumann

URL:

 

Bruno da Silva Oliveira

O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ESTUDO MEDIADAS POR TDICs

Orientador: Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro

URL:

 

Camila Knebel Fenner

INDEPENDÊNCIA MOÇAMBICANA, POLÍTICA E LIBERDADE EM ORGIA DOS LOUCOS (1990), DE UNGULANI BA KA KHOSA.

Orientador: ALFEU SPAREMBERGER

URL:

 

Carmelina Cardozo de Souza Correa Pereira

Uma Poética de Dark Academia: como Babel de R. F. Kuang representa um processo de mudança no gênero

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Marks de Marques

URL:

 

DANIEL ALMEIDA DA SILVA

Yogasūtra de Patañjali: uma análise das traduções brasileiras

Orientadora: Juliana Steil

URL:

 

DANIELE DA SILVA PROENÇA

TRADUÇÃO COMENTADA DO CONTO “Maese Pérez, El organista” DE GUSTAVO ADOLFO BÉCQUER

Orientadora: Prof.ª Dr.ª  Andrea Cristiane Kahmann

URL:

 

Ediane Pereira da Cunha

AQUISIÇÃO DA ESTRUTURA SILÁBICA CCV NO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO L1: RELEITURA DE UM ESTUDO DE CASO VIA TEORIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Giovana Ferreira Gonçalves

URL:

 

GABRIEL DIAS MORALES

CORPO, ABJEÇÃO E EROTISMO EM A CÉU ABERTO, DE JOÃO GILBERTO NOLL, E MÃOS DE CAVALO, DE DANIEL GALERA

Orientador: Prof. Dr. Alfeu Sparemberger

URL:

 

Gabriel Zardo de Oliveira

A influência da língua espanhola na língua portuguesa em contexto de fronteira Brasil-Uruguai: o emprego da regência verbal em textos escritos por estudantes do Ensino Fundamental II

Orientador: Prof. Dr. Bernardo Kolling Limberger

URL:

 

Julia da Rosa Diogo

Variação lexical diatópica no 9º ano do Ensino Fundamental II: um estudo sobre crenças dos estudantes e processamento da variável regional

Orientador: Prof. Dr. Bernardo Kolling Limberger

URL:

 

JÚLIA MELO DOS SANTOS

ALÉM DO EROTISMO: A DIMENSÃO POLÍTICA E OS DESAFIOS DA CENSURA NAS OBRAS DE ADELAIDE CARRARO

Orientador: Prof. Dr. Aulus Mandagará Martins

URL:

 

Leonardo da Rosa Ribeiro

Translinguagem e leitura: efeitos da instrução para práticas translíngues na compreensão leitora em francês

como língua estrangeira

Orientador: Prof. Dr. Bernardo Kolling Limberger

URL:

 

LETÍCIA PISKE SOARES

UM ESTUDO SOBRE A AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DAS CONSOANTES PALATAIS

DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Orientador: Profa. Dra. Ana Ruth Moresco Miranda

URL:

 

Maria Alice Schmidt Sepúlveda

A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA NOS ERROS ORTOGRÁFICOS DE VOGAIS NO APRENDIZADO DE INGLÊS POR FALANTES DE PORTUGUÊS

Orientadora: Profa. Dra . Ana Ruth Moresco Miranda

URL:

 

RAQUEL PORTELLA DE SOUZA

A aplicabilidade dos parâmetros para uma educação dialógica alteritária visando: o aluno como sujeito de sua aprendizagem

Orientadora: Profª. Drª Karina Giacomelli

URL:

 

RÔMULO SCHWANZ DIEL

Desenvolvimento linguístico das vogais baixas anteriores do inglês como L2: o papel da instrução explícita e treinamento articulatório mediada pelo ultrassom

Orientadora: Profa. Dra. Giovana Ferreira Gonçalves

URL:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.