Seleção para Estudantes Regulares 2024

Por conta da greve dos servidores e docentes, bem com o pelas graves enchentes que assolam o nosso estado, informamos que não temos ainda qualquer previsão de lançamento do esital e de cronograma dos processos seletivos para Mestrado e Doutorado em Letras para o ano de 2024. Assim que voltarmos a alguma situação de normalidade, informaremos a todas e a todos por meio desta página.

No entanto, divulgo a bibliografia recomendada para a etapa de prova escrita da seleção para o Mestrado em Letras de cada uma das Linhas de Pesquisa:

Linha de Pesquisa: Aquisição, Variação e Ensino:

BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus: histórico e problemática. D.E.L.T.A, v.16, n. 2, 2000.
BRUM-DE-PAULA, M. R.; FERREIRA-GONÇALVES, G. Léxico & gramática: uma relação de causa e efeito. Letras de Hoje, v. 43, n. 3, 2008.
CELANI, M. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, 2004.
FREITAG, Raquel Meister Ko.; SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães. Contatos, mobilidades e línguas no Brasil. In: FREITAG, Raquel Meister Ko.; SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães (orgs.) Mobilidades e contatos linguísticos no Brasil. São Paulo: Blucher, 2023. p. 13-26. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/01-23781. Acesso em: 5 maio 2024.
GRÜTZMANN, T. P.; ALVES, R. da S.; LEBEDEFF, T. B. A pedagogia visual na educação de surdos: uma experiência com o ensino da matemática no mathlibras. Revista Práxis Educacional, Edição Especial, v. 16, n. 37, 2020.
KLEIMAN, A.; VIANNA, C. A. D.; GRANDE, P. B. A Linguística Aplicada na   contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Calidoscópio, v. 17, n. 4, 2019.
LEFFA, V. J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, n. 2, 2012.
MIRANDA, A. R. M.; MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da fala e da escrita: relações com a fonologia. Cadernos de Educação, v. 35, 2010.
MOITA LOPES, L; P.; FABRÍCIO, B. F. Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, v. 17, n. 4, 2019.
SILVA, F. M. da. As dicotomias saussureanas e suas implicações sobre os estudos linguísticos. REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, v. 3, n.2, 2011.
VIAN Jr., Orlando; WEISSHEIMER, Janaina; MARCELINO, Marcello. Bilinguismo: aquisição, cognição e complexidade. Revista do GELNE, v. 15, 2013.

Linha de Pesquisa: Literatura. Cultura e Tradução

CANDIDO, A. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. 4ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p. 169-191.
CRONIN, M. “A era da tradução: tecnologia, tradução e diferença.” In: BLUME, R; PETERLE, P. (orgs). Tradução e relações de poder. Tubarão: Ed. Copiart; Florianópolis: PGET/UFSC, 2013. p. 193-222.
PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da Literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Cairo Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
VENUTI, L. “Tradução, Simulacro, Resistência” In: BLUME, R; PETERLE, P. (orgs). Tradução e relações de poder. Tubarão: Ed. Copiart; Florianópolis: PGET/UFSC, 2013. p.349-383.

Linha de Pesquisa: Texto, Discurso e Relações Sociais

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. (Também pode ser encontrado em uma edição mais antiga como um capítulo no livro: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes – qualquer edição)
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. São Paulo: Fontes Editores, 2020. (“Da subjetividade na linguagem” e “A natureza dos pronomes”)
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. São Paulo: Fontes Editores, 2020 (“A linguagem e a experiência humana”)
FERREIRA, Maria. Cristina. Leandro. “O caráter singular da língua na Análise de Discurso”. Organon, Porto Alegre, v. 17, n. 35, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/30023
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
ORLANDI, Eni Puccinelli. “Texto e discurso”. Organon, Porto Alegre, v. 9, n. 23, 2012.. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/29365
RECUERO, Raquel; SOARES, Pricilla. “Violência simbólica e redes sociais no facebook: o caso da fanpage “Diva Depressão””. Galáxia, São Paulo, Online, n. 26, p. 239-254, dez. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/14478
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2015. (Introdução: Capítulo III – “Objeto da linguística” e Capítulo IV – “Linguística da língua e linguística da fala”: Primeira parte: Capítulo I – “Natureza do signo linguístico” e Capítulo II – “Imutabilidade e mutabilidade do signo” Segunda parte: Capítulo IV – “O valor linguístico”)
SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, K. “Observações didáticas sobre a Análise Dialógica do Discurso”. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1076–1094, 2016 Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/33006 .

Publicado em 15/05/2024, nas categorias Editais, Notícias.