Bibliografia – Seleção Aluno Regular: aproxima-se a data para lançamento do Edital!!!!

Aproxima-se a data para lançamento do Edital para ingresso como aluno Regular do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel. A estimativa é da abertura de mais de 40 vagas para as áreas de Estudos da Linguagem e Literatura Comparada.

Abaixo, a bibliografia básica para a preparação dos candidatos das duas áreas de concentração do Programa, Literatura Comparada e Estudos da Linguagem:

Bibliografia – Literatura Comparada

• SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. São Paulo: Hucitec/Aderaldo & Rothschild, 2008.
  • SARLO, Beatriz. Tempo passado; cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
  • WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA,Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 7-72.

Bibliografia – Estudos da Linguagem

• MOITA LOPES, L. P. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
  • MUSSALIM, F. & BENTES, A. D. (Orgs). Introdução à Lingüística: Domínios e fronteiras – Volume 1. São Paulo: Cortez, 2001.

Volume 1: capítulos

1 – Sociolinguística

3 – Fonética

4 – Fonologia

5 – Morfologia

7 – Linguística Textual

• MUSSALIM, F. & BENTES, A. D. (Orgs). Introdução à Lingüística: Domínios e fronteiras – Volume 2. São Paulo: Cortez, 2001.

Volume 2: capítulos

2 – Pragmática

3 – Análise da Conversação

4 – Análise do Discurso

6 – Psicolinguística

7 – Aquisição da Linguagem

8 – Língua e ensino: políticas de fechamento

• MUSSALIM, F. & BENTES, A. D. (Orgs). Introdução à Lingüística: Fundamentos epistemológicos – Volume 3. São Paulo: Cortez, 2004.

Volume 3: capítulos

1 – Estudos pré-saussurianos

2 – O estruturalismo linguístico: alguns caminhos

3 – O empreendimento gerativo

5 – O funcionalismo em linguística

6 – Formalismos na linguística: uma reflexão crítica

7 – Do cognitivismo ao sociocognitivismo

9 – O interacionismo no campo linguístico

Publicado em 15/09/2016, na categoria Sem categoria.