Chamada para publicação – 2023/2 NÚMERO 15
Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio , com ISSN 2527-0524. Na última classificação de periódicos QUALIS/CAPES divulgada, a Revista Discente Ofícios de Clio recebeu classificação B3.
Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira. Para nosso décimo quinto número, a ser publicado no segundo semestre de 2023, estamos efetuando a chamada para o Dossiê Escravidões, experiências de liberdades e pós-abolição no Brasil, sob a proposição dos Doutorandos Bruno Martins de Castro (PPGH-UFRJ) e Cleudiza Fernandes de Souza (PPGH-UFRJ).
Os estudos no campo da História Social da Escravidão e da Liberdade passaram nas últimas três décadas por importantes renovações analíticas e metodológicas. Como corolário desse movimento, novas perspectivas e abordagens nos deram a ver a complexidade das relações e experiências vivenciadas pelos escravos no interior do cativeiro, onde se desenrolaram uma constelação de estratégias de negociações, resistências, vínculos clientelares, situações de tensão e projetos familiares. A diversidade com que experimentaram esses elementos impactou diretamente os desejos e planos de liberdade alimentados e levados a termo pelos escravos. A própria noção de liberdade ganha aqui um sentido amplo, já que não se limitava apenas à mudança de status jurídico que a alforria inaugurava.
Partindo dessas e de tantas outras questões que a temática proposta enseja, objetivamos congregar trabalhos de pesquisa que possam explorar a riqueza e a complexidade das relações sociais, econômicas e políticas que pautaram e conformaram as diversas experiências de escravidões e liberdades no Brasil, ao longo de sua história. Os aspectos das agências negras, as variadas formas de mobilizações forjadas no escravismo e pós-abolição pelos egressos do cativeiro e seus descendentes, as relações de poder e articulações de gênero, são apenas alguns dos elementos constitutivos e possibilitadores de debates. Visando garantir um amplo leque de discussões, ansiamos ainda reunir análises realizadas com fontes e metodologias variadas, que estejam alinhadas à temática em tela.
As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site (https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio). Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com . Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito.
A partir da presente edição, o recebimento de artigos para as diferentes seções se dará apenas no período abrangido pela chamada, retirando das diretrizes da Revista o recebimento em fluxo contínuo. O período de recebimento dos artigos, para essa edição, será entre os dias 04 de julho e 04 de agosto de 2023. Solicitamos ampla divulgação entre seus contatos.
A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.