Chamada para publicação – 2023/1 NÚMERO 14 – Ofícios de Clio

Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio , com ISSN 2527-0524. Na última classificação de periódicos QUALIS/CAPES divulgada, a Revista Discente Ofícios de Clio recebeu classificação B3.
Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, uma dupla ou trio de doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.
Para nosso décimo quarto número, correspondente ao primeiro semestre de 2023, em caráter excepcional realizaremos uma edição especial de artigos livres, contando ainda com as seções de Ensino de História e de Resenhas.
Serão bem-vindos artigos sobre os mais variados assuntos, desde que atinentes ao escopo da Revista:

“Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos do Departamento de História da UFPel e de outras instituições, bem como de áreas afins, um espaço acadêmico para publicação de artigos autorais, visando o aprimoramento e qualificação dos discentes. Articular e promover o debate entre os pesquisadores da área de História e afins, em uma perspectiva interdisciplinar, fomentando o intercâmbio interinstitucional. Incentivar a reflexão sobre a Pesquisa, Ensino e Extensão entre os discentes.”

As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com. Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito.
Embora a recepção de artigos livres, dossiê Ensino de História e resenhas se dê em fluxo contínuo, serão considerados para a presente edição os textos recebidos até a data de 15 de maio de 2023. Solicitamos ampla divulgação entre seus contatos.

Publicado em 30/03/2023, na categoria Notícias.