Revista Discente Ofícios de Clio – Chamada de artigos para número 8

Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço  https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO , com ISSN 2527-0524.

Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é convidado a participar, na condição de proponente, um pós graduando. A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas de ensino e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.

Para nosso oitavo número, estamos efetuando a chamada para o Dossiê Memórias, Patrimônios e Narrativas, sob a proposição das Doutorandas Cristiéle Santos de Souza (UFPEL) e Isabel Cristina Bernal Vinasco (UFPEL).

Um olhar sobre a dimensão narrativa das noções de Patrimônio e Memória é pressuposto para pensá-las em diferentes contextos de reconhecimento: seus conteúdos, suas formas e suas expressões, a maneira como são articuladas com discursos ou relatos, e as experiências intersubjetivas e coletivas para oferecer significados e interpretações àqueles vestígios que se deseja preservar, conservar ou celebrar e, assim, escolher o que dizer, o que representar ou o que escrever. Essa perspectiva de memórias e patrimônios permite a reivindicação de narrativas por grupos subordinados e silenciados. Por isso, este dossiê propõe um olhar sobre discursos de memória e estratégias de esquecimento, seja no reconhecimento de bens patrimoniais, seja no fortalecimento dos marcos sociais da memória. Dessa forma, busca-se a publicação de artigos inéditos que discutam as temáticas do Patrimônio e da Memória, sob a ótica das narrativas, inseridas em diferentes campos do conhecimento, tais como: gênero e identidades, políticas da memória, trabalho, gestão de acervos, historia oral, dentre outros.

As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site. Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do autor. Informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail oficiosdeclio@gmail.com. A submissão de artigos se dará através do site da Revista http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com

O período de recebimento dos artigos para essa edição será entre os dias 15/04 e 20/06 de 2020.

Publicado em 17/04/2020, na categoria Notícias.