Início do conteúdo

Discente do doutorado, Mariana Fronza, é selecionada para participar da mesa-redonda do Diálogo Nobel Brasil – O Valor da Ciência

A aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – Centro de Desenvolvimento Tecnológico –  UFPel, Mariana Fronza, está entre os estudantes selecionados para participar de uma das mesas-redondas do Diálogo Nobel Brasil – O Valor da Ciência (http://www.abc.org.br/evento/nobel-brasil-2021/), que será realizado virtualmente no dia 08 de abril, de 10h às 13h30 (horário de Brasília)

O processo de seleção contou com candidatos, indicados por universidades públicas, confessionais e privadas de 23 Estados e do Distrito Federal. Assim, a discente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – Centro de Desenvolvimento Tecnológico – UFPel, irá representar, não apenas sua própria universidade, mas também os estudantes universitários de seu Estado/região.

O evento tem por intuito promover uma discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico; principalmente em tempos de crise, como o que atualmente enfrentamos.  Além de uma sessão plenária, haverá também duas mesas-redondas com os ganhadores do Prêmio Nobel (primeiro com May-Britt Moser – Nobel de Medicina em 2014, e depois com Serge Haroche – Nobel de Física em 2012). Nas mesas-redondas, os estudantes selecionados terão a oportunidade de fazer uma pergunta para o/a “nobelista” de sua mesa-redonda, no contexto do tema O Valor da Ciência. 

A coordenadora do PPGBiotecnologia, Professora Fabiana K. Seixas comenta que fica muito orgulhosa de ver uma aluna egressa da Graduação em Biotecnologia/UFPel e agora doutoranda do Programa, ter esta oportunidade de discutir ciência com pesquisadores de destaque internacional.

A orientadora de Doutorado da Mariana, a Professora Lucielli Savegnago comenta que está muito feliz e orgulhosa pela escolha da Mariana em participar desse diálogo, e relata que é muito gratificante ver a aluna que ela orienta desde o início da graduação usufruindo dessa oportunidade. Tenho certeza de que a Mariana vai nos representar muito bem.

A Mariana fala que se sente honrada de representar a UFPel e ainda mais de poder questionar um nobelista, que é considerado o principal prêmio da carreira de um cientista, o que é inspirador. Espero que esse diálogo possa ser útil para ajudar a sociedade a entender que o valor da ciência não pode ser lembrado somente mediante a uma necessidade óbvia, como a qual estamos passando no momento.

 

Conheça um pouco da Trajetória acadêmica da Mariana Fronza:

Mariana Fronza possui graduação (2012-2016) em Biotecnologia e mestrado (2016-2017) em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é aluna de doutorado pelo Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia- UFPel, Nota 7 –CAPES,  sob orientação da Profa. Dra. Lucielli Savegnago, junto ao Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia. Realizou doutorado sanduiche no período de 12 meses (2019-2020) como bolsista da CAPES-PRINT no Alzheimer Center at Temple University- USA, sob orientação do Prof. MD. Domenico Pratico. Tem experiência na avaliação de moléculas orgânicas em análises de bioinformática, como docagem molecular e interações proteína-ligante. Possui prática com modelos animais, mimetizando patologias principalmente como Alzheimer e Transtorno Depressivo Maior. Além disso, possui conhecimento em cultivo celular, diferenciação de células humanas pluripotentes (iPSCs) em micróglia e neurônios, e modulação gênica através de trasnfecção de RNA de interferência ou transdução de plasmídeos. Tem experiência na execução de técnicas bioquímicas como cinética enzimática e avaliação de biomarcadores, western blot, PCR, imunohistoquimica e imunofluorescência. 

Publicado em 31/03/2021, na categoria Notícias.