Doutoranda Angela Maria Casaril conquista o primeiro lugar no evento ‘3MT- Sua tese em três minutos”

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia parabeniza a doutoranda Angela Maria Casaril, pela conquista do primeiro lugar, escolha júri, no evento ‘3MT- Sua tese em três minutos”, com a pesquisa “Em busca da felicidade…”. De acordo com a doutoranda, o trabalho consiste na busca por novas moléculas contendo selênio que apresentem efeito antidepressivos, como alternativa aos medicamentos que estão no mercado, os quais não ajudam 40% dos pacientes depressivos, além de produzirem efeitos adversos. No momento, a pesquisa está em fase de testes em camundongos, mas os efeitos observados são promissores.

Ela, que está no quarto ano do doutorado, conta que ficou bastante nervosa durante a apresentação. “O mais difícil é falar de forma acessível, encontrar a nomenclatura adequada para que as pessoas entendam. Apesar do desafio, a possibilidade de mostrar os impactos da pesquisa científica na vida das pessoas e de contribuir para a popularização da ciência, são gratificantes e recompensadores”.

A segunda edição do Sua Tese em Três Minutos, que fez parte da programação da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel, reuniu mais de 400 pessoas, na tarde da quarta-feira (23), no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

Para o coordenador de Pesquisa da Universidade, Marcos Corrêa, a atividade é um enorme desafio aos doutorandos, que precisam transmitir o conhecimento para o público de forma acessível. Além disso, a oportunidade possibilita o exercício comunicativo em ciência, de forma que o conteúdo não fique restrito a artigos acadêmicos e que o conhecimento seja difundido entre a comunidade. “É uma amostra da pesquisa feita na UFPEL”, afirma.

Outros vencedores:

Fernanda Teixeira, doutoranda do PPG de Bioquímica e Bioprospecção, foi a segunda colocada com o trabalho “Efeitos do tratamento com unosina em parâmetros comportamentais e bioquímicos em modelos experimentais um vitro e um vivo para a doença de Alzheimer”.

A plateia escolheu como trabalho premiado pelo público o da doutoranda Débora Duarte Ribes, do PPG em Ciência e Engenharia de Materiais, com a pesquisa “Artificial Skin produzida através de Gel Nanofibrilar de Celulose Vegetal – Ensaio in Vitro”.

Fonte: UFPel e Diário Popular

Publicado em 25/10/2019, na categoria Notícias.