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    Notícias
  • Abertas as matrículas para o Calendário Alternativo

    De 08/06 a 14/06, estão abertas as matrículas para alunos regulares e especiais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no que se refere ao Calendário Alternativo 2020.
    Acesse aqui a grade de horários e a ficha de matrícula.

    HORÁRIOS ALTERNATIVOS, com atividades remotas – 2020-1

    Formulário-2-–-Matrícula

    Formulário-9-–-Cancelamento-de-Disciplina

    Todos os alunos matriculados no semestre regular 2020-1 estão automaticamente matriculados no calendário alternativo. Para os que não desejarem cursar nesta modalidade deve ser solicitado o cancelamento da disciplina.

    Alunos especiais poderão trocar de disciplinas quando as mesmas não foram contempladas no calendário alternativo. Para tanto devem enviar o formulário de matrícula.

    Início da aulas: 22 de junho
    Fim das aulas: 11 de setembro
    Exames e avaliação das vivências e ações: 14 a 20 de setembro.

  • Cronograma das Defesas de Dissertações do PPGAVI 2020

     

    Data Discente Título Orientador Hora Local
    31/03/20 Karen Pötter Radünz Escolha pela capa este livro da estante: o livro como experiência de afeto e objeto de design Nádia da Cruz Senna 14:00 realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019
    31/03/20 Adriane Rodrigues Corrêa Cartografia artística de uma caminhante: a Guabiroba cabe em mim, na cidade e na arte contemporânea Eduarda Azevedo Gonçalves 14:00 realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019
    29/05/20 Rafaela Pereira de Azevedo Design de Ativismo na quarta onda do feminismo no Brasil: análise da poética gráfica de alguns coletivos Lucia Bergamaschi Costa Weymar   realizada por parecer escrito – Devido ao período de quarentena – COVID 2019
    06/07/20

    Ronaldo Luis Goulart Campello

     

    Um Relicário de Palavras: uma tessitura que irrompe de um palimpsesto, de um cuidado, de um devir-docente Ursula Rosa da Silva 10:00  
    10/07/20 Roberta Pires Rangel Sobre elas… sobre mim: percursos etnográfico – performativos sobre/com o feminino na
    Colônia Z3 de Pelotas

    Thiago Silva de Amorim Jesus

     

    14:00  

     

  • 1ª Convocatória internacional de Arte Postal PhotoGraphein

    DATA PRORROGADA – envio dos postais até 25/09/2020.

    Por conta da pandemia de Covid-19, prorrogamos o prazo para o envio dos postais até 25 de setembro de 2020. Os postais enviados já começaram a chegar e em breve estaremos postando os recebidos aqui na página.

    1ª Convocatória internacional de Arte Postal PhotoGraphein
    “No que vejo, as marcas da história que percebo”

    Ver nos possibilita enquadrar o mundo e registrá-lo. Olhar representa uma percepção atenta aos detalhes, às marcas que o tempo histórico deixa em nossos trajetos cotidianos, possibilitando avaliarmos o presente e planejarmos
    o futuro.

    A 1ª Convocatória Internacional de Arte Postal, promovida pelo PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas (RS, Brasil), propõe a cada participante o envio de fotografia(s) no formato 15 x 10 cm, puras ou híbridas, em resposta ao tema “No que vejo, as marcas da história que percebo”. Fotografia híbrida se refere a imagens com intervenções, seja de pintura, desenho, colagem, etc., sobre a base fotográfica. Os postais podem estar envelopados ou não. Todos serão expostos durante o “II Encontro DO PINCEL AO PIXEL: Imagens em debate”, em Pelotas. O evento ainda não possui data prevista para a sua realização por conta da pandemia de Covid-19. As imagens não serão devolvidas e posteriormente serão organizadas num e- book com distribuição gratuita.

    Data limite para postagem: 25 de setembro de 2020

    Enviar para:
    A/C Convocatória Arte Postal
    R. Alfredo Rodrigues, 425/35
    96205-120 Cassino Rio Grande RS Brasil

     

    EXTENDED DATE – sending postcards until 09/25/2020.

    Due to the Covid-19 pandemic, we extended the deadline for sending postcards until September 25, 2020. The postcards sent have already started to arrive and soon we will be posting those received here on the page.

    1st International Mail Art Call – PhotoGraphein
    Theme: “In what I see, the marks of history that I perceive”

    Seeing allows us to frame the world and register it. The look represents a attentive perception of details, the marks that historical time leaves in our daily routes, making it possible to evaluate the present and plan the future.
    The 1st International Mail Art Call, promoted by the PhotoGraphein – Center for Research in Photography and Education, from the Center of Arts of the Federal University of Pelotas (UFPel, Brazil), proposes to each participant to send photograph(s) in 15 x 10 cm format, pure or hybrid, in response to the theme: “In what I see, the marks of history that I perceive”.
    Hybrid photography refers to images with interventions, be it painting, drawing, collage, etc., on the photographic base. Postcards can be enveloped or not. The works will be exposed during the “II MEETING FROM PINCEL TO PIXEL: Images in debate” in Pelotas, Brazil. The event does not have a date scheduled for its performance due to the Covid-19 pandemic. The images will not be returned and will later be organized in an e-book with free distribution.

    Deadline for posting: September 25, 2020

    Send to:

    A/C Convocatória Arte Postal
    R. Alfredo Rodrigues, 425/35
    96205-120 Cassino Rio Grande RS Brazil

  • Calendário Acadêmico Alternativo – 2020/1

    Matrículas: 11 a 17 de junho
    18 a 19 de junho: totalização das matrículas.

    Início da aulas: 22 de junho
    Fim das aulas: 11 de setembro
    Exames e avaliação das vivências e ações: 14 a 20 de setembro.

    10 de junho – Exclusão temporária da oferta/matrícula 2020/1(Suspenso) e migração das turmas ofertadas no calendário alternativo para o Moodle.

    23 de junho – Retorno da oferta/matrícula 2020/1(Suspenso) temporariamente excluída.

    Calendario_12_semanas_22_06

    Formulário-2-–-Matrícula

  • Ateliê Aberto: Espaço de trabalho; ferramentas e processos; faça você mesmo.

    Dia 27/05 – quarta-feira
    Ateliê Aberto: Espaço de trabalho; ferramentas e processos; faça você mesmo.
    Claudia da Silva Paranhos, egressa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), divulga a sua pesquisa, no projeto de extensão Tão Longe, Tão Perto da PREC.

    A artista Cláu Paranhos, criadora das Bonecas Feias, é Doutoranda em Educação (PPGE/UFPel) e Mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFPel). É Licenciada e Bacharel em Artes Visuais (UFRGS). Artista, arte (des)educadora, agente cultural e pesquisadora na área de Artes Visuais. Desde 2003, participa de exposições e ações artísticas individuais e coletivas. Desenvolve Oficinas de Artes Visuais desde 2005. No que se refere à pesquisa, possui interesse nas relações entre arte contemporânea e educação.

     

     

    Tão Longe, Tão Perto: Um lugar virtual para ouvir, perguntar e conversar sobre temas diversos relacionados ao combate do COVID-19 e a nova rotina de isolamento social. Essa é a proposta do espaço das salas de conferência do projeto “Tão Longe, Tão Perto”, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel).

    Tão longe, Tão perto

  • INFORME – EDITAL ALUNO REGULAR 2020

    O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais informa que, em decorrência do isolamento social devido a Pandemia provocada pelo COVID 19 e as medidas de proteção a comunidade adotadas pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel, o edital de aluno regular não será lançado em maio/junho conforme anos anteriores.

    Nós iremos lançar o edital e definir as datas do processo seletivo, tão logo tenhamos a definição do Novo Calendário COVID – UFPel e as normativas institucionais para realização do processo seletivo dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

    E, embora ainda não tenhamos a definição das datas do processo seletivo, desde já, divulgamos as referências que balizam a Etapa 1 – prova escrita, para que os candidatos possam se preparar para a realização do processo de ingresso.

    Reiteramos, que estamos ávidos(as) para receber novos(as) mestrandos(as) e assim continuar fomentando o ensino e o aprofundamento do conhecimento das artes e em suas partilhas.

    Almejamos o retorno as atividades com brevidade, mesmo que ocorram em “novo normal”.

    Agora, cuida-te! Saúde e arte!

    Pelotas, 19 de maio de 2020

     

    INFORME – EDITAL ALUNO REGULAR 2020

     

    REFERÊNCIAS – edital aluno regular PPG Mestrado em Artes Visuais -2020

    CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/ EDUCADORES DO BRASIL. NORTES DA RESISTÊNCIA: LUGARES E CONTEXTOS DA ARTE-EDUCAÇÃO NO BRASIL. Manaus: Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2019. Disponível em: http://www.faeb.com.br/site/wp-content/uploads/2019/10/ANAIS_ConFAEB_2019.pdf. acessado em 17 de maio de 2020.

    CAMPESATO, Lilian; IAZZETTA, Fernando. Práticas Locais, discursos universalizantes. In. FIGUEIRÓ, Cristiano (org.). Desobediência sonora. Salvador: UFBA, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/29726/3/desobediencia_sonora_cristiano_figueiro_org_rev-29-julho.pdf , acessado em 17 de maio de 2020.

    COUTINHO, D. M. B., & Santos, E. C. M. Epistemologias não-cartesianas na interface artes-humanidades. Repertório Teatro & Dança. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA: Salvador, 2010. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/4666. acessado em 17 de maio de 2020.

    DIAS, Karina. A prática do banal, uma aspiração paisagística. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. Disponível em http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/cpa/karina_dias.pdf, acessado em 17 de maio de 2020.

    DIÉGUEZ, Ileana. Cenários Liminares: teatralidades, performance e política. Uberlândia: Editora da UFU, 2011.

    FABRIS, Annateresa. A imagem hoje: entre passado e presente in: DOMINGUES, Diana (org). In: ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Passado, presente e futuro. São Paulo: UNESP, 2009.

    FERNANDINO, F. (R)evolução Frans Krajcberg, o poeta dos vestígios. Belo Horizonte: Revista da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, jan./dez. 2014, n. 1 e 2,. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2651 acessado em 17 de maio de 2020.

    GERHARDT, Tatiana Engel & SILVEIRA, Denise Tolfo. (orgs.). Métodos de pesquisa. Coordenado pela UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf, acessado em 17 de maio de 2020.

    KAPROW, Allan. A educação do Não-artista Parte 1. In: Concinnitas: Revista do Instituto de Artes da UERJ, (Tradução Carlos Klimick), ano 4, nº4, março. 2003, p 214-226. PDF disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/issue/view/2120 e também em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42641/29501  Acesso em: 21 maio 2019.

    MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: aproximações e distinções. In: Galáxia: Revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura, PUCSP: São Paulo, n. 4. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/1289, acessado em 17 de maio de 2020.

    MARTINS, Miriam C, PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

    MOTTA, Gabriela; ALBUQUERQUE, Fernanda (orgs.). Curadoria em Artes Visuais – um panorama histórico e perspectivo. Porto Alegre: Santander Cultural, 2017. Curadoria em Artes Visuais

    RANCIERE, Jacques. O destino das Imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

    SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/400286245/SANTAELLA-Lucia-Culturas-e-artes-do-pos-humano-pdf, acessado em 17 de maio de 2020

     

  • A produção artística em período de quarentena – a casa é o atelier, seus fazeres os fazeres da arte

    Dia 12/05 – terça-feira
    Arte e Humanidade: caminhos para felicidade nos dias de hoje
    Profa. Eduarda Azevedo Gonçalves

    Tão Longe, Tão Perto: Um lugar virtual para ouvir, perguntar e conversar sobre temas diversos relacionados ao combate do COVID-19 e a nova rotina de isolamento social. Essa é a proposta do espaço das salas de conferência do projeto “Tão Longe, Tão Perto”, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel).

    Tão longe, Tão perto

     

     

     

  • Nota da UFPel sobre os editais de bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI

    A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Pelotas vem a público externar sua posição em relação as notícias divulgadas no site do CNPq sobre os editais de bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI, programas de Iniciação Científica e tecnológica que incentivam anualmente milhares de estudantes a tornarem-se pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento.

    Consta na notícia que no edital deste ano as instituições a serem selecionadas devem desenvolver pesquisa científica e tecnológica e manter uma política de iniciação científica e  tecnológica institucionalizada, visando à execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco nas áreas de tecnologia prioritárias do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, divulgadas no fim de março deste ano como segue:

    1) Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira;

    2) Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia;

    3) Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços;

    4) Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental; e

    5) Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas, ignorando o fato que as políticas de pesquisa e inovação das universidades tratam de maneira ampla e horizontal sobre as áreas.

    No tocante ao desenvolvimento tecnológico e inovação a UFPel instituiu no ano passado a sua Política de Inovação (Resolução CONSUN nº 23, de 08 de novembro de 2019), a qual trata de maneira inclusiva as diferentes áreas do conhecimento, tratando inclusive a multidisciplinaridade como vetor de desenvolvimento tecnológico.

    Como pode-se perceber, a estratégia do MCTIC inclui somente áreas tecnológicas, desconsiderando as Ciências Básicas e as áreas de Ciências Humanas, Sociais, Linguística, Letras e Artes e boa parte das Ciências Sociais Aplicadas.

    A notícia diz ainda que “são também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e, portanto, são considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado.”

    A PRPPGI considera inadequado que programas de iniciação científica e tecnológica, que almejam segundo o CNPq “inserir os jovens na cultura científica, despertando a vocação pela ciência, promovendo a formação de novos pesquisadores e o fortalecimento de grupos de pesquisa e impulsionando a política científica institucional e tecnológica” praticamente ignore grande parte das áreas do conhecimento em sua proposta. Mais que isso, reafirma que a horizontalidade entre as diferentes áreas do conhecimento é questão central para que possamos formar pesquisadores e empreendedores capazes de responder aos problemas de nossa sociedade segundo os mais diversos pontos de vista.

    A UFPel tem se caracterizado nos últimos três anos por promover políticas de distribuição de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica que objetivam alcançar o máximo de diversidade em projetos, docentes e áreas do conhecimento. Para isso foram reduzidas drasticamente as possibilidades de acúmulos de bolsas pelos pesquisadores, as bolsas são distribuídas de acordo com as demandas geradas por cada área, todas as bolsas de IC institucionais são direcionadas a estudantes beneficiários de programas de ações afirmativas e recentemente mecanismos de promoção da equidade de gênero entre os contemplados foram introduzidos.

    Reiteramos o comprometimento institucional com a manutenção destas políticas e salientamos que a UFPel realizará todos os esforços junto às diferentes entidades representativas das IFES para reverter esta decisão arbitrária por parte do CNPq, que atenta mais uma vez contra a ciência brasileira.

    Nota da UFPel sobre os editais de bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI