Balbina Francisca Moraes de Sá
Débora Curti Cirilo
Eligolande Lascano Furtado
Fernando de Jesus de Azevedo da Rocha
Gabrieli dos Santos da Silveira
Jéferson Luís Dias da Silva
Jordana Belem Rodrigues
Juliana Albuquerque D’Elia Wagner
Lívia Lempek Trindade Monteiro
Luana Soares Coelho
Luiz Henrique Canibal de Andrade Leão
Mariana Coelho Penha Corrêa
Patrícia André dos Santos
Rogger da Silva Bandeira
Ricardo Pereira Teixeira
Wesley Goulart Coitinho
Dossiê publicado pela Revista Paralelo 31 (UFPel), em sua 18 edição. A live de lançamento e apresentação contará com a presença de suas organizadoras: Andréia Machado Oliveira (PPGART/UFSM); Eduarda Gonçalves (PPGAVI/UFPel) e Deisimer Gorczevski (PPGArtes/UFC).
Dia 14/12, às 18h30min
Transmissão pelo Canal Conexão Arte da UFPel: Lançamento do dossiê – ARTES EM CONVÍVIO: OS PROCESSOS E OS SABERES NO CONTEMPORÂNEO
O Dossiê Artes e Convívio reúne em suas páginas os encontros, as conversas, as viagens, as pesquisas teóricas e poéticas que envolvem estar e trabalhar junto com o outro, ou seja, investigar outros modos de estar juntos nas/pelas/com artes. O traçado de uma cartografia de processos e saberes que mobilizam a participação e a colaboração de diferentes maneiras, com o objetivo de instaurar um espaço dialógico entre diferentes contextos e manifestações culturais, abrindo espaços para falas que problematizam o lugar das artes na produção de outros modos de conviver na contemporaneidade.
O FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERFORMANCES MÍNIMAS URBANAS EM VÍDEO reúne um conjunto de trabalhos de diferentes artistas que, mediante a presença nas ruas, propõem uma série de ações mínimas sob uma relação direta e imediata com a realidade. Nesta 3a edição as ações são limítrofes, deslocadas e/ou periféricas, ativando a natureza na cidade e a cidade na natureza, desacreditando a falsa dicotomia “urbano/não urbano”.
O CORREDOR 14 – Espaço de Arte e Ateliê Compartilhado estará exibindo de 5 a 8 de dezembro esta edição da mostra que conta com trabalhos em vídeo de 69 artistas de diferentes lugares do mundo. Esta itinerância está sob organização local de Kelly Wendt e Martha Gofre que também participam da mostra.
O FESTIVAL, em todas as suas edições, é de espírito nômade e é proposto como um dispositivo digital portátil projetado em salas e espaços de arte em diferentes países através de professores universitários colaboradores, bem como de gerentes de salas de arte ou outras iniciativas alternativas (físicas e digitais, individual ou coletivamente). Como memória final deste festival, será feito um catálogo digital de todas as propostas selecionadas.
Este é um projeto idealizado e coordenado pela artista e pesquisadora Elia Torrecilla (Universidade Miguel Hernández) com a colaboração de Miguel Molina Alarcón (Universitat Politècnica de València) y CÍA (Centro de Investigaciones Artísticas – Universidad Miguel Hernández).
Artistas participantes:
Agustina Sario ,Alejandro López Mera, Almudena Millán, Ana Nimú, Anarcos (Ana Rivero Arcos), Anna Maria Staiano, Beltrán & Déniz (Analía Beltrán i Janés y Pedro Déniz), Bibiana de la Soledad, Borja Navarro Sellés, Carla Soto Ampuero, Carles Llonch Molina, Carlos Barberá Pastor & Carlos García Miragall, Cristina Palmese, Mónica Gracia, José Luis Carles, David Nava Salvaj3 (David Rodrigo Nava Juárez), David Vila, Domingo Llor Juan, Domingo Mestre, Ehrior Sanabria, Eléonore Ozanne, Endika Basaguren, Frans van Lent, Graham Bell Tornado, GReSAS, Gudrita Lape, Héctor Ibáñez, Iranyela Anai López Valdez, Isabel León, Ita Raskin, Janice Martins Appel, Jeferson Bastos de Souza, Joaquín Artime, Johannes Christopher Gerard & Chen I-Yin, José Luis Lozano, Judit Chulià Orduña, Julia Zinnbauer, Kelly Wendt, Lada Wilson, Leticia María, Manuel López, María M. Azorín, María Vidagañ, María Roja, Marta Burriel, Martha Gofre, Martin Kámen, Martine Viale, Matt Hulse, Mireia Pérez Rodríguez, Miss Beige, Monica Mura, Moon Chime Eleven, Nacho Zubelzu, NEA, Nico Parlevliet, Olívia Godoy Collares & Leandro Teixeira Castro, Omar Jerez & Julia Martínez, Osvaldo Civils, Osvaldo Puente, Paola Correa, Patricia Escario Jover y Elisa Lozano Chiarlones, Pedro F. Bericat, Proyecto Chilco (Rebeca Moreno V. & Ana María Serpa T.), Rolando Peña, Rosa Palmeida, Tatiana Duarte, Teresa Marín García, Vera Aurioles, Wagner Previtali .
O 7º Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (SIGAM), organizado pelo Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será realizado de 21 a 23 de novembro.
A programação conta com Grupos de Trabalho (GT), mesas temáticas, conferências, apresentação musical, lançamento de livros e sessão de autógrafos, mostra de curtas, oficinas e exposição. As atividades são lideradas por mulheres: palestrantes, coordenadoras de GT, mediadoras e oficineiras. A programação completa e outras informações estão no site do evento. https://www.even3.com.br/vii-simposio-internacional-de-genero-arte-e-memoria-267815/
É com muito entusiasmo que anunciamos a feira Dobra o Ruído e suas inscrições abertas 💥
DOBRA O RUÍDO será uma feira-exposição-festa-oficina de publicações artísticas que vem ecoar no Centro de Artes uma vontade de fazer acontecer.
Iremos ocupar com muita arte os andares do Bloco 1 do Centro de Artes da UFPEL com exposição de publicações, recebendo artistas e editoras independentes para nesse espaço, que será também de feira, fazer circular cartazes, ações, lambes, música… e também pizza e muita gente feliz reunida para celebrar este encontro.
sexta-feira, dia 11.11.22, a partir das 10h.
Outras informações sobre como participar estão no nosso formulário de inscrições: https://forms.gle/2PF8xQLWnrMz1kw26
Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo Instagram @lugareslivro
Em sua quarta edição, o Festival Internacional de Videoarte SPMAV – FIVA SPMAV 2022, apresenta 51 videoartes, oriundas de 25 países e de 7 estados do Brasil:
A arte de ser travesti (2020, 2’47), de Gabi Gonçalves Assunção Andrade – Rio Grande, RS, Brasil
A Clockwork Toy (2020, 4’11), de Joas Nebe – Hamburgo, Alemanha
A000000000001000AA011 (2021, 3′), de Lilia Li-Mi-Yan e Katherina Sadovsky – Moscou, Rússia
AbstrArt 22 (2022, 4′), de Luis Carlos Rodríguez – Valladolid, Espanha
Akyhyjé (2022, 5′), de Cotard Guerrero e Matias Ortega – Asunción, Paraguai
Alien (2022, 4’55), de Gabriella Presnal – Tampere, Finlândia
Another stage (2022, 4’13), de Anastasiia Bilayeva e Kirill Sukhanov – Odessa, Ucrânia
BE HERE NOW – the glitch of being in the society of continuous present (2021, 3’33), de Matteo Campulla – Milão, Itália
Between here and there (2022, 3’28), de David Anthony Sant – Sydney, Australia
Beyond the known (2022, 1’10), de Gabriele Rossi – Paris, França
Caos (2022, 1′), de Maira Moreira Mesquita e Álvaro Lélis – São Paulo, SP, Brasil
Cocytus (2022, 2’08), de Curro Rodriguez – Espanha / Reiquiavique, Islândia
Deep Breath (2022, 4’04), de Pedro Milagres Vieira – Belo Horizonte, MG, Brasil
Em memória de mim (2021, 2’19), de Allison Lourenço Dos Santos e Alexandra Dias – Pelotas, RS, Brasil
Escalões (2022, 4’40). de Roderick Steel – São Paulo, SP, Brasil
Feelings of war (2022, 3’47), de Eija Temisevä – Espoo, Finlândia
How to disappear completely (2022, 1´57), de Joacélio Batista e Jalver Bethônico – Belo Horizonte, MG, Brasil
Humarithms (2022, 3’22), de Pierre Ajavon – Paris, França
hybris (2022, 4’19), de Alfred Schupler – Bucareste, Romênia
Inferno (2021, 4’21), de Fábio Henrique Cunha Rodrigues, Thamires Seus e João Vitor da CunhaBrasil – São Paulo, SP, Brasil
Invasión (2020, 3’23), de Pablo Benjamín Nieto Mercado – Tultitlán, México
Job order (2021, 1’12), de Richard Soriano Legaspi- Valenzuela, Filipinas
KO.VIDI (2021, 2′), de Nina Sumarac – Sérvia / Limassol, Chipre
Labyrinth (2022, 5′), de Mauricio Sanhueza – Lima, Peru
Lavando a bandeira com sal grosso (2022, 05′), de Waldirio Oliveira Castro e Eduardo Bruno Fernandes Freitas – Fortaleza, CE, Brasil
Let’s Jump (2022, 2′), de Jean-Michel Rolland – Marselha, França
Life in the future (2020, 4’26), de Caspar de Gelmini – Berlim, Alemanha
MAGPIE (2022, 3’34), de Ian Gibbins – Belair, Austrália
no water (2022, 4’18), de Pietro Gardoni – Longhena, Itália
No-ser (2022, 4’40), de Jorge Luis Linares – Ciudad de Guatemala, Guatemala
o mais profundo é a pele (2020, 3’01), de Débora Curti Cirilo – Pelotas, RS, Brasil
Paetê(2022, 1’50), de Emmanuel Felipe de Araújo Amaral (Badu) – Goiânia, GO, Brasil
Portales Digitales (2021, 1’16), de Melissa Hernández e Byron Blanco – Guatemala
Put Your Mask Back On (2022, 2’40), de Johann Calderón – Alemanha / Córdoba, Argentina
Rata-touille (2021, 5′), de Flakorojas – Venezuela / Bruxelas, Bélgica
respiro(2021, 1’16), de Ana Hoeper – Brasília, Brasil
Sentire (2020,2’03), de Francisca Herculano – Natal, RN, Brasil
steadly flowing… steadly moving (2022, 4’40), de Johannes Christopher Gerard – Alemanha / Haia, Holanda
tentativa de habitar Bagé (2022, 2′), de Wagner Ferreira Previtali – Bagé, RS, Brasil
The Border Song (2020, 5′), de Serge Bulat e Michael Rfdshir – Moldávia / New York, EUA
The Message (2022, 1’03), de Bruno Pavić – Split, Croácia
The World No Longer Makes Sense (2022, 3’55) de Jack Williams – Reino Unido / Wroclaw, Polônia
TIMET(2022, 2’47), de José M. Delgadillo – Guadalajara, México
Traveling 2046 (2022, 3’13), de Laura Hyunjhee Kim e Chris Corrente – Texas, EUA
Tree Story (2021, 3’20), de Rita Casdia – Milão, Itália
Tungsin-bul (2020, 1’43), de Lim Jang Guin – Geumwang-eup, Eumseong-gun, Coréia do Sul
Vaso (2021, 0’17), de Luís Felipe Fernandes – Montenegro, RS, Brasil
véias bravas (2021, 1’18), de Isabella Alves Guimarães – São Leopoldo, RS, Brasil
Voltar para casa. Mata do Zumbi (2022, 2’39), de Carla Lombardo- Argentina / Brasil
שיעור שחייה / درس سباحة / Swimming Lesson (2021, 5’18), de Vardit Goldner – Hod HaSharon, Israel
Comissão organizadora
Fábio Ortiz Goulart – UFPel
Gustavo Severo Dalla Costa – UFPel
Larissa Patron Chaves – UFPel
Larissa Schip Ferreira de Deus – UFPel
Roger da Silva Bandeira – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI
Centro de Artes da UFPel
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Apoio
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas
Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas
TimeLine BH, Minas Gerais @timelinebh_
FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, FURG, Rio Grande, RS
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales
Exibindo registro(s) 91 a 100 de 629 encontrado(s).