Início do conteúdo
    Notícias
  • Candidatos homologados – Edital Ranqueamento de Bolsistas – 2022/03

    Balbina Francisca Moraes de Sá
    Débora Curti Cirilo
    Eligolande Lascano Furtado
    Fernando de Jesus de Azevedo da Rocha
    Gabrieli dos Santos da Silveira
    Jéferson Luís Dias da Silva
    Jordana Belem Rodrigues
    Juliana Albuquerque D’Elia Wagner
    Lívia Lempek Trindade Monteiro
    Luana Soares Coelho
    Luiz Henrique Canibal de Andrade Leão
    Mariana Coelho Penha Corrêa
    Patrícia André dos Santos
    Rogger da Silva Bandeira
    Ricardo Pereira Teixeira
    Wesley Goulart Coitinho

  • Lançamento do dossiê – ARTES E CONVÍVIO: OS PROCESSOS E OS SABERES NO CONTEMPORÂNEO

    Dossiê publicado pela Revista Paralelo 31 (UFPel), em sua 18 edição. A live de lançamento e apresentação contará com a presença de suas organizadoras: Andréia Machado Oliveira (PPGART/UFSM); Eduarda Gonçalves (PPGAVI/UFPel) e Deisimer Gorczevski (PPGArtes/UFC).

    Dia 14/12, às 18h30min
    Transmissão pelo Canal Conexão Arte da UFPel: Lançamento do dossiê – ARTES EM CONVÍVIO: OS PROCESSOS E OS SABERES NO CONTEMPORÂNEO

    O Dossiê Artes e Convívio reúne em suas páginas os encontros, as conversas, as viagens, as pesquisas teóricas e poéticas que envolvem estar e trabalhar junto com o outro, ou seja, investigar outros modos de estar juntos nas/pelas/com artes. O traçado de uma cartografia de processos e saberes que mobilizam a participação e a colaboração de diferentes maneiras, com o objetivo de instaurar um espaço dialógico entre diferentes contextos e manifestações culturais, abrindo espaços para falas que problematizam o lugar das artes na produção de outros modos de conviver na contemporaneidade.

    link de acesso para a assistência da transmissão: https://youtu.be/RS6NhTODrDs

  • FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERFORMANCES MÍNIMAS URBANAS EM VÍDEO

    O FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERFORMANCES MÍNIMAS URBANAS EM VÍDEO reúne um conjunto de trabalhos de diferentes artistas que, mediante a presença nas ruas, propõem uma série de ações mínimas sob uma relação direta e imediata com a realidade. Nesta 3a edição as ações são limítrofes, deslocadas e/ou periféricas, ativando a natureza na cidade e a cidade na natureza, desacreditando a falsa dicotomia “urbano/não urbano”.

    O CORREDOR 14 – Espaço de Arte e Ateliê Compartilhado estará exibindo de 5 a 8 de dezembro esta edição da mostra que conta com trabalhos em vídeo de 69 artistas de diferentes lugares do mundo. Esta itinerância está sob organização local de Kelly Wendt e Martha Gofre que também participam da mostra.

    O FESTIVAL, em todas as suas edições, é de espírito nômade e é proposto como um dispositivo digital portátil projetado em salas e espaços de arte em diferentes países através de professores universitários colaboradores, bem como de gerentes de salas de arte ou outras iniciativas alternativas (físicas e digitais, individual ou coletivamente). Como memória final deste festival, será feito um catálogo digital de todas as propostas selecionadas.

    Este é um projeto idealizado e coordenado pela artista e pesquisadora Elia Torrecilla (Universidade Miguel Hernández) com a colaboração de Miguel Molina Alarcón (Universitat Politècnica de València) y CÍA (Centro de Investigaciones Artísticas – Universidad Miguel Hernández).

    Artistas participantes:

    Agustina Sario ,Alejandro López Mera, Almudena Millán, Ana Nimú, Anarcos (Ana Rivero Arcos), Anna Maria Staiano, Beltrán & Déniz (Analía Beltrán i Janés y Pedro Déniz), Bibiana de la Soledad, Borja Navarro Sellés, Carla Soto Ampuero, Carles Llonch Molina, Carlos Barberá Pastor & Carlos García Miragall, Cristina Palmese, Mónica Gracia, José Luis Carles, David Nava Salvaj3 (David Rodrigo Nava Juárez), David Vila, Domingo Llor Juan, Domingo Mestre, Ehrior Sanabria, Eléonore Ozanne, Endika Basaguren, Frans van Lent, Graham Bell Tornado, GReSAS, Gudrita Lape, Héctor Ibáñez, Iranyela Anai López Valdez, Isabel León, Ita Raskin, Janice Martins Appel, Jeferson Bastos de Souza, Joaquín Artime, Johannes Christopher Gerard & Chen I-Yin, José Luis Lozano, Judit Chulià Orduña, Julia Zinnbauer, Kelly Wendt, Lada Wilson, Leticia María, Manuel López, María M. Azorín, María Vidagañ, María Roja, Marta Burriel, Martha Gofre, Martin Kámen, Martine Viale, Matt Hulse, Mireia Pérez Rodríguez, Miss Beige, Monica Mura, Moon Chime Eleven, Nacho Zubelzu, NEA, Nico Parlevliet, Olívia Godoy Collares & Leandro Teixeira Castro, Omar Jerez & Julia Martínez, Osvaldo Civils, Osvaldo Puente, Paola Correa, Patricia Escario Jover y Elisa Lozano Chiarlones, Pedro F. Bericat, Proyecto Chilco (Rebeca Moreno V. & Ana María Serpa T.), Rolando Peña, Rosa Palmeida, Tatiana Duarte, Teresa Marín García, Vera Aurioles, Wagner Previtali .

    Visitação:

    ABERTURA 5/12, das 18:30 às 20h

    6/12, das 16:30 às 19:30h

    7/12, das 16:30 às 19:30h

    8/12, das 16 às 18h

    CORREDOR 14 – Rua Xavier Ferreira, 14, Porto. Pelotas/RS.

  • Programação do O 7º Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (SIGAM)

    O 7º Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (SIGAM), organizado pelo Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será realizado de 21 a 23 de novembro.

    A programação conta com Grupos de Trabalho (GT), mesas temáticas, conferências, apresentação musical, lançamento de livros e sessão de autógrafos, mostra de curtas, oficinas e exposição. As atividades são lideradas por mulheres: palestrantes, coordenadoras de GT, mediadoras e oficineiras. A programação completa e outras informações estão no site do evento.
    https://www.even3.com.br/vii-simposio-internacional-de-genero-arte-e-memoria-267815/

    Inscrições para comunicações podem ser realizadas até 13 de novembro:
    https://www.even3.com.br/checkout/1eb4e816-5446-47db-acf6-f420d7002fb0?i=32012371&lang=pt

  • Exposição “Dobra do ruído”

    É com muito entusiasmo que anunciamos a feira Dobra o Ruído e suas inscrições abertas 💥
    DOBRA O RUÍDO será uma feira-exposição-festa-oficina de publicações artísticas que vem ecoar no Centro de Artes uma vontade de fazer acontecer.
    Iremos ocupar com muita arte os andares do Bloco 1 do Centro de Artes da UFPEL com exposição de publicações, recebendo artistas e editoras independentes para nesse espaço, que será também de feira, fazer circular cartazes, ações, lambes, música… e também pizza e muita gente feliz reunida para celebrar este encontro.
    sexta-feira, dia 11.11.22, a partir das 10h.
    Outras informações sobre como participar estão no nosso formulário de inscrições: https://forms.gle/2PF8xQLWnrMz1kw26
    Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo Instagram @lugareslivro

  • FIVA SPAMV 2022 – Videoartes selecionadas

    Em sua quarta edição, o Festival Internacional de Videoarte SPMAV – FIVA SPMAV 2022, apresenta 51 videoartes, oriundas de 25 países e de 7 estados do Brasil:

    A arte de ser travesti (2020, 2’47), de Gabi Gonçalves Assunção Andrade – Rio Grande, RS, Brasil

    A Clockwork Toy (2020, 4’11), de Joas Nebe – Hamburgo, Alemanha

    A000000000001000AA011 (2021, 3′), de Lilia Li-Mi-Yan e Katherina Sadovsky – Moscou, Rússia

    AbstrArt 22 (2022, 4′), de Luis Carlos Rodríguez – Valladolid, Espanha

    Akyhyjé (2022, 5′), de Cotard Guerrero e Matias Ortega – Asunción, Paraguai

    Alien (2022, 4’55), de Gabriella Presnal – Tampere, Finlândia

    Another stage (2022, 4’13), de Anastasiia Bilayeva e Kirill Sukhanov – Odessa, Ucrânia

    BE HERE NOW –  the glitch of being in the society of continuous present (2021, 3’33), de Matteo Campulla – Milão, Itália

    Between here and there (2022, 3’28), de David Anthony Sant – Sydney, Australia

    Beyond the known (2022, 1’10), de Gabriele Rossi – Paris, França

    Caos (2022, 1′), de Maira Moreira Mesquita e Álvaro Lélis – São Paulo, SP, Brasil
    Cocytus (2022, 2’08), de Curro Rodriguez – Espanha / Reiquiavique, Islândia

    Deep Breath (2022, 4’04), de Pedro Milagres Vieira – Belo Horizonte, MG, Brasil

    Em memória de mim (2021, 2’19), de Allison Lourenço Dos Santos e Alexandra Dias – Pelotas, RS, Brasil

    Escalões (2022, 4’40). de Roderick Steel – São Paulo, SP, Brasil

    Feelings of war (2022, 3’47), de Eija Temisevä – Espoo, Finlândia

    How to disappear completely (2022, 1´57), de Joacélio Batista e Jalver Bethônico – Belo Horizonte, MG, Brasil

    Humarithms (2022, 3’22), de Pierre Ajavon – Paris, França

    hybris (2022, 4’19), de Alfred Schupler – Bucareste, Romênia

    Inferno (2021, 4’21), de Fábio Henrique Cunha Rodrigues, Thamires Seus e João Vitor da CunhaBrasil – São Paulo, SP, Brasil

    Invasión (2020, 3’23), de Pablo Benjamín Nieto Mercado – Tultitlán, México

    Job order (2021, 1’12), de Richard Soriano Legaspi- Valenzuela, Filipinas
    KO.VIDI (2021, 2′), de Nina Sumarac – Sérvia / Limassol, Chipre

    Labyrinth (2022, 5′), de Mauricio Sanhueza – Lima, Peru

    Lavando a bandeira com sal grosso (2022, 05′), de Waldirio Oliveira Castro e Eduardo Bruno Fernandes Freitas – Fortaleza, CE, Brasil

    Let’s Jump (2022, 2′), de Jean-Michel Rolland – Marselha, França

    Life in the future (2020, 4’26), de Caspar de Gelmini – Berlim, Alemanha

    MAGPIE (2022, 3’34), de Ian Gibbins – Belair, Austrália

    no water (2022, 4’18), de Pietro Gardoni – Longhena, Itália

    No-ser (2022, 4’40), de Jorge Luis Linares – Ciudad de Guatemala, Guatemala

    o mais profundo é a pele (2020, 3’01), de Débora Curti Cirilo – Pelotas, RS, Brasil

    Paetê(2022, 1’50), de Emmanuel Felipe de Araújo Amaral (Badu) – Goiânia, GO, Brasil
    Portales Digitales (2021, 1’16), de Melissa Hernández e Byron Blanco – Guatemala

    Put Your Mask Back On (2022, 2’40), de Johann Calderón – Alemanha / Córdoba, Argentina

    Rata-touille (2021, 5′), de Flakorojas – Venezuela / Bruxelas, Bélgica

    respiro(2021, 1’16), de Ana Hoeper – Brasília, Brasil

    Sentire (2020,2’03), de Francisca Herculano – Natal, RN, Brasil

    Smoke (2021, 1’33), de Daniela Lucato – Itália / Berlim, Alemanha

    steadly flowing… steadly moving (2022, 4’40), de Johannes Christopher Gerard – Alemanha / Haia, Holanda

    tentativa de habitar Bagé (2022, 2′), de Wagner Ferreira Previtali – Bagé, RS, Brasil

    The Border Song (2020, 5′), de Serge Bulat e Michael Rfdshir – Moldávia / New York, EUA

    The Message (2022, 1’03), de Bruno Pavić – Split, Croácia

    The World No Longer Makes Sense (2022, 3’55) de Jack Williams – Reino Unido / Wroclaw, Polônia

    TIMET(2022, 2’47), de José  M. Delgadillo – Guadalajara, México

    Traveling 2046 (2022, 3’13), de Laura Hyunjhee Kim e Chris Corrente – Texas, EUA

    Tree Story (2021, 3’20), de Rita Casdia – Milão, Itália

    Tungsin-bul (2020, 1’43), de Lim Jang Guin – Geumwang-eup, Eumseong-gun, Coréia do Sul

    Vaso (2021, 0’17), de Luís Felipe Fernandes – Montenegro, RS,  Brasil

    véias bravas (2021, 1’18), de Isabella Alves Guimarães – São Leopoldo, RS, Brasil
    Voltar para casa. Mata do Zumbi (2022, 2’39), de Carla Lombardo- Argentina / Brasil
    שיעור שחייה / درس سباحة / Swimming Lesson (2021, 5’18), de Vardit Goldner – Hod HaSharon, Israel

    Coordenação
    Rosângela Fachel – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Comissão organizadora
    Fábio Ortiz Goulart  – UFPel
    Gustavo Severo Dalla Costa – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel
    Larissa Schip Ferreira de Deus – UFPel
    Roger da Silva Bandeira – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel

    Realização
    Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI
    Centro de Artes da UFPel
    Universidade Federal de  Pelotas – UFPel

    Apoio
    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas
    Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas
    TimeLine BH, Minas Gerais @timelinebh_
    FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, FURG, Rio Grande, RS
    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales