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  • A Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek está com chamada aberta para o dossiê “Além do arco-íris: diversidade sexual e de gênero no universo Nerd/Geek”

    “A Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek, vinculada ao Liber Studium – Laboratório de Arqueologia do Capitalismo da Universidade Federal do Rio Grande está com chamada aberta para o dossiê “Além do arco-íris: diversidade sexual e de gênero no universo Nerd/Geek”, organizado por Fábio Ortiz Goulart (discente PPGArtes/UFPEL) e Rosângela Fachel (docente do PPGArtes/UFPEL).

    Não é de hoje que questões sobre sexualidade e gênero atravessam as discussões referentes às produções culturais do universo de interesse nerd/geek. Desde as primeiras HQs até as mais recentes produções de fãs – fanfics e fanarts – passando pelos desenhos animados, pelos games e por todo o universo expandido e em expansão que deriva dessas narrativas, são recorrentes as discussões sobre as questões de sexualidade e de gênero presentes nessas narrativas. Discussões que vão desde as famosas especulações, baseadas em “pistas” narrativas e estéticas, às análises de representação, contrarrepresentação e representatividade, que, atualmente, confluem com movimentos sociais, políticos, acadêmicos e identitários em prol da diversidade. Neste sentido, propomos este dossiê como um espaço para a ampla abordagem – teórica, crítica e estética – de questões referentes à diversidade sexual e de gênero em narrativas e produções do universo nerd/geek.

    Informações sobre a submissão e normas editorias, consultar o site da revista: https://revistaestudosnerds.furg.br”

  • IX Colóquio de Cinema e Arte na América Latina

    Latinidades Afro-ameríndias

    1a Circular

    A comissão organizadora do IX Colóquio de Cinema e Arte na América Latina (COCAAL) convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem trabalhos para a nova edição do evento. De volta à modalidade presencial, o COCAAL 2023 acontecerá de 19 a 22 de setembro de 2023, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.

    Temática do COCAAL 2023

    O que está em jogo quando se designa a América Latina, seja para reivindicá-la ou recusá-la? A América Latina é uma fantasia ou um fantasma: não existe como presença plena ou projeto acabado, como identidade dada e território unificado; e é mais de uma, nos múltiplos tempos em que se desdobra, sem conjunção possível, como identidade fugidia ou terra dispersa, alheia a toda territorialização, isto é, a toda tentativa de apropriação e de instauração de um domínio unitário. América, em geral, e América Latina, em particular, se inscreveram na imaginação política global – naquilo que Walter Mignolo (2003) denomina “sistema mundial colonial/moderno” – como um campo de disputa. Dessa forma, a assinatura colonial inscrita na noção de América Latina deve ser reconhecida por qualquer reivindicação do termo e de suas derivações.

    Ao mesmo tempo, sem apagar a assinatura colonial que a inaugura, a história da América Latina deve ser lida a contrapelo, para que seja possível saber as realidades que a constituem, as disputas que a atravessam, os horizontes e as vertigens que a jogam para fora de si mesma. É preciso reconhecer, ao lado dos fantasmas coloniais cuja aparição permanece visível desde o nome, a sucessão múltipla de fantasmas cuja desaparição deve ser confrontada, mesmo que faltem nomes próprios suficientes para essa confrontação (e que esses nomes também procedam de uma genealogia colonial): os fantasmas de todas as pessoas que, sob o regime colonial de distribuição da violência, foram forçadas a desaparecer, no processo histórico de construção da experiência latino-americana.

    Reivindicar as latinidades afro-ameríndias, como faz esta nona edição do Colóquio de Cinema e Arte na América Latina, implica reconhecer a violência da nomeação colonial das gentes colonizadas e a assinatura colonial que aspira a unificar, assim, a noção de América Latina (como uma herança comum). Ao mesmo tempo, ao apontar para as latinidades afro-ameríndias, trata-se de repensar a América Latina a partir da relação e do diálogo entre culturas e perspectivas coletivas, por meio da abertura e da escuta às vozes e aos traços da multiplicidade de experiências das gentes que o projeto colonial pretendeu reunir de forma generalizada, sob signos de africanidade e amerindianidade, cujas designações genéricas uma série de movimentos posteriores buscaram e buscam transformar em alavancas estratégicas de intervenção social e política.

    Diante disso, impossível não salientarmos que iniciamos o ano de 2023 com a posse histórica de Sônia Guajajara, à frente do Ministério dos Povos Indígenas, do professor, jurista e filósofo Silvio Almeida, no Ministério de Direitos Humanos com a recriação do Ministério da Igualdade Racial, a cargo de Anielle Franco, três instâncias fundamentais para implementação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência colonial atualizada constantemente por sistemas de policiamento e governo, e efetivamente de governo como policiamento, que persistem como norma em todo o continente. “Nunca mais o Brasil sem nós”, disse em seu discurso de posse Sônia Guajajara. “Não recuaremos, não retrocederemos, não vamos abaixar a cabeça mais, não sairemos daqui”, afirmou Anielle Franco. “Homens e mulheres pretos e pretas do Brasil, vocês existem e são valiosos para nós”, disse Silvio Almeida ao assumir a pasta. Falas que estão imbuídas de toda uma longa trajetória de movimentos e organização política de gentes negras e indígenas que têm buscado, desde o início, contestar as denominações coloniais a partir da reivindicação estratégica de seus termos, o que está presente ainda em outra fala de Guajajara: “Esse ministério é novo, mas na verdade esse ministério é ancestral”.

    Nesse sentido, além de pensar a América Latina no plural, por meio da noção de latinidades, se trata de reivindicar, por meio do adjetivo afro-ameríndias, a possibilidade de multiplicação de perspectivas para reinventar a vida em comum no continente, nos campos do cinema e da arte. As latinidades afro-ameríndias são uma abertura para as formas alternativas de vida em comum que Lélia Gonzalez designou por meio da noção de “Améfrica Ladina”, para as práticas de contra-colonização do que Antonio Bispo dos Santos chamou de “povos afro-pindorâmicos” e para as memórias e projeções que tanto Ailton Krenak quanto Davi Kopenawa, entre outros, têm encontrado no tempo do sonho, resistindo à colonização, às suas heranças e às suas formas de tentar impor o fim do mundo. Latinidades afro-ameríndias, portanto, são também ladinidades améfrico-pindorâmicas, e quantos outros nomes será preciso desarticular e rearticular, desmontar e remontar, para começar a reconhecer e a inventar a multiplicidade de suas figuras mundanas e fantasmas extra-mundanos.

    Em articulação com as ideias aqui expostas, incentivamos o envio de propostas de mesas e comunicações que transitem nos seguintes eixos temáticos:

    Histórias, memórias, fabulações e arquivos

    Perspectivas teóricas e metodológicas

    Estudos de recepção

    Cinema, arte e educação

    Corpos, gêneros e sexualidades

    Poéticas sonoras e musicais

    Linguagem: reconfigurações, experimentações, transgressões

    Militâncias e ativismos

    Representações, contra-representações e representatividade

    Afetos, emoções, sentimentos

    Bordas, margens, periferias

    Coletivo, comunal, comunitário

    Meio-ambiente e ecologias decoloniais

    Audiovisualidades insurgentes

    Artes e hibridismos

    Submissões

    A submissão de trabalhos deve ser realizada até o dia 30 de abril, por meio de formulário disponível no endereço https://forms.gle/9kK49BLMsLLAnHMg9, e pode ser em duas modalidades: mesas pré-constituídas e comunicações livres. Serão aceitos trabalhos em português e espanhol.

    1 – Mesas pré-constituídas

    As mesas pré-constituídas devem propor a articulação e o debate de pesquisas e discussões acerca de temas emergentes na América Latina, na área do audiovisual e das artes em perspectiva expandida.

    Cada mesa deve ser composta por 3 participantes, sendo que pelo menos uma pessoa deve ter o doutorado concluído. Demais participantes podem ser discentes de doutorado, pessoas com mestrado concluído ou em curso, com notório saber e/ou produção artística. Uma pessoa deve atuar também na moderação da mesa.

    O formulário de inscrição deve ser preenchido pela pessoa responsável pela coordenação da mesa. Ao formulário, deverá ser anexado o documento da proposta, em formato PDF, nomeado da seguinte forma:
    COCAAL 2023_mesa_SOBRENOME_Nome,


    O documento da proposta deve ser realizado a partir do modelo disponível em http:https://docs.google.com/document/d/1nNpaAZkv9TWLYAR3-j2tGAS6fpdhBU3UlANxaAN2ZtE/edit?usp=sharing e deve conter o Título da mesa, um Resumo de apresentação da temática da mesa e Resumos dos três trabalhos que compõem a mesa.

    As mesas aprovadas deverão respeitar o tempo máximo de 90 minutos de duração, destinando 20 minutos de exposição para cada participante e 30 minutos para perguntas e discussões. Em caso de aprovação, todas as pessoas participantes das mesas deverão realizar a inscrição individualmente, segundo cronograma e condições a serem anunciadas na ocasião da divulgação dos trabalhos aprovados.

    2 – Comunicações livres

    Podem submeter propostas de comunicação pessoas com mestrado em curso, mestrado concluído, doutorado em curso, doutorado concluído, pessoas com notório saber e/ou produção artística. Só é permitida uma inscrição por pessoa, mesmo em caso de co-autoria. Cada proposta poderá ter a autoria de no máximo 3 pessoas, que devem realizar a submissão individualmente no formulário disponível em https://forms.gle/9kK49BLMsLLAnHMg9, ao qual deve ser anexado o documento da proposta, em formato PDF, nomeado da seguinte forma: COCAAL 2023_livre_SOBRENOME_Nome

    O documento da proposta deve seguir o modelo disponível em http:https://docs.google.com/document/d/1okqSeaLpgqaRnMyfu9S6SUlErnKMsRaH5MA7kpb2cO8/edit?usp=sharing

    As comunicações aceitas deverão respeitar o tempo máximo de 20 minutos para exposição, nas datas e horários estabelecidos e previamente anunciados.

    Não serão aceitas propostas de mesas e comunicações entregues fora do prazo e que não estejam dentro das normas solicitadas pela chamada.

    DATAS IMPORTANTES:

    Inscrições de mesas pré-constituídas e comunicações livres – até 30 de abril

    Divulgação das propostas aprovadas – Até 31 de maio

    Pagamento da taxa de inscrição* – Até 20 de junho

    Divulgação do cronograma de apresentações – Até 10 de agosto

    Inscrição de ouvintes – de 30 de abril a 19 de setembro.

    Realização do evento – de 19 a 22 de setembro

    *Valores das taxas de inscrição

    Docente/Pesquisador com vínculo profissional e com apresentação de trabalhoR$ 130,00
    Pesquisador, mestre ou doutor, sem vínculo profissional com apresentação de trabalhoR$ 65,00
    Estudante de pós-graduação com apresentação de trabalhoR$ 65,00
    Docente/Pesquisador sem apresentação de trabalhoR$ 50,00
    Estudante de pós-graduação e graduação sem apresentação de trabalhosR$ 25,00
    Estudante de pós-graduação e graduação sem apresentação de trabalhos (UFBA, UFRB, UESB)Isento
    Estudante da rede pública do ensino médio, fundamental e técnicoIsento
    Professor do Ensino Fundamental e Médio de Escolas PúblicasIsento

    *A forma de pagamento da taxa de inscrição, para participantes do Brasil e do exterior, será informada na ocasião da divulgação dos trabalhos aprovados. No caso das mesas, todas as pessoas que participam devem pagar a taxa, assim como no caso de comunicações livres em co-autoria.

    Informações sobre a inscrição de ouvintes e sobre o envio de resumos expandidos e artigos para os Anais do evento serão divulgadas nas próximas circulares.

    Para dúvidas ou mais informações: coloquiococaal@gmail.com/ Instagram: @coloquiococaal

    COMITÊ ORGANIZADOR

    Dra. Ana Paula Nunes – UFRB
    Dr. Glauber Lacerda – UESB

    Dr. Guilherme Maia – UFBA

    Dr. Marcelo Ribeiro – UFBA

    Dra. Morgana Gama – UFBA

    Dra. Priscila Miraz – UFRB

    Dra. Regina Gomes – UFBA

    Dra. Rosângela Fachel – UFPel

    COMITÊ CIENTÍFICO

    Álvaro Vázquez Mantecón (Universidad Autónoma Metropolitana-México)

    Ana Laura Lusnich (Universidad de Buenos Aires – Argentina)

    Ana M. López (Tulane University – EUA)

    Ângela Freire Prysthon (Universidade Federal de Pernambuco – Brasil)

    Antonio Carlos Amancio Da Silva (Universidade Federal Fluminense – Brasil)

    Bertold Salas Murillo (Universidad de Costa Rica – Costa Rica)

    Clara Krieger (Universidad de Buenos Aires – Argentina)

    Claritza Peña Zerpa (Universidad Católica Andrés Bello – Venezuela)

    Eduardo Victorio Morettin (Universidade de São Paulo – Brasil)

    Geovanny Narváez (Universidad de Cuenca – Equador)

    Izabel de Fátima Cruz Melo (Universidade do Estado da Bahia – Brasil)

    Jerónimo Rivera (Universidad La Sabana – Colômbia)

    Luz Mónica Villarroel (Universidad Central De Chile)

    Laura Bezerra (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Brasil)

    Mariana Amieva (Universidad de la República – Uruguai)

    Nilda Jacks (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil)

    Ronald Antonio Ramírez (Universidad de La Habana – Cuba)

    Yanet Aguilera (Universidade Federal de São Paulo – Brasil)

    Yobenj Aucardo Chicangana Bayona (Universidad Nacional de Colombia)

  • Festival Internacional de Performance FUNDO

    O Festival Internacional de Performance FUNDO é uma iniciativa do projeto de pesquisa Estudo sobre a profundidade, desenvolvido junto ao curso de Artes Visuais, no Centro de Artes/UFPEL. Para esta primeira edição propomos Animal doméstico como um tema disparador, capaz de ativar recortes que passam pela casa, por aquilo que nos define ou questiona em nossas ambiguidades mais íntimas. 

    Além do tema sugerimos três eixos complementares para ampliar as discussões das produções selecionadas: sala principalanexo e área de luz. As inscrições estão abertas a artistas das mais diversas áreas observando-se o recorte dado pelo tema. São bem vindas performances presenciais, fotoperformances e videoperformances.

    O Festival acontecerá em dois espaços na cidade de Pelotas, no Centro de Vivências Culturais Rendez-Vous (UFPEL) e no Corredor 14.

    As inscrições devem ser realizadas até o dia 17 de março de 2023 pelo formulário: https://forms.gle/12X5ZfnYVHjWf87h9

    Acesse o edital completo em

    Edital Festival Internacional de Performance FUNDO (Versão em português)

    Em caso de dúvidas contate-nos pelo e-mail: sobreaprofundidade@gmail.com

    instagram: @studos.profundidade

  • Discente do PPGAVI, Barbara Larruscahim, realiza exposição itinerante em Sant’Ana do Livramento-RS.

    “Marco-Fadas: território imaginado” é um projeto financiado pelo Pró-Cultura RS, através do Edital FAC VISUAL, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – SEDAC RS, alusivo as comemorações do bicentenário de fundação da cidade de fronteira, Sant’Ana do Livramento-RS.

    A artista que pesquisa território, cartografia e poéticas do cotidiano, realiza através da apropriação do formato dos marcos de fronteira que demarcam a região, a confecção de dez marcos em tecido, forradas como grandes almofadas passíveis de interação do público. A ideia busca, por meio da perspectiva poética, tratar com ludicidade este elemento que compõe a paisagem fronteiriça.

    O cronograma de exposições inclui espaços públicos, escolas e a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.



    1. Parque Internacional
    Dia 27 de fevereiro de 2023 ás 10h30
    Endereço: Hugolino Andrade, Centro.

    2. Hall da Casa de Cultura Ivo CaggianniDia 27 de fevereiro de 2023 às 14h
    Endereço: Duque de Caxias, 1783, Centro.

    3. Galeria BraguayDo dia 07 de março à 15 de março de 2023
    Endereço: Rua dos Andradas, 582, Centro.

    4. Lago BatuvaDia 19 de março de 2023 das 17h às 19h.
    Endereço: Rua Viterbo Trevisan, Planalto.

    5. Colégio Santa Teresa de Jesus*6. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA*
    *
    Exposição e mediação educativa com datas a confirmar.


  • Resultado Edital Bolsa Carrefour

    Wesley Goulart Coutinho

    Obs: Selecionado conforme critérios estabelecidos pelo Edital 48/2023, que indica menor renda familiar devidamente comprovada através do cadastro único.

  • Candidatos homologados Edital Bolsas Carrefour

    Eligolande Lascano Furtado

    Jéferson Luís Dias da Silva

    Wesley Goulart Coitinho

    OBS: “5.1 Para serem selecionados, os alunos e alunas deverão estar matriculados e matriculadas na instituição de ensino entre o primeiro e o penúltimo ano dos cursos de graduação ou programas de pós-graduação.”

  • Resultado da Seleção de Aluno Especial – 2023-1

    NomeDisciplina
    Ana Luísa Panarelli CostaFotografia e imaginário: poéticas em pesquisa
    Anielle Gomes NunesPercursos, narrativas, descrições: mapas poéticos
    Bianca de Oliveira Lempek De-ZottiPercursos, narrativas, descrições: mapas poéticos
    Carolina Macksoud CordeiroTópicos especiais III: prática artística, curadoria e
    Daniel MittmannTransitando entre as artes: comparações, relações atravessamentos e especificidades
    Dayanna Michelle Canon PerezPercursos, narrativas, descrições: mapas poéticos
    Fábio Galli AlvesTópicos especiais III: prática artística, curadoria e
    Giuliana Bazarele Machado BrunoPercursos, narrativas, descrições: mapas poéticos
    Hellen Armão CorreaFotografia e imaginário: poéticas em pesquisa
    Igor Vinícius Soares AlmeidaFotografia e imaginário: poéticas em pesquisa
    José Pedro Minho MelloNarrativas e poéticas queer
    Juliana Bezerra Alves Branco CamargoTópicos especiais III: prática artística, curadoria e
    Laura Britto ArriecheTransitando entre as artes: comparações, relações atravessamentos e especificidades
    Luísa Mendes MachadoFotografia e imaginário: poéticas em pesquisa
    Maria Beatriz Borges ConceiçãoPercursos, narrativas, descrições: mapas poéticos
    Olívia Godoy CollaresPercursos, narrativas, descrições: mapas poéticos
    Otávio Gigante VianaFotografia e imaginário: poéticas em pesquisa
    Rafaela Medeiros CoutoFotografia e imaginário: poéticas em pesquisa
    Rebeca Franco Fonseca de FreitasFotografia e imaginário: poéticas em pesquisa
    Renata Carneiro CostaTópicos Especiais III: Prática Artística, Curadoria e Crítica de Arte
    Simone Da Silva CardozoFotografia e imaginário: poéticas em pesquisa
    Vivian HerzogPercursos, narrativas, descrições: mapas poéticos

    Início das aulas: 27/02/2023, na sala 319 do Centro de Artes.

    OBS: as matrículas dos candidatos aprovados neste edital, sem pendência de documentação, serão realizadas automaticamente.