O edital convocado para o PNLD 2022 (uso do livro didático, incluindo a Ed. Infantil) tem causado um amplo debate e por diversos pontos de vista.Para o MEC, é visto como um avanço, mas para nós da área da educação,… Continue lendo →
Uma das questões mais importantes a serem tratadas em relação ao PNLD, que é o uso do livro didático na Educação Infantil, não tem sido visto de forma positiva por nós educadores que trabalhamos nesta área. A LDB e a… Continue lendo →
O PNLD 2022 está oferecendo obras didáticas para a Educação Infantil e obras pedagógicas para preparar as crianças para a alfabetização. Isso se trata de um retrocesso diante todo trabalho que vem sendo desenvolvido em favor das culturas infantis e… Continue lendo →
O currículo da Educação infantil contempla a ética do encontro, do cuidado e da educação. É construído com base dos direitos de aprendizagem das crianças, sendo eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Organiza-se a partir de eixos estruturantes:… Continue lendo →
Como é possível fazer um planejamento inflexível, abrangendo longos períodos de tempo? Onde se encontram os direitos das crianças se elas terão de ficar sentadinhas com um livro? Onde estará seu direito de brincar, explorar, conviver, se expressar e participar?… Continue lendo →
Na Educação Infantil, o instrumento chamado livro didático toma um lugar de insignificância diante do que as crianças podem aprender por meio dos planejamentos docentes que integram obras literárias, brinquedos, peças de montagem, materiais desconstruídos, entre tantas outras possibilidades que… Continue lendo →
Nesta discussão sobre a adesão ao livro didático, dois argumentos são recorrentes para tentar nos convencer de que esta é uma boa proposta. Um deles é o de que o livro é uma forma de os pais que não têm… Continue lendo →
O livro didático, em sua maioria, segue um padrão e é utilizado em todos os estados do país sem considerar as peculiaridades regionais, a realidade e as necessidades das crianças e professores que o utilizam. Não podemos limitar o conhecimento… Continue lendo →
É necessário falarmos sobre essa nova pauta que está presente nos diálogos a respeito da Educação Infantil, cujo questionamento de fundo é: o currículo da Educação Infantil é compatível com o livro didático? A resposta certamente é NÃO, pois, na… Continue lendo →
O PNLD 2022 é um retrocesso para a educação das crianças bem pequenas e pequenas, é engessar suas aprendizagens. Sabemos que vivenciamos uma luta diária para assegurarmos os direitos das crianças e para que os mesmos sejam respeitados, assim ir… Continue lendo →
© 2024 PIBID-Pedagogia Educação Infantil — Criado com WordPress
Tema por Anders Noren — Topo ↑