O currículo da Educação infantil contempla a ética do encontro, do cuidado e da educação. É construído com base dos direitos de aprendizagem das crianças, sendo eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Organiza-se a partir de eixos estruturantes: as brincadeiras e interações. Além disso, institui campos de experiências, que proporcionam o diálogo com os conhecimentos do patrimônio cultural, do mundo exterior, da realidade e dos saberes das crianças. Sendo assim, o papel do professor é colocar contextos de vida à disposição das crianças em ambientes educativos. Fica claro, portanto, que o currículo nesta etapa não se resume a conteúdos disciplinares como as outras etapas, mas sim, oferece experiências de desenvolvimento e aprendizagens às crianças.

Valendo-se desses marcos acima, questionamos: seria possível adotarmos o livro didático que organiza rigidamente o conteúdo em uma determinada sequência e um determinado tempo? As crianças são diversas, cada uma tem seu tempo de aprendizagem. Elas devem ser as protagonistas dos espaços da Educação Infantil, percorrendo seu próprio percurso nos contextos que lhes proporcionam oportunidades de viver, aprender, significar, criar e reconhecer-se como sujeitos.

 

Texto: Érica Frank