Escola Municipal de Educação Infantil Darcy Ribeiro

 

Localização: Cohab Fragata.

A escola conta com 17 turmas, atende 230 crianças e possui 41 funcionários.

 

Filosofia da Escola

A filosofia da EMEI Darcy Ribeiro tem como prerrogativa a concepção do cuidar e educar, elementos estes importantes no processo educativo contribuindo de forma significativa na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. Com este intuito proporcionamos um ambiente acolhedor, rico em novas experiências atendendo às necessidades educacionais de todos os alunos e assegurando às crianças com deficiência uma educação inclusiva. Sabendo que as crianças trazem para a escola uma gama de conhecimentos oriundos do meio familiar e que devem ser aprimorados buscamos ampliar a relação entre escola e família assegurando a consolidação e o pleno direito das aprendizagens dos nossos alunos.

 

Metodologia De Ensino

São elaborados três projetos anuais, sendo desenvolvidos UM por trimestre. A elaboração é feita pelas professoras, divididas em TRÊS grupos (BERÇÁRIO(S), maternal(is) E pré(s)). Todas as turmas deverão desenvolver os projetos ao longo dos respectivos trimestres ACRESCENTANDO AS PRINCIPAIS DATAS COMEMORATIVAS trabalhando de forma interdisciplinar os campos de experiência PRECONIZADOS na BNCC. Para consolidar esta metodologia, as práticas docentes serão alicerçadas no brincar e nas interações, pois é através destes que as crianças constroem e apropriam-se dos novos conhecimentos. ​​

Nossa proposta pedagógica é desenvolvida na teoria construtivista sócio interacionista, na qual a criança constrói progressivamente seu saber, por meio de atividades e interação com o meio em que vive intermediadas pela ação do educador. Sabe-se que na educação infantil para que a criança seja protagonista de suas aprendizagens, é necessário ambientes desafiadores, para que elas possam explorar, construir e expressar seus conhecimentos, tendo o professor como mediador deste processo, selecionando, organizando e planejando as atividades. 


Escola Municipal de Educação Infantil Profº Ivanir Dias

 

Localização: Bairro Cohab Tablado.

A escola conta com 5 turma, atende 103 crianças e possui um total de 24 funcionários.

 

Filosofia da Escola

Proporcionar às crianças o cuidar/educar e situações prazerosas de descobertas e aprendizagens, com atenção ao desenvolvimento integral, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social para contribuir n formação de pessoas conscientes de seus direitos e deveres. Nossas ações são pautadas na importância do brincar e na forma lúdica de aprender. Também trabalhamos com o intuito de reconhecer as diferenças entre os alunos e valorizar essas características por meio de atividades que favoreçam as potencialidades de cada criança e a inclusão escolar.

 

Metodologia de Ensino

A metodologia adotada na escola envolve o método construtivista, onde coloca o aluno no centro do processo de aprendizado entendendo que este aprenderá a partir da interações com o outro e com o meio, desempenhando um papel ativo ao buscar conhecimento na medida em que interesses e questionamentos surgem.

Também adotamos a metodologia de projetos, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências, já que requer decisão, escolha, fala, escuta e argumentação, uma série de ações que propiciem às crianças e professores a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas. Partindo de um tema gerador ou uma problematização.


Escola Municipal de Educação Infantil Profº Jacema R. Prestes

 

Localização: Comunidade do Arco Iris, no bairro três vendas.

A escola conta com 9 turmas, atende 180 crianças e possui um total de 42 funcionários.

 

Filosofia da Escola

Promover uma educação de qualidade que oportunize aos alunos o desenvolvimento integral, com o potencial criativo e responsável. A inclusão acontece em todos os níveis da Educação Infantil através de recursos didáticos, mecanismos e ferramentas que atendam todos os alunos com atenção e cuidado especial aquele que apresentam desempenho diferente.

 

Objetivos da Instituição

Favorecer o desenvolvimento integral da criança nos seus aspectos biopsicossociais; promover oportunidade para o desenvolvimento físico, respeitando os níveis em que se encontra; colocar o pensar e o agir da criança como centro do processo educativo e o trabalho organizado a partir dos campos de experiência; Assegurar os direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, preservando suas características etárias e atendendo suas necessidades básicas;

A Escola, visa o educar e cuidar, com a finalidade de preservar a espontaneidade do educando, buscando desenvolvê-lo em seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos sociais e éticos, estimulando-o e desafiando-o continuamente, a ter atitudes de cooperação, autonomia e responsabilidade, num contexto lúdico e prazeroso.