Universidade Federal de Pelotas

Notícias

Memória da Reunião – 06/04/2022

Hoje tivemos o último encontro do núcleo Educação Infantil, uma manhã muito especial e repleta de gratidão por encerrar esse ciclo tão importante em nossas vidas. Período este que abriu infinitas possibilidades e reflexões que impactaram tanto em aspectos acadêmicos como em nossas vidas pessoais também, aprendemos muito umas com as outras e levaremos esses conhecimentos sempre conosco. O Pibid orientou nossas preferências de pesquisas, atuando como norteador, pois hoje conseguimos enxergar, opinar e nos posicionar em relação às questões que a Educação Infantil nos apresenta, além de atuar com uma educação participativa e respeitosa com as crianças.
Assim, fica aqui nosso registro e eterno agradecimento por esses 18 meses de muita aprendizagem e parceria. Um grande obrigada a nossa coordenadora de núcleo que nos guiou durante este percurso, as nossas supervisoras que nos auxiliaram e contribuíram para nossa formação e a nossas colegas, pibidianas, que foram importantes para essas construções acontecerem. 🤍


Memória da Reunião – 15/12/2021

Nesta semana nossa reunião semanal foi um pouquinho diferente, realizamos o primeiro encontro presencial do grupo. Com café, conversas e boas risadas celebramos essa trajetória tão especial repleta de ensinamentos. O sentimento de todas se resume em gratidão por fazer parte desse grupo maravilhoso.🤍


Memória da Reunião – 08/12/2021

Ontem tivemos nossa última oficina de desenvolvimento humano com a professora Juliana Farias. Gostaríamos de agradecer imensamente por todos os ensinamentos que tivemos nesses quase 8 meses de oficina, sem dúvidas conhecimentos que serão levados conosco em toda nossa trajetória.🤍


Memória da Reunião – 01/12/2021

Nesta quarta-feira, dia 01/12, tivemos mais um encontro do nosso núcleo. Realizamos a socialização das mini-histórias e preparação para o II Sarau de Mini-Histórias que em breve será publicado.


Memória da Reunião – 24/11/2021

Registro do encontro realizado na última quarta-feira, dia 24 de novembro, em que participamos de mais uma oficina de desenvolvimento humano ministrada pela profª Juliana Farias.


Memória da Reunião – 17/11/2021

Nesta quarta-feira tivemos mais um encontro remoto do nosso núcleo, conversamos sobre as últimas três semanas de atividades, na qual realizamos oficinas de observação participante e criação de contextos investigativos para a Educação Infantil, encontros esses de muita troca de experiências e de grandes aprendizados para todos que ali se fizeram presentes. Na sequência as professoras orientadoras das escolas participantes também deram seus relatos da repercussão das oficinas nas suas escolas e falaram um pouco do olhar dos professores participantes das oficinas.

 

Texto: Fabiana Almeida

Pibidiana e aluna do 3º semestre de Pedagogia.


Oficina de Observação Participante e criação de contextos investigativos para a Educação Infantil

Na quarta-feira, dia 03/11, encerramos o primeiro ciclo da Oficina de observação participante e criação de contextos investigativos para a Educação Infantil, um evento direcionado a nossas escolas parceiras em que o foco, nesse primeiro momento, foi a socialização dos observáveis que produzimos.

 

• Registros •


Memória da Reunião – 13/10/2021

Registro do encontro realizado na última semana em que participamos de mais uma oficina de desenvolvimento humano ministrada pela profª Juliana Farias.


Nota de repúdio: atraso no pagamento das bolsas do Pibid

O PIBID/UFPEL repudia o atraso no pagamento das bolsas dos programas destinados à formação de professores como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os estudantes e professores têm realizado suas tarefas e necessitam o benefício. O atraso no pagamento das bolsas desqualifica o trabalho e prejudica muitos estudantes que dependem das mesmas. Um agravo direto ao desenvolvimento e a qualidade dos projetos educacionais, bem como à sua capacidade de autogestão. Consideramos urgente a reavaliação da previsão orçamentária e somos contrários aos cortes. No aguardo de efetivas resoluções!

 

Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/pibid/2021/10/14/nota-de-repudio-atraso-no-pagamento-das-bolsas-do-pibid/

Memória da Reunião – 06/10/2021

Registro do encontro realizado dia 06/10 em que finalizamos as discussões do livro “Complexidade e Relações na Educação Infantil” compartilhados pelos colegas da E.M.E.I Jacema Prestes.


Memória da Reunião – 29/09/2020

Registro do encontro realizado hoje dia 29/09 em que participamos de mais uma oficina de desenvolvimento humano ministrada pela profª Juliana Farias.


Memória da Reunião – 15/09/2020

No encontro dia 15/09, conversamos sobre o capítulo 4 do livro de Hoyuelos e Riera (2019), os colegas da E.M.E.I. Ivanir Dias apresentaram seus slides, com imagens de algumas crianças e citações que acharam interessantes do texto. No capítulo “Cultura da Infância e âmbitos da brincadeira”, é relatado a importância das brincadeiras e novas descobertas para as crianças, o quanto isso faz a diferença no futuro delas, viver e aproveitar cada parte da sua infância, sem que seja necessário “empurrar” as coisas para elas, mas sim que os meninos e as meninas possam ter a liberdade de escolher e fazer aquilo que lhes agradam. Vemos várias cenas de crianças que, desde muito cedo, são expostas a rotinas pedagógicas forçadas, guiadas pela lógica “quanto mais cedo, melhor”. São atividades de alfabetização, desporto, técnicas de dança, língua estrangeira, que muito mais dizem sobre o tempo do adulto do que do tempo das infâncias. Todas as crianças têm a necessidade de brincar, aprender e aproveitar as experiências dos seus contextos a seu ritmo, sem pressa, de modo que cada experiência seja pleno de sentido e vida.

 

Texto: Sabrina Penning

Pibidiana e aluna do 2º semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 01/09/2020

Registro do encontro realizado dia 01/09 em que participamos de mais uma oficina de desenvolvimento humano ministrada pela profª Juliana Farias.


Edital para Seleção de Bolsista

Novo edital aberto para seleção de bolsistas, voluntários e cadastro reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência!

Inscrições a partir do dia 08/09 até 13/09.

Venha fazer parte do nosso grupo!

 

Edital: https://wp.ufpel.edu.br/…/09/SEI_23110.027905_2021_18.pdf


Memória da Reunião – 25/08/2020

No dia 25/08/2021, retornamos com os encontros virtuais, após o recesso escolar. Neste encontro, fizemos a discussão do segundo capítulo do livro “Complexidade e Relações na Educação Infantil”, nomeado “Do olhar ao observar”.

Pudemos perceber que nas análises, devemos contemplar além do nosso foco. Ainda, nos libertar das crenças pedagógicas e não criar falsas expectativas de resultado, pois isso irá prejudicar nosso observar. Devemos também deixar de lado a “gene atividade” e propor às crianças contextos que impulsionam sua interação, imaginação e criação. Deste modo, o registro, feito a partir da nossa observação, terá mais valor, mas isso apenas se estivermos abertos para as múltiplas linguagens que irão emergir desses contextos.

 

Texto: Érica Frank

Pibidiana e aluna do 3º semestre de Pedagogia.


 

Mostra de Vídeos das Escolas Parceiras do PIBID

Nos dias 30 e 31 de agosto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Federal de Pelotas (Pibid-UFPel) realizará uma Mostra de Vídeos das Escolas Parceiras e convida a toda comunidade acadêmica e as redes de ensino da cidade de Pelotas a prestigiarem o Evento.

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, para contribuir na valorização do magistério e no incentivo à profissão docente.

O Pibid-UFPel conta com a parceria de 23 escolas públicas do município de Pelotas, sendo 15 municipais e 8 estaduais. O projeto institucional está organizado em 15 Núcleos: Artes Visuais, Biologia, Dança/Teatro (interdisciplinar), Educação Física, Física/Química (interdisciplinar), Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática Ensino Fundamental, Matemática Ensino Médio, Música, Pedagogia – Alfabetização: Educação Infantil, Pedagogia-Alfabetização: Alfabetização em ensino de Ciências e Matemática, Sociologia/Filosofia (interdisciplinar).  São 288 bolsistas de iniciação à docência, 72 voluntários de iniciação à docência, 36 supervisores/as, 12 coordenadores/as de área bolsistas, 5 coordenadores/as de área voluntários e 1 coordenadora institucional.

A Mostra pretende reforçar a necessária relação universidade-escola básica na formação de professores, tendo a escola pública como um importante espaço formativo, na qual os princípios e as teorias presentes nos cursos de licenciatura são articulados com as práticas vivenciadas pelos supervisores/as, considerados como co-formadores/as neste processo.

Os vídeos foram elaborados pelos Núcleos, com objetivo de apresentar o contexto de cada uma das escolas nas quais atuam; conhecer os sujeitos envolvidos no projeto, coordenadores/as, supervisores/as, alunos/as de iniciação à docência; socializar as ações de iniciação à docência já desenvolvidas e os planejamentos previstos.

A programação encontra-se nas imagens.

A transmissão será ao vivo nos canais oficiais da UFPel:

https://www.facebook.com/ufpel

https://www.youtube.com/user/UFPELoficial


Memória da Reunião – 30/06/2020

Na reunião do dia 30 de junho, continuamos as apresentações dos contextos investigativos, que estão cada vez mais mostrando a evolução de todos em relação as atividades propostas. Foi discutido o primeiro capítulo do livro ‘’Complexidade e Relações na Educação Infantil’’ se fez necessário para entendermos a criança como um ser que precisa ser ouvido e que precisamos entender as singularidades das crianças, cada uma tem seu universo. Devemos trabalhar com as incertezas e aceitar que nem tudo sai como o planejado e podemos usar das incertezas para propor uma aprendizagem mais coerente, a sala de aula é um oceano de incertezas com algumas ilhas de certezas.

 

Texto: Rafaela Lemos

Pibidiana e aluna do 2º semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 16/06/2021

Em nossa reunião do dia 16 de junho demos continuidade as apresentação dos trabalhos referente aos contextos investigativos feito com as crianças. A cada apresentação analisamos e conversamos sobre alguns elementos abordados, apontou-se a diferença de um plano de aula para um contexto investigativo, o acolhimento com as crianças e como esse exercício de análise é fundamental. Compreendendo melhor os contextos, sabemos que a análise é muito importante pois descontruímos algumas formas socializadas do que ofertar pra criança e como podemos estar presentes naquele contexto para tal.

 

Texto: Patrick Silva

Pibidiano e aluno do 2º semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 09/06/2021

Na manhã desta quarta-feira tivemos mais uma reunião do nosso núcleo do Pibid. No encontro dessa semana apresentamos a partilha dos Contextos Investigativos que realizamos no período de recesso, no início do ano. Os pibidianos se dividiram em duplas ou trios para compartilhar suas experiências a respeito do contexto, após a troca de análise deveriam montar uma apresentação para compartilhar com o restante dos colegas. O encontro foi de muita troca, onde vimos a importância de proporcionar oportunidades para as crianças explorarem e investigarem, criando assim suas próprias aprendizagens, sempre visando a autonomia, diversão, aguçando a curiosidade e o desenvolvimento dos pequenos.

 

Texto: Larissa Nunes

Pibidiana e aluna do 2º semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 02/06/2021

Na manhã da última quarta-feira foi realizada mais uma reunião do nosso núcleo de Educação Infantil, onde pudemos fazer parte de uma oficina promovida pela Prof. Juliana Marques, buscando nosso desenvolvimento pessoal e humano
para nos tornarmos profissionais mais alinhados com aquilo que acreditamos. Esses momentos de desaceleração e auto avaliação além de tornarem o dia
mais leve, contribuem para o nosso futuro profissional, pois as coisas não são da maneira que nós esperamos e, muitas vezes, teremos momentos em que nos sentiremos com raiva, indignados, tristes ou sem voz ativa e o melhor a se fazer nesses momentos é acolher o sentimento sem julgamentos, trabalhar de maneira não violenta e com inteligência emocional.

 

Texto: Vanessa Ribeiro

Pibidiana e aluna do 2º semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 26/05/2021

No dia 26/05/21 tivemos mais um encontro do PIBID. Na semana anterior não tivemos reunião por conta de uma paralisação que defendia a não volta as aulas presenciais, visto que neste momento pandêmico as coisas se agravariam ainda mais. Cada grupo das escolas participantes do PIBID, juntamente das professoras supervisoras, montaram cards que foram publicizados nas redes sociais. Esses cards contém informações mostrando o porquê de não podermos retornar agora, sem antes estarmos todos vacinados. Os cards estão disponíveis aqui na página do PIBID, podendo ser consultados a qualquer momento. 

Nesta reunião ainda foi possível seguir nosso debate em torno do segundo capítulo do livro “Mini-histórias: Rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil – OBECI”. As mini-histórias vem sendo introduzidas nas escolas como uma estratégia de dar voz as crianças e para que as aprendizagens das mesmas sejam compartilhadas com a comunidade. Para uma escola que escute as crianças é necessário tornar visível as intenções e aprendizagens, construindo um patrimônio cultural e reflexivo a partir das vivências das crianças no interior da escola. 

 

Texto: Adriana Radtke

Pibidiana e aluna do 2º semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 12/05/2021

Na quarta-feira do dia 12 de maio aconteceu mais uma reunião semanal do Pibid. Tivemos diversos assuntos norteadores, sendo eles: A volta às aulas da Educação Infantil no estado do RS, tendo como cenário a atual pandemia de covid-19, O papel da escola e do professor nesse contexto, levando em consideração alguns aspectos como os casos de famílias da comunidade escolar que estão atualmente em vulnerabilidade social, necessitando de apoio. Além disso, dialogamos sobre o papel do pedagogo não somente nesse atual cenário, mas também como figura histórica que sempre foi submetido a atender demandas que nem sempre são de sua obrigação profissional, e por fim, o grupo da EMEI Jacema Prestes apresentou sobre o segundo capítulo do livro As Mini-histórias: Rapsódias da vida cotidiana nas Escolas do Observatório da Cultura Infantil- OBECI, organizado por Paulo Fochi. 

Como sempre, nossa reunião foi rica em discussões de grande relevância, tanto para o âmbito educacional quanto para a formação dos alunos e professores presentes, e além disso, oportunizou muito debate e reflexão para todas e todos. 

 

Texto: Ester Ribeiro 

Pibidiana e aluna do 3° semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 05/05/2021

Na última quarta-feira, dia 05/05/2021, tivemos mais um encontro virtual, na qual inicialmente debatemos sobre o momento vivido pelo professor no último ano, durante a pandemia e todo o dilema de “aula, sim aula, não”. Cabe aqui uma observação que não carece de estudo científico: há uma romantização em torno do professor, tratam o profissional como super-herói e não o valorizam como tal. A quem interessa essa volta as aulas num momento tão crítico? 

Após, continuamos debatendo sobre o livro “Mini-histórias: Rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil – OBECI”, organizado por Paulo Fochi. Abordamos a aproximação das famílias através das Mini-histórias e como elas podem contribuir com a abordagem participativa de bebês e crianças pequenas. As mini-histórias comunicam as famílias para além do habitual “o que meu filho fez hoje?” e permite uma outra dimensão do trabalho através de cada detalhe e cada conquista da criança. 

 

Texto: Caroline Lafuente 

Pibidiana e aluna do segundo semestre do curso de Pedagogia.


Memória da Reunião – 14/04/2021

Na última quarta-feira dia 14 de abril, aconteceu mais um dos nossos tão inspiradores encontros, recebemos a visita da Prof. Juliana Marques, que que propôs uma oficina voltada a nossa percepção sobre a infância, nos permitindo seguir no processo de desmistificar expressões e costumes na hora de lidarmos com as crianças em momento de frustração, e aplicar um olhar profissional e humano a respeito desse comportamento. Recebemos um convite para à auto-observação com um critério crítico e reflexivo, no intuito de buscar dentro das nossas experiências possíveis crenças limitantes, ou positivas memórias que devemos tirar proveito para nossa formação docente. Mesmo dominando todo conteúdo teórico, lidaremos com outros seres humanos, seres humanos que ainda estão em processo de formação e constituição de sua personalidade, mas um ser humano que já tem suas bagagens, conhecimentos prévios e inclinações.  

Quando chegar nosso momento de trabalhar diretamente com as crianças, temos poder e dever de mostrar empatia, respeito e alinhamento com tudo o que nós acreditamos e vimos ao longo dessa jornada no PIBID. 

 

Texto: Vanessa Ribeiro

Pibidiana e aluna do 2° semestre do curso de Pedagogia. 


Memória da Reunião – 07/04/2021

Na quarta-feira, 07/04/2021, foi realizado mais um encontro semanal virtual do PIBID, núcleo de alfabetização.  

Tivemos como pauta principal nessa reunião a continuação do estudo sobre o livro “Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil – Um Caminho para a Transformação”, com o foco no terceiro capítulo.  

A EMEI Darcy Ribeiro foi responsável por apresentar este capítulo do livro, e com base em sua apresentação, foi explicitado que uma coleta de informações sem a participação do observador, e uma avaliação sem a liberdade necessária para a criança explorar e se expressar pode acabar se tornando um ensino tradicional, de forma repetitiva. 

Muitos conhecimentos foram adquiridos ao longo da reunião, de forma descontraída e coerente. 

 

Texto: Alânis Rodrigues

Pibidiana e aluna do 1° semestre do curso de Pedagogia.


Memória da Reunião – 31/03/2021

Na reunião de quarta-feira, 31/03/21, ocorreu o encontro virtual semanal do PIBID.  

Durante o encontro foi abordado os Eixos Pedagógicos, que se segue no livro ‘’Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil – Um Caminho para a Transformação’’ pelas Pibidanas Bruna Moro e Vanessa Ribeiro, além da Documentação Pedagógica abordada pela Pibidana Maria Laura  

Através deste encontro, que se torna rico em aprendizado e conhecimento para os futuros professoras e professores, também se tornou um lugar de debate para a busca da melhor aplicação pedagógica na sala de aula. 

 

Texto: Bruna Moro

Pibidiana e aluna do 2° semestre do curso de Pedagogia.


Memória da Reunião – 24/03/2021

Na reunião de quarta-feira, 24/03/2021, ocorreu nosso segundo encontro virtual do ano, com a presença dos integrantes, professoras supervisoras, coordenadora e professora convidada Elisa Vanti. 

Durante nosso recesso, além da criação de PodCast e Contextos Investigativos estudamos também sobre o livro “Documentação Pedagógica e avaliação na Educação Infantil – Um caminho para a transformação” de Julia Oliveira Formosinho e Christine Pascal. E resolvemos organizar uma divisão entre nós pibidianos para poder explicar os principais pontos do texto ao decorrer de nossas reuniões a partir de hoje. 

Começamos com os alunos Caroline Lafuente, Patrick Silva, Natalie Venzke, Alixandra Muniz e Bruna Moro. Com o principal assunto: – Pedagogias Transmissivas e Pedagogias Participativas. 

Entre elas: 

– Seus Contextos e Princípios, 

– Diferenças evidentes entre ambas pedagogias; 

– Dualidade na Educação Infantil, 

– Práxis Holística; 

Tornando assim, uma manhã rica de grandes aprendizados e conhecimentos. 

 

Texto: Natalie Venzke

Pibidiana e aluna do 4° semestre do curso de Pedagogia. 


Memória da Reunião – 17/03/2021

Realizamos na última quarta feira, dia 17/03/2021 a nossa primeira reunião oficial do ano, na qual pudemos refletir e comentar sobre as atividades realizadas durante o período de recesso escolar. Contamos com a presença da Prof. Elisa Vanti, que juntamente com nossa coordenadora Prof. Maiane, auxiliou na construção de ideias e referenciais para a construção de um ambiente investigativo para crianças de 0-5 anos. Traçamos prazos e roteiros a cerca de como iremos desenvolver as atividades ao longo desse ano em que ainda não podemos agir presencialmente, mas sempre contando com o apoio da nossa coordenadora e das Professoras supervisoras das escolas escritas no nosso núcleo. 

 

Texto: Vanessa Ribeiro 

Pibidiana e aluna do 2° semestre de Pedagogia. 


Memória da Reunião – 04/03/2021

Na última quinta-feira, dia 4 de março, foi dia de reencontro do grupo do PIBID Alfabetização- Núcleo Educação Infantil. Nossa primeira reunião do ano teve como principal objetivo orientar e discutir aspectos importantes na construção de Contextos Investigativos para crianças de 0 a 5 anos. Os Contextos Investigativos são uma importante ferramenta de aprendizado e observação dentro da perspectiva das Pedagogias Participativas. 

Tratam-se de espaços organizados, que contém materiais inteligentes, com diferentes temas e atividades, que não precisam obedecer a uma ordem pré-estabelecida, mas que proporcionem às crianças a possibilidade de explorá-lo seguindo seu próprio percurso e testar suas próprias hipóteses, desenvolvendo sua autonomia e criatividade. Além disso, têm como princípio apoiar os processos de aprendizagem da criança; permitir a interdisciplinaridade, a interação e a aprendizagem compartilhada. 

 

Texto: Talita Oliveira 

Pibidiana e aluna do 4° semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 16/12/2020

No dia 16/12/2020, tivemos nosso último encontro síncrono do ano. Nele, debatemos sobre os objetivos dos Campos de Experiência e recebemos a visita da professora Elisa Vanti, que veio nos falar sobre Documentação pedagógica. Ao longo de sua fala pudemos conhecer e amadurecer alguns conhecimentos acerca desta outra forma de estar com as crianças na Educação Infantil e produzir experiências de investigação e aprendizagem. Foi uma conversa muito rica, cheia de aprendizados. 

 

Texto: Caroline Lafuente 

Pibidiana e aluna do 1º semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 09/12/2020

No dia 9 de dezembro, quarta-feira, tivemos a reunião semanal do nosso Núcleo Educação Infantil do Pibid/UFPel. Neste encontro tivemos a chance de ampliarmos mais nossos conhecimentos a respeito na BNCC da educação infantil, através de uma breve apresentação dos pibidianos, com foco nos campos de experiência e objetivos.  

Também nesta reunião contamos com a presença do Prof. Ms. Renan Cardozo, que nos guiou e nos ensinou todo o processo de como criar e fazer um Podcast, mostrando as possibilidades educacionais que podemos trazer através de meio de comunicação, nos auxiliando e facilitando muito essa jornada que temos pela frente.  

 

Texto: Erika Leite 

Pibidiana e aluna do 2º semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 02/12/2020

No dia 02 de dezembro, quarta-feira, tivemos o nosso encontro semanal do Núcleo Alfabetização – Educação Infantil do Pibid/UFPel. Neste encontro contemplamos a apresentação das escolas, EMEI Prof. Jacema R. Prestes e EMEI Prof. Ivanir Dias, dialogando sobre as especificidades e características de cada uma, conhecendo um pouquinho mais sobre a equipe escolar, o espaço físico, os projetos, as filosofias e as metodologias, sendo este o primeiro contato que nós, pibidianos, tivemos com as escolas. Mesmo que de maneira remota conseguimos perceber a animação e o amor que as supervisoras transmitiram ao apresentar suas escolas, o que com certeza influenciou ainda mais na nossa vontade de poder logo estar inseridos nesses espaços. 

 

Texto: Érika Leite

Pibidiana e aluna do 2° semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 25/11/2020

No dia 25/11/2020, nós do Núcleo Alfabetização – Educação Infantil do Pibid/UFPel nos reunimos em mais um encontro virtual, no qual finalizamos os estudos da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCCEI). Nesse encontro, discutimos sobre o texto “O que é Básico na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil? ” (2016). Neste artigo, Maria Carmen Silveira Barbosa, Silvia Helena Vieira Cruz, Paulo Sergio Fochi e Zilma de Moraes Ramos de Oliveira abordam a elaboração da BNCC para a Educação Infantil, o papel das DCNEI e a apresentação dos campos de experiência e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Após, conhecemos e dialogamos sobre uma das escolas que atuaremos posteriormente, a EMEI Darcy Ribeiro. A apresentação desta escola foi mediada pela supervisora Liane Neves, que é professora nesta instituição. Conhecemos suas características gerais, estrutura física, através de fotos da escola, a organização curricular, a metodologia de ensino e a filosofia da escola. A escola tem como prerrogativa a concepção do cuidar e educar e busca ampliar a relação entre escola e família, assegurando a consolidação e o pleno direito das aprendizagens das crianças. 

 

Texto: Érica Hartwig Frank

Pibidiana e aluna do 1° semestre de Pedagogia.


Memória da Reunião – 18/11/2020

No dia 18/11/2020, tivemos mais um encontro virtual do Núcleo Alfabetização – Educação Infantil do Pibid/Ufpel. Nosso encontro tem sido a distância devido ao momento que vivemos de distanciamento social por causa da pandemia de coronavirus. Tenho certeza que estamos todos muito ansiosos para que esses encontros se tornem presenciais e possamos conhecer nossos colegas – e professoras – pessoalmente, assim como começar uma prática pedagógica com as crianças e poder começar a vivenciar o dia a dia da Educação Infantil. 

Além de alguns avisos e orientações, continuamos nosso estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse encontro, discutimos sobre os objetivos e os códigos que estão na Base. Dialogamos sobre como esses códigos tornam o trabalho do professor difícil e burocrático, quando está orientado por indicar e relacionar todas as atividades planejadas aos códigos dos objetivos. Muito embora esses objetivos (codificados conforme a idade das crianças, os campos de experiência e a posição de habilidade na numeração sequencial do campo de experiência para cada faixa etária) nada mais são do que uma orientação geral sobre como contemplar os campos de experiência da BNCC. Esta compreensão mais reflexiva e atenta aos princípios da Educação Infantil é realizada por diferentes estudiosos da área, como Profa. Maria Carmen Barbosa, Prof. Paulo Fochi, Profa. Ana Lucia Farias.  

 

Texto: Fabiana Bernar Almeida

Pibidiana e aluna do 1º semestre de Pedagogia.

© 2024 PIBID-Pedagogia Educação InfantilCriado com WordPress

Tema por Anders NorenTopo ↑