O livro didático, em sua maioria, segue um padrão e é utilizado em todos os estados do país sem considerar as peculiaridades regionais, a realidade e as necessidades das crianças e professores que o utilizam. Não podemos limitar o conhecimento das crianças e o trabalho do professor, pois assim as conquistas adquiridas durante tantos anos não valem de nada. É o que irá acontecer com a adesão ao livro didático na Educação Infantil, pois a cobrança para seguir fielmente o que está no livro virá de todas as partes.

Para o professor propor algo diferente para sua turma, é necessário estar livre de folhas padronizadas que não conversam com o que ele e sua turma estão vivenciando naquele momento. Além disso, as propostas da Educação Infantil não acontecem somente dentro de uma sala, é preciso sair da escola, ter contato com o bairro, com a natureza. Diversas situações de aprendizagem acontecem com as crianças em lugares variados, por isso, a escolha de um livro para reger as rotinas de aprendizagem de um grupo é de extrema tristeza. É como cortar as asas de um passarinho e tirar sua liberdade de ir e vir, instalando regras a serem seguidas contra sua vontade, já que em muitos dias as crianças não estão com vontade de participar de determinada proposta ou seguir uma indicação dos adultos. Tudo tem de ser modificado e organizado conforme a professora sente a necessidade, movimento e mudança estão presentes no dia a dia da classe e não há livro algum que permita essas modificações.

Texto: Rafaela Lemos