Por que a taxa de evasão de pessoas trans é alta na universidade?

A transfobia além de ser um problema de violência social, também é estrutural, pessoas transexuais e travestis passam por diversas invalidações dentro de instituições, sejam públicas ou privadas. Imagina, pessoa cis, ter seu nome negligenciado? Muitas vezes, sofrer diariamente a mesma invalidação, não apenas em relação ao uso do nome social, mas ser impedido de usar o banheiro, ser tratado de forma irresponsável durante 4 ou 5 anos dentro de uma instituição que tem como propósito acolher a comunidade?

Uma pessoa transgênero sofre dentro e fora da universidade, e sem o apoio de familiares, o que em maior parte dos casos é a realidade dessas pessoas, com dificuldades de encontrar estabilidade financeira, já que o mercado de trabalho, além de não ser flexível com estudantes universitários, é ainda mais hostil com a população trans, toda essa situação direciona estudantes transexuais e travestis a terem uma grande taxa de evasão da universidade.

Por isso é importante, em todo e qualquer momento, combater a transfobia dentro da universidade, e para isso basta começar com o básico, respeito com o nome social, pronomes e identidade de gênero de estudantes transsexuais. Não questione o nome morto (nome antigo) das pessoas, corrija atitudes transfóbicas de colegas, professores e professoras, sempre que as identificar.

Pessoa cis, caso seja apontado de alguma atitude transfóbica, peça desculpas e reflita sobre seu erro. Não há justificativas que respaldam atitudes transfóbicas dentro da universidade, e fora da universidade também.