Kátia Tapety: a primeira transexual eleita no Brasil.

A primeira transexual eleita no Brasil, em 1992, como vereadora mais votada na cidade de Colônia, no Piauí, por três mandatos consecutivos foi vereadora (onde em um deles assumiu a presidência da Câmara Municipal), além de ter sido também vice-prefeita. Sua presença no espaço político foi revolucionário, e diz que não quer morrer antes de ver uma transexual no congresso.

Em Colônia do Piauí, Kátia é oficialmente funcionária pública da área de saúde, mas por residir numa cidade pequena, com apenas 7 mil habitantes, ela acaba tomando vários papéis ocupacionais, atuando desde como líder comunitária até parteira. Mais detalhes sobre sua história de vida são retratados no documentário “Kátia” (2012).

Recentemente, em maio de 2022, com iniciativa do Instituto Raça e Igualdade, foi lançada a Escola de Formação Política Kátia Tapety, batizada em homenagem a ex-vereadora. Tem como objetivo formar mulheres negras e indígenas para a disputa do pleito, independente de partido político, priorizando o protagonismo de mulheres trans, lésbicas e bissexuais.”