Realizou-se no dia 15/10, às 18h, na sala 220 do Campus Anglo, a roda de conversa sobre ansiedade e depressão universitária, direcionada a docentes. O tema foi amplamente discutido durante o evento e contou com a mediação dos (as) alunos do curso de Bacharelado em Psicologia da UFPel Aline Patrícia Neves Ramos e Marcos Roberto Silva de Souza, e pela Faculdade Anhanguera o acadêmico Edmar Borges Araújo. O convite para que o NUGEN participasse desse evento, partiu dos (as) organizadores (as) da 1ª Semana Acadêmica. A atividade trouxe momentos de reflexão por parte dos docentes, que relataram suas percepções quanto ao aumento de discentes que manifestam transtornos de ansiedade bem como a evasão acadêmica gerada  pelo não devido tratamento desses transtornos. Muitos (as) discentes de nossa universidade, não são oriundos da cidade de Pelotas, tendo deslocado-se para cá com a finalidade de cursar a graduação. Ocorre, que a distância da família, a ambientação com a cidade, hábitos e novos costumes, dificuldades financeiras e muitas vezes de aprendizado, acabam por desestabilizar emocionalmente o estudante. “Esse cenário, é preocupante; muitas vezes o que o (a) aluno (a) quer é apenas um abraço”, relatou uma das professoras que esteve presente. “É importante que assuntos como esses deixem de ser tabu no ambiente acadêmico, temos que ter empatia uns pelos outros, temos que  estar atentos e encaminhar os (as) alunos (as) ao serviço adequado seja ele dentro da UFPel, ou na rede básica de saúde, para que tenham o devido acompanhamento, salientou a formanda Aline Ramos.