O Núcleo de Gênero e Diversidade da UFPel (NUGEN), participará do I Simpósio, educação e direitos humanos: Desafios do processo transexualizador, que será realizado entre os dias 06 e 08  de junho na cidade de Rio Grande através do trabalho conjunto entre a FURG, GESE (Grupo de estudos sexualidade e escola), Faculdade de Medicina e o Hospital Universitário / Ebserh, que desde o ano de 2016 realizam alguns movimentos para atender aos sujeitos trans o que culminou com o processo de credenciamento do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) junto ao Ministério da Saúde para assistência no processo transexualizador tanto a nível ambulatorial quanto hospitalar. Simultaneamente a esse processo, um dos empreendimentos desenvolvidos foi a criação, pelo GESE, do grupo intitulado “Transformando Vidas”. Esse  grupo é formado por alunos (as) universitários(as), da Educação Básica, de professores (as) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e também com a parceria de alguns profissionais da saúde, como endocrinologista, ginecologista, psiquiatra, enfermeiros (as), médicos (as) generalistas e psicólogas (os),  tendo como proposta propiciar uma rede de apoio a pessoas transgêneros (as), no sentido de estabelecer relações entre diferentes profissionais, acima mencionados (as), que podem contribuir com aspectos relacionados a saúde, educação, direitos, acesso à cidadania e a demais questões que permeiam a vida de sujeitos que possuem algumas demandas específicas em razão de sua identidade de gênero. Representando o NUGEN / UFPel, o evento contará com a integrante do núcleo Marcia Monks Jaekel: estudante do curso de Teatro Licenciatura, militante e ativista em prol das causas LGBT, atuando em nível Municipal, Estadual e Federal, a qual irá compor a mesa do dia 07/06/19.