O NUGEN (Núcleo de Gênero e Diversidade) da UFPel, representado pela Chefe do núcleo Eliane Ribeiro Pardo, marcou presença na Universidade Federal Fluminense, durante a realização do Seminário Cultura, Gêneros e Diversidade na cidade do Rio de Janeiro, onde foram abordadas as práticas legislativas, as representações sociais e os olhares (in)disciplinares da academia. Durante o evento, foram apresentadas as ações propostas e realizadas pelo NUGEN, desde sua criação no ano de 2017 no que tange ao respeito a diversidade de gênero dentro do ambiente acadêmico da UFPel. Na oportunidade, ainda a chefe do núcleo realizou articulações com a coordenação do Ppcult (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense) bem como com o LABAC ( Laboratório de Ações Culturais), de forma a contribuir na construção do Conselho Municipal de Promoção aos Direitos LGBT, da cidade do Rio de Janeiro. Desse feliz encontro, resultou o ColaGEN: um coletivo de gênero de âmbito nacional, que realizará e articulará suas ações de forma virtual (redes sociais e grupos de mensagens instantâneas) estando a frente do coletivo a UFPel e a UFF.