• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Trabalho de Campo II

Trabalho de Campo II

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Nono
Disciplina Trabalho de Campo II
Caráter ECS – Obrigatório
Pré-requisito Laboratório de Ensino de Matemática III (100258) e Instrumentação para o Ensino de Matemática II (100256)
Código 100262
Depto.

DME

(Docência compartilhada com o Depto. De Ensino)

CHT 85 horas
Créditos 04
Natureza 85 Práticas
Prof. Resp.
Objetivos

Elaborar estratégias didáticas para o ensino de matemática. Experimentar métodos didáticos estudados nas disciplinas de Laboratório de Ensino de Matemática I e II para o Ensino Médio com grupos de alunos de escolas da rede. Elaborar avaliação das atividades e de seus aproveitamentos pelos alunos.

 

Ementa

Vivência da realidade do trabalho de professor de Matemática no nível do Ensino Médio. Experiências de observação, co-participação e docência supervisionadas, integrando atuação e reflexão. Planejamento e execução de aulas experimentais de Matemática em escolas da região de Pelotas. Elaboração de projetos de ensino de matemática no nível do Ensino Médio para executar na disciplina de Estágio de Matemática II.

 

Programa

Observação do cotidiano de um professor de matemática no Nível Médio

Orientação educacional na Escola

Orientação pedagógica na Escola

Administração escolar

Regimento escolar

Projeto Pedagógico da Escola

Normas de convivência escolar

Planos de estudos do professor

Reunião de conselho de classe

Reunião do conselho Escolar

Acompanhamento de aulas do professor

Investigação sobre a realidade dos alunos com os quais será realizada a experiência didática

Experiências de ensino de tópicos de matemática para alunos do Ensino Médio

Projeto de ensino de matemática para a disciplina de Prática de Ensino II

Bibliografia

Básica

COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos I – Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

FREIRE, P. e SCHOR, Ira. Medo e Ousadia, o cotidiano do professor. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.

LOPES, Celi e NACARATO, Adair (org). Escrituras e Leituras na educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

MACHADO, Silvia Dias et. al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999.

MOREIRA, Plínio e DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor, licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise de influência francesa. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto. Editora Porto, 1998.

 

Complementar

Livros didáticos de matemática para o Nível Médio

Revista Educação Matemática. São Paulo: Editora Módulos.

Revista Método. São Paulo: Atual Editora.

Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM