• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Tecnologias Avançadas no Ensino da Matemática

Tecnologias Avançadas no Ensino de Matemática

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Nono
Disciplina Tecnologias Avançadas no Ensino de Matemática
Caráter PCC – Obrigatório
Pré-requisito Programação em Softwares de Matemática (100255)
Código 100264
Depto. DME
CHT 68 horas
Créditos 04
Natureza 68 Práticas
Prof. Resp.
Objetivos Prover o aluno de habilidades no uso de tecnologias em salas de aula para o ensino de Matemática, bem como de condições para que possam avaliar programas de matemática para microcomputadores no que diz respeito a seus aspectos ergonômicos mais diretos e a sua aplicabilidade como ferramenta auxiliar em aulas de matemática. Propiciar ao aluno condições de desenvolver sua capacidade de dedução, bem como desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e organizado, desenvolver seu espírito crítico e criativo
Ementa Análise de aplicativos de informática para o ensino de matemática nos ensinos fundamental e média. Recursos de informática para o ensino profissionalizante. Calculadoras, aplicativos, computadores e multimídia. Adaptação de aplicativos científicos para os ensinos fundamental e médio. Planejamento, execução e análise de aulas experimentais de Matemática utilizando tecnologias avançadas no ensino de matemática. Experimentação de diferentes estratégias de ensino de Matemática em grupos especiais de alunos. Elaboração de relatórios sobre os experimentos.
Programa

Análise de aplicativos de informática para o ensino de Matemática

Recursos de informática para o ensino profissionalizante

Computadores e multimídia

Adaptação de aplicativos científicos para os Níveis Fundamental e Médio de Ensino

Experimentação de diferentes estratégias de ensino de matemática em grupos especiais de alunos

Aulas de Matemática utilizando sistemas computacionais

Execução de aula(s) experimental(ais) de matemática usando microcomputadores

Bibliografia

Básica

CARRAHER, D. W., Aprendizagem de Conceitos Matemáticos com o Auxilio do Computador. São Paulo, Cortez Editora, 1992.

LÉVY, P As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004

MORAES, Raquel de Almeida, Informática da Educação, Rio de Janeiro, DP&A editora, 2000.

 

Complementar

MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. Paulinas.

PAPERT, S., A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática, Tradução Sandra Costa, Porto Alegre (RS), ArtMed editora, 1994.

PAPERT, S., Logo: Computadores e Educação, Tradução José Armando Valente et alli, São Paulo (SP), Bralisiense editora, 19985.

SANCHO, Juana M. (org.), Para uma Tecnologia Educacional, Porto Alegre, ArtMed editora, 1998.

VALENTE, J.A. e VALENTE, A. B., Logo: conceitos, licação e projetos, São Paulo, MgrawHill, 1988.

VALENTE, J.A., Diferentes Usos do Computador na Educação, in José Armando Valente (Ed) Computadores e Conhecimento: repensando a educação, pp. 1-23, NIED, Unicamp, 1993.

WEISS, Alba Maria Lemme e CRUZ, Maria Lúcia Reis Monteiro, A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem, Rio de Janeiro, DP&A editora, 2001.