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Início do conteúdo
LEMA I

Laboratório de Ensino de Matemática I

 

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Primeiro
Disciplina Laboratório de Ensino de Matemática I
Caráter PCC – Obrigatório
Pré-requisito
Código 0100231
Depto. DME
CHT 68 horas
Créditos 04
Natureza/sem 68 prática/01
Prof. Resp.
Objetivos Manusear, criar, elaborar, analisar e avaliar diferentes materiais e métodos utilizados no ensino da matemática. Realizar pesquisa bibliográfica referente a métodos didáticos que envolvem a construção do conhecimento matemático.
Ementa (Re) Construção de habilidades e conceitos de matemática pelos alunos do curso via experimentos em laboratório. Identificação de estratégias para o ensino de habilidades e conceitos de Matemática dos Níveis Básicos.
Programa

Estratégias para levar alunos do Nível Fundamental de Ensino à construção de conceitos matemáticos, a representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas.

Representação de conjuntos

União e intersecção de conjuntos;

Classificação de elementos de um conjunto – subconjuntos de um conjunto;

Complementar de um conjunto;

Implicação lógica e sua relação com o conceito de conjunto;

Negação de sentença matemática e sua relação com o conceito de conjunto;

Silogismo disjuntivo;

Representação de números;

Operações com números naturais (divisão, multiplicação, subtração e adição);

Construção do conceito e da representação de fração;

Construção do conceito de equação;

Figuras geométricas: segmentos de reta, ângulos, polígonos;

Medidas de comprimento, perímetros e áreas.

 

Aspectos do processo de aprendizagem

O conceito de erro;

A subjetividade na observação;

A subjetividade na representação;

As experiências do aprendiz;

A troca de experiências entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem;

Limites e interesses individuais dos aprendizes;

A autoregulação e a regulação pelo grupo;

Aprendizagem x desenvolvimento histórico do conhecimento matemático.

 

Aspectos do processo de ensino

Planejamento de atividades;

Experimentação de estratégias;

Regulação do processo de ensino;

Avaliação da aprendizagem.

 

Bibliografia

Básica:

BOYER, C. História da matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974.

BROUGERE, G. Jogo e Educação. Ed. ARTMED.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade a ação. Campinas: Editora UNICAMP, 1986.

DIENES, Z. P. e GOLDING, E. W. Conjuntos, Números e Potências. Ed EPU.

DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Exploração do espaço e prática de medição. Col. Os primeiros passos em matemática – Vol 3. (Trad. de Oclide José Dotto) São Paulo: Ed. Herder, 1969.

DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Lógica e jogos lógicos. Col. Os primeiros passos em matemática – Vol. 1. (Trad. de Oclide José Dotto, rev. E adapt. De Ormil Alves Pilatti). São Paulo: Ed. Herder, 1969

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. São Paulo: Ed. Vozes, 1982.

CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.

LIMA, Elon Lages. Medida em geometria. Coleção do professor de matemática. Sociedade Brasileira de Matemática.

Parâmetros Curriculares Nocionais – Vol. 3 – Matemática (5a a 8a).MEC.

SINGER, Naomi E. & Miller, Matthew J.. Atividades educacionais I. Trad. de Marta Malvezzi Leal. São Paulo: Madras Ed. Ltda, 2002

 

Complementar:

BRETTAS, Luiz Alberto. Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática. Tese de Doutorado em Mídia e Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis : UFSC, 2005.

CARRAHER, Terezinha Nunes (org.). Aprender pensando. Recife: SEC/UFPe, 1985.

CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141.

FERREIRA, André Luis Andrejew. Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química. Tese de Doutorado em Informática na Educação. Programa de Pós-graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

FONSECA, Márcia Souza da. Sobre a matematização do mundo e a desmundanização matemática. Tese de Doutorado Em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2005

GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora UFPR, 1992. 105p.

KOTHE, Siegfried. Pensar é divertido. São Paulo: E.P.U., 1970.

LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes médicas, 1988.

LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade; uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1987.

PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.

PIMENTA, Selma Garrido & GONÇALVES, Carlos Luiz. Revendo o ensino de 2º grau; propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990.

PONTE J. P, BROCADO, J e OLIVEIRA, H. Investigações matemática em Sala de Aula. Ed. Autêntica.

ZERMIANI, Vilma J. Álgebra; brincando, redescobrindo, compreendendo. Blumenau: Editora da FURB, 1987.