• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Instrumentação para o Ensino Matemática II

Instrumentação para o Ensino de Matemática II

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Nono
Disciplina Instrumentação para o Ensino de Matemática II
Caráter PCC – Obrigatório
Pré-requisito IEM I (0100252)
Código 0100256
Depto. DME
CHT 68 horas
Créditos 04

Natureza

Ano/sem

68 práticas

 

 

Prof. Resp.
Objetivos

Pretende-se que o licenciando desenvolva reflexões críticas a respeito das interações entre a Matemática e os processos de ensino-aprendizagem da escola atual, e adquira habilidade no preparo de uma unidade didática e na pesquisa para o seu desenvolvimento no âmbito do Ensino Médio. Pretende-se que o licenciando adquira habilidade de fazer conexões entre os conhecimentos da Matemática e de outros campos através de projetos escolares interdisciplinares. Pretende-se também que o licenciando adquira condições de analisar e avaliar livros didáticos e outros recursos.

 

Ementa

Análise de currículos de Ensino Médio. Avaliação de programas, projetos e livros-texto de matemática do Ensino Médio. Discussão de formas de apresentação dos conteúdos de Matemática do Ensino Médio. Elaboração e Execução de aulas experimentais. Estudos das relações de conceitos de matemática com outras áreas do conhecimento no nível do Ensino Médio e com conceitos de matemática do Ensino Fundamental. Leitura de artigos em revistas de educação matemática e redações de textos para o Ensino Médio.

 

Programa

Reflexões sobre o que é Matemática, a matemática que se aprende e a que se ensina, os objetivos de seu ensino no Ensino Médio.

Apresentação de diversos métodos (resolução de problemas, uso da História da Matemática, uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos, modelagem matemática, dentre outros) para o ensino de Matemática com vistas ao planejamento de unidades didáticas.

Implementação por meio de aulas simuladas das aulas preparadas. A temática das aulas simuladas abrangerá os campos da Álgebra, Trigonometria, Geometria, Conjuntos Numéricos, Análise Combinatória, Probabilidade, Estatística e Polinômios e Equações Algébricas. Planejamento de projetos interdisciplinares.

Análise, avaliação e escolha de livros didáticos para o Ensino Médio. Regência e avaliação de aulas.

Exame e crítica de recursos didáticos para o ensino de Matemática.

 

Bibliografia

Básica

CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141.

LIMA, Elon Lages et al. A matemática do ensino médio. 1999. v 1, 2 e 3.

PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995.

PIMENTA, Selma Garrido & GONÇALVES, Carlos Luiz. Revendo o ensino de 2º grau; propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990.

 

Complementar

Livros didáticos de matemática para o Nível Médio.

Revista Educação Matemática. São Paulo: Editora Módulos.

Revista Método. São Paulo: Atual Editora.

Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM