• CLMN 2023

Créditos 04
Natureza 68 teóricas
Prof. Resp.
Objetivos Possibilitar aos alunos a aquisição progressiva de sensibilidade e competência para compreender e conceituar a realidade educacional em geral e da escola, através do estado das categorias de fundamentos da educação.
Ementa Tem como objetivo os pressupostos metodológicos, filosóficos, antropológicos, econômicos, político-institucionais e sociológicos de forma “interdisciplinar”, centrando-os na perspectiva de possibilitar aos alunos aquisição educacional em geral e, particularmente, a escola e suas relações constitutivas mais imediatas. Espera-se que os alunos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva histórica mais elaborada.
Programa Categorias filosóficas apropriadas para o estudo de educação em geral e da escola. Estudar as categorias históricas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias históricas apropriadas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias antropológicas apropriadas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias sociológicas apropriadas para o estudo da educação em geral e da escola.

Básica

ARROYO. Miguel. Oficio de Mestre.

CHAUI, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 1999.

CORTELLA, Mario Sérgio. A escola e o conhecimento. São Paulo: Cortez/PF,1998.

GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo, Ática, 1993.

GADOTTI, Moacir (Org.) Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez; 1PF; UNESCO, 1996.

Complementar

KIELING, Jose Fernando. Pressupostos históricos dos processos educativos no meio rural. Cadernos de Educação. Pelotas, FaE/UFPel, (12): jan/jun 1999, pp. 7i-h7.

LEFEBVRE. Henri. Metafilosolia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

LUCKESI, Cipriano e PASSOS, Elizete. Introdução a Filosofia. 3ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MANACORDA, Mario A. História da Educação. 3ed. São Paulo: Cortez, 1992.

MARTINS, José de Souza. Caminhada no Chão da Noite. São Paulo: Hucitec, 1989.

OLIVEIRA, Avelino da Rosa. Marx e a Liberdade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997 (Coleção Filosofia: 62).

REVISTA EDUCAÇÃO SOCIEDADE. São Paulo, CEDES (vários números).

ROSA, Maria da Glória. A história da educação através dos textos. São Paulo: Cultrix. 1982.

SAVIANI, Dermeval Tendências e correntes da educação brasileira. In Mendes, Durmeval Trigueiro (org). Filosofia da Educação brasileira. 2ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

SANTOS, Boav-entura de Souza. A critica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórica-Crítica. 5ed. Campinas: Autores Associados, 1995.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do Trabalho Científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2000.