• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Estágio de Matemática II

Estágio de Matemática II

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Décimo
Disciplina Estágio de Matemática II
Caráter EO
Pré-requisito Teoria e Pratica Pedagógica (0350011) e Trabalho de Campo II (0100262)
Código 0350214
Depto.

Departamento de Ensino

(Compartilhado com o DME)

CHT 136 horas/aulas
Créditos 08
Natureza 136 Prática
Prof. Resp.
Objetivos

Promover a evolução das idéias relativas aos conhecimentos da matemática que devem ser desenvolvidos na escola, a partir da reflexão das práticas de sala de aula, das atitudes necessárias ao futuro professor para o desenvolvimento de um trabalho docente na direção de um ensino de matemática de modo contextualizado.

Analisar ações docentes possíveis para a sala de aula de matemática que levem em conta a realidade da escola imersa em seus condicionantes estruturais.

Ementa Execução do projeto de ensino elaborado na disciplina de Trabalho de Campo II em escola de Nível Médio. Reflexões sobre as diferentes concepções de matemática, presentes nas salas de aula, e sua relação com a vida cotidiana. Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem no Nível Médio.
Programa

Projeto de ensino para disciplina de matemática do Nível Médio

Discussão dos projetos elaborados em Trabalho de Campo II

Planejamento da execução do projeto

Desenvolvimento do projeto em sala de aula do Nível Médio

Avaliação do Projeto

Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos

Discussão e aprofundamento teórico sobre os relatos das experiências dos estagiários

Construção de síntese dos saberes pedagógicos construídos durante o semestre.

 

Bibliografia

Básica

FREIRE, P. e SCHOR, Ira. Medo e Ousadia, o cotidiano do professor. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986.

LOPES, Celi e NACARATO, Adair (org). Escrituras e Leituras na educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

MACHADO, Silvia Dias et. al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999.
Complementar

MOREIRA, Plínio e DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor, licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise de influência francesa. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto. Editora Porto, 1998.