• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Estágio de Matemática I

Estágio de Matemática I

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Oitavo
Disciplina Estágio de Matemática I
Caráter EO
Pré-requisito Teoria e Pratica Pedagógica (0350234) e Trabalho de Campo I (0100254)
Código 0350213
Depto.

Departamento de Ensino

(Compartilhado com o DME)

CHT 136 horas
Créditos 08
Natureza 136 Prática
Prof. Resp.
Objetivos

Promover a evolução das idéias relativas aos conhecimentos da Matemática que devem ser desenvolvidos na escola, a partir da reflexão das práticas de sala de aula e das atitudes necessárias ao futuro professor para o desenvolvimento de um trabalho docente na direção de um ensino de matemática.

Analisar ações docentes possíveis para a sala de aula.

 

Ementa Execução do projeto de ensino elaborado na disciplina de Trabalho de Campo I em escola de Nível Fundamental. Reflexões sobre as diferentes concepções de matemática, presentes nas salas de aula. Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem no Nível Fundamental.
Programa

Projeto de ensino para disciplina de Matemática do Nível Médio

Discussão dos projetos elaborados em Trabalho de Campo I

Planejamento da execução do projeto

Desenvolvimento do projeto em sala de aula do Nível Médio

Avaliação do Ensino no Nível Médio

Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos

Discussão e aprofundamento teórico sobre os relatos das experiências dos estagiários

Desenvolvimento de propostas de reformulação dos projetos dos alunos

Avaliação do trabalho desenvolvido

Construção de síntese dos saberes pedagógicos construídos durante o semestre.

Bibliografia

Básica

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessários à prática educativa. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LOPES, Celi e NACARATO, Adair (org). Escrituras e Leituras na educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

 

Complementar

MACHADO, Silvia Dias et. al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999.
MOREIRA, Plínio e DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor, licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise de influência francesa. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto. Editora Porto, 1998.