• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Língua estrangeira instrumental

Língua estrangeira instrumental

Curso Licenciatura em Matemática
Disciplina

Língua Estrangeira Instrumental

 

Caráter Optativa
Pré-requisito
Código 130154
Depto. Letras Estrangeiras
CHT 68
Créditos 4
Natureza Teórica
Prof. Resp.
Objetivos Fazer uso de textos diversos referentes a áreas de interesse dos alunos, com vistas a desenvolver diferentes tipos de habilidades/estratégias e de micro-habilidades de leitura e favorecer a compreensão leitora em língua inglesa.
Ementa Desenvolvimento de estratégias de leitura em inglês como língua estrangeira, com ênfase em elementos e recursos lingüísticos intertextuais que contribuam para a compreensão de tipos diversos de textos como unidades de sentido.
Programa

– Conteúdo para a habilidade de recepção escrita/leitura:

Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler;

Diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”, leitura intensiva e leitura extensiva;

– Micro-habilidades de leitura:

Reconhecimento de funções comunicativas de textos;

Reconhecimento de idéias principais de textos;

Identificação de detalhes específicos;

Distinção entre idéias principais e acessórias;

Reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e em relação ao leitor;

Inferência quanto a idéias e informações não explícitas;

Antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso;

Inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo;

Reconhecimento de vocabulário familiar;

Uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar;

Reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras:

Reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.), sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas elípticas;

Reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções nas relações inter e intra-sentenciais;

– Interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências

culturais específicas.

Bibliografia

Básica

CORACINI, M.J.R.F. O jogo discursivo na aula de leitura língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Editora Pontes, 2ª edição, 1992

 

Complementar

McCARTHY, Michael. Discourse analysis for language teachers. Cambridge University Press, 1991.

NUNAN, David. Reading: a discourse perspective. Language teaching methodology: a textbook for teachers. Phoenix ELT, 1995.

VIGNER, Gérard. Lire: du texte au sens. Paris: CLE International, 1979.