• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Iniciação a Pesquisa no Ensino da Matemática

Iniciação a Pesquisa no Ensino de Matemática

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Décimo
Disciplina Iniciação a Pesquisa no Ensino de Matemática
Caráter ACA – Obrigatório
Pré-requisito
Código 100261
Depto. DME
CHT 68 horas
Créditos 04
Natureza 34 teóricas / 34 prática
Prof. Resp.
Objetivos

Preparar o aluno para seu possível envolvimento em projetos de pesquisa, ensino e extensão em matemática.

 

Ementa

Análise de artigos sobre pesquisa no ensino de Matemática. Análise de dissertações de mestrado e de teses de doutorado na área do ensino de Matemática. Pesquisa no ensino da Matemática: quantitativa e qualitativa. Elaboração de Projetos de Pesquisa. Elaboração de artigos.

 

Programa

Pesquisa em Ensino de Matemática

Pesquisa em ensino vs pesquisa em ensino de matemática

Análise quantitativa vs análise qualitativa

Limitações e possibilidades de pesquisa em ensino de Matemática

 

Estudo de pesquisas específicas

Seleção de material bibliográfico – relatórios, dissertações e teses – sobre pesquisas em ensino de matemática

Avaliação do material selecionado

Relevância para o ensino em geral

Envolvimento da área da matemática

Adequação do texto aos objetivos da disciplina de IPEM

Pesquisa quantitativa

Amostragem utilizada e cálculos estatísticos elaborados x conclusões da pesquisa

Identificação de alternativas possíveis para o trabalho feito

Pesquisa qualitativa

Argumentação utilizada x referências apresentadas

Argumentação e informações apresentadas x conclusões

Possibilidades de extensão para pesquisa quantitativa

 

Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática

Objetivos

Estabelecimento de tema específico

Especulação x busca de dados

Método

Escolha método e instrumentos

Levantamento de informações : qualitativas x quantitativas

Manipulação de informações : descrições e inferências

Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra

Estabelecimento de cronograma de trabalho.

 

Bibliografia

Básica

CERVO, A. L., BERVIAN, P. A.. Metodologia científica. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1983.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1983.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1985.

 

Complementar

VERA, A. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Ed. Globo, 1976.

BARROS, A. J. P. & LEHFELD, N. A. S.. Fundamentos de Metodologia. São Paulo : Ed. McGraw-Hill do Brasil

COSTA, M. Vorraber (Org.); NETO, Alfredo Veiga … [et al]. Caminhos investigativos II – Outros métodos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002