Software Sobrecarga Térmica da Fundacentro é atualizado

Em 2015 a Fundacentro trouxe uma novidade muito interessante, na qual era possível verificar o IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo) diretamente pela internet (Confira a notícia AQUI). Pois agora este recurso teve suas funcionalidade ampliadas. Confira abaixo o texto de divulgação do software e aproveite o recurso.
É com prazer que informamos a todos os colegas da Fundacentro que o software Sobrecarga Térmica, instalado no portal da instituição, passou por melhorias, visando torná-lo uma ferramenta de apoio às pesquisas no âmbito da ciência da saúde coletiva e ocupacional.
As novidades facilitam o estudo da relação de causa-efeito (estudos epidemiológicos) entre a exposição ao calor intenso e as doenças dela decorrente.
Ampliamos o período de pesquisa de 30 para 365 dias.
Os relatórios são gerados em apenas 1 minuto pelo software e apresentam os valores dos IBUTGs, temperatura de bulbo úmido (TBN), temperatura de Globo (TG) e temperatura de bulbo seco (TBS) de hora em hora, das 9h às 16h, do período desejado. Além disso, apresentam também os parâmetros meteorológicos de hora em hora, utilizados para cálculo dos IBUTGs, isto é: o valor da radiação, velocidade de vento e umidade relativa, bem como as estações meteorológicas onde foram obtidos esses dados.
Para períodos de até 30 dias são gerados dois relatórios, um em PDF e outro em CSV com informações complementares, além da apresentação dos resultados em tela.
Para períodos maiores que 30, até 365 dias, é gerado apenas um arquivo CSV, formato importante para que os resultados sejam acessíveis a qualquer banco de dados e possibilitem o tratamento estatístico dos resultados em estudos epidemiológicos. No entanto, o arquivo também pode ser aberto no Excel.
Agradecemos à equipe de TI da Fundacentro (Serviço de Informática – SIN) pelo aperfeiçoamento do software que já tem beneficiado milhares de trabalhadores que laboram a céu aberto.
Pedimos aos colegas que acessem o software (http://www.fundacentro.gov.br/sobrecarga-termica/estimar-ibutg) para experimentarem esta ferramenta e darem as suas sugestões.