Fundacentro disponibiliza Software gratuíto que estima IBUTG

A FUNDACENTRO sempre surpreende positivamente com algumas de suas iniciativas. Dessa vez, o destaque é o Software Gratuíto para estimativa de IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo). O software resultou de um projeto ímpar da instuição e sem similar em outros países. O pesquisador Paulo Maia, um dos autores do trabalho relatou à Revista Proteção (edição 281) que “O software foi desenvolvido porque havia uma demanda, principalmente do Ministério Público do Trabalho (MPT), que mostrava preocupação com o crescimento do número de mortes no campo, especialmente na cultura de cana-de-açucar. No entanto, o estudo de calor e seus efeitos são parte de nossa atividade diária há vários anos“. O pesquisador ainda complementa que “hoje, com um computador na mão, e possível saber o IBUTG com um grau de acerto muito confiável. A ferramenta, embora ainda subutilizada, elimina uma das principais desculpas das empresas de que é difícil fazer a medição“. Leia abaixo o texto da própria FUNDACENTRO e não deixe de acessar e usar o espaço, Clicando AQUI, ou na figura abaixo. Você pode ainda digitar o seguinte endereço na barra de seu navegador web: http://www.fundacentro.gov.br/sobrecarga-termica/inicio
ibutg_fundacentro
Monitoramento da exposição à sobrecarga térmica: Uma parceria FUNDACENTRO e INMET
O software Sobrecarga Térmica, desenvolvido pelo FUNDACENTRO, fundação do Ministério do Trabalho e Emprego, representa uma inovação na área de prevenção de doenças relacionadas ao calor intenso. Com a sua disponibilização gratuita a todos os interessados nesse tema, o Brasil tornou-se o único país do mundo a possuir uma ferramenta eficaz para monitorar a exposição do trabalhador à sobrecarga térmica nas atividades a céu aberto em todo o seu território. Isso permite identificar a necessidade de introduzir ou modificar medidas de controle que possibilitam evitar, por um lado o adoecimento e morte de trabalhadores e, por outro, perdas econômicas decorrentes destes infortúnios.
A possibilidade de monitoramento de mais de 15 milhões (Dieese, 2013) de trabalhadores que laboram a céu aberto, considerando somente a área rural, representa uma diminuição de custo significativa para as empresas, as quais são fiscalizadas e multadas por não apresentarem nos seus Programas de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA a avaliação da exposição ao calor exigida pela Norma Regulamentadora 09 – NR 09. Para as que possuem uma vasta área de cultivo, as medições sistemáticas e repetitivas da exposição ao calor demandam muitos técnicos especializados e equipamentos que oneram a produção e, por isso, na maioria das vezes não são realizadas e quando são, não revelam a real exposição dos trabalhadores.
O monitoramento se dá pela estimativa do Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo (IBUTG) calculado utilizando-se dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET. Os usuários podem obter esse valor de IBUTG em qualquer ponto do território brasileiro que diste, no máximo, 80 km de uma ou mais estações meteorológicas. O software fornecerá nesse ponto o IBUTG estimado no horário das 09:00h as 16:00h de um dia ou de períodos, de até 30 dias, a partir de abril de 2014 até o dia da avaliação. O software fornece também a taxa metabólica média dos trabalhadores e informações sobre as medidas de prevenção e controle, entre elas, o critério de trabalho/descanso.
Ainda em 2015, a FUNDACENTRO/MTE espera tornar este software de monitoramento uma ferramenta de pesquisa para estudos retrospectivos e prospectivos de impactos sobre a saúde de trabalhadores rurais. Nesta visão, trabalhos de fim de curso, Mestrados e Dourados, baseados nas informações fornecidas pelo software poderão trazer novos conhecimentos sobre a real situação de exposição dos trabalhadores a céu aberto e prover subsídios às empresas e ao Ministério de Trabalho e Emprego para criação de normas e programas, ainda mais efetivos, na prevenção danos à saúde relativos ao calor intenso.
O software tem sido utilizado por centenas de técnicos, engenheiros e médicos do trabalho. Para as pessoas que venham ter interesse por este tipo de avaliação, basta acessar o Portal da FUNDACENTRO e clicar no link Sobrecarga térmica. Daí em diante o software é alto explicativo, o que facilita o seu uso.