Saúde do trabalhador no campo é tema de um vídeo desenvolvido no Mato Grosso e distribuído pela Fiocruz

Há em anos recentes um movimento emergente no Brasil que aponta os danos ocasionados pelo descuido em algumas políticas públicas responsáveis pela forma com que o alimento chega à mesa do consumidor final. São exemplos de trabalhos que representam estas iniciativas os documentários O Veneno está na Mesa e o documentário Muito Além do Peso.
Um viés ainda não evidente nos documentários citados surge de forma bastante evidente no vídeo Nuvens de Veneno, o qual está sendo distribuído pela VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz. O vídeo documentário de somente 22 minutos traz uma abordagem voltada para a Saúde Ocupacional no campo e apresenta inclusive, o caso de um jovem trabalhador que sofreu um grave adoecimento no trabalho por conta da manipulação inadequada de agrotóxicos. Não deixem de Assitir, pois vale à pena!!
Sinopse: A nuvem se espraia pelas plantações. Em vez de molhar, seca. Ela não traz a chuva, traz o veneno. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algodão, milho e também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Nuvens de veneno expõe as preocupações com as consequências do uso desses agroquímicos no ambiente, especialmente, na saúde do trabalhador. Um documentário revelador que faz refletir sobre a forma que crescemos e sobre o tipo de desenvolvimento que queremos.
Realização: Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Terra Firme e VideoSaúde
Direção: Beto Novaes
Distribuição: VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz