Título do Projeto:
Uma investigação quanto à associação entre a Teoria dos Prospectos e sua contribuição para a compreensão da percepção dos riscos no ambiente de trabalho
Resumo do projeto:
Embora neste exato momento a maioria de nós julgue estar tomando uma série de decisões racionais, na verdade, não estamos exatamente agindo dessa forma. No campo das finanças comportamentais a Teoria das Decisões trouxe uma importante quebra de paradigma sobre como os indivíduos se comportam baseando-se em princípios deste tipo. Este tema e relativamente recente, tendo ganhado mais notoriedade somente a cerca de duas décadas. Se pensarmos que os acidentes são eventos associados muito frequentemente a uma cadeia de decisões, nada mais pertinente do que explorar como a Teoria das Decisões poderia contribuir para compreender tal cadeia de decisões, para melhorar as condições de segurança, reduzindo acidentes nas empresas.
Abordagens comportamentais ligadas à gestão e percepção dos riscos podem emergir como uma alternativa aos modelos tradicionalmente utilizados como apoio à gestão da SST. Para além das abordagens tradicionais já consolidadas para gestão dos riscos no contexto da SST e de normas como a NBR ISO 31000:2009, abordagens comportamentais mostram-se como uma importante alternativa para compreender a relação do trabalhador com seu ambiente de trabalho e mais particularmente com sua percepção dos riscos. Neste sentido, o trabalho desenvolvido por Kahneman e Tversky no âmbito do que foi denominada ainda nos anos 70 como a moderna teoria das finanças mostra-se uma alternativa interessante. Para estes autores a decisão efetiva dos indivíduos muitas vezes não é consistente com a decisão esperada a partir dos modelos teóricos de maximização da utilidade esperada. Esta percepção, reconhecida como a Prospect Theory, ou a Teoria dos Prospectos, difundiu-se como uma alternativa aos modelos tradicionais associados ao estudo dos riscos e levou Daniel Kahneman ao Prêmio Nobel de Economia em 2002. Contudo, e apesar amplamente difundida no contexto financeiro, a Teoria dos Prospectos ainda consta como um assunto deserto no contexto da SST. Mesmo no campo financeiro o comportamento ligado às decisões se constitui um campo fértil para pesquisas, incorporando modelagem matemática e pesquisa empírica, inclusive aspectos de psicologia. Neste sentido, uma pesquisa que busque a adequada associação entre como se dão as percepções de risco do trabalhador e a Teoria dos Prospectos contribuirá não só com uma abordagem inovadora no campo da SST, mas também trará uma possibilidade concreta para novas ações diretamente vinculadas à minimização dos acidentes de trabalho. Maiores detalhes do projeto podem ser verificado no endereço eletrônico: https://wp.ufpel.edu.br/labserg/portifolio/labserg_pesquisa_prospect_theory/
Pré-requisitos para Candidaturas:
1. Estar regularmente matriculado em curso de Engenharia de Produção da UFPel;
2. Ter cursado e ter sido aprovado ao menos na disciplina de Economia Industrial;
3. Histórico Escolar atualizado (com média obtido via DRA ou pelo cobalto);
4. Ter Currículo Lattes cadastrado na plataforma CNPq;
5. Apresentar uma carta de motivação.
Candidaturas:
Alunos interessados poderão enviar os itens 3, 4 e 5 para o e-mail do professor coordenador do projeto até às 23h55 do dia 25 de Agosto de 2014.
Professor Dr. Luis Antonio Franz,
Curso de Engenharia de Produção
Centro de Engenharias – CEng
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
e-mail: luisfranz@gmail.com
Entrevistas de Seleção:
quinta-feira, dia 28 de Agosto de 2014, Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG), sala 500, Campus Cotada, Rua Benjamin Constant, 989.