Investigação sobre ações voltadas à Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde e Segurança do Trabalho

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um assunto bem interessante e até imprescindível para aquelas empresas que desejam buscar um equilíbrio entre uma boa performance sem descuidar-se do cuidado com seu trabalhadores. Para compreender este tema e tratá-lo, autores costumam dividi-lo em dimensões, dentre as quais, uma é a Segurança e Saúde nas Condições de Trabalho. A pergunta que fica é: como os profissionais que atuam diretamente na área de SST nas empresas estariam aptos a contribuir com a absorção da QVT nestes locais? A resposta não é tão simples ou óbvia. Pensando em responder a esta questão de pesquisa, a aluna Corintha da Trindade Dias Neta, da Engenharia de Produção, da UFPel, montou a pesquisa de seu Trabalho de Conclusão de Curso. O resultado de sua pesquisa mostrou algumas facetas bem interessante sobre os temas QVT e SST. Além disso, a sua proposta metodológica traz algumas características interessantes, que podem ser replicadas em outras pesquisas de mesmo formato. Clique no link e dê uma conferida no trabalho. Boa leitura e até o próximo post!
.
Investigação sobre ações voltadas a qualidade de vida no trabalho e saúde e segurança do trabalho: Um estudo nas indústrias de alimentos na região de Pelotas
.
“A indústria de alimentos concentra altos índices de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho no Brasil. Este setor tem sido tema recorrente de discussões por órgãos fiscalizadores referente as condições de trabalho, qualidade de vida e saúde e segurança no trabalho. Neste contexto o presente estudo tem por objetivo investigar a contribuição da segurança e saúde do trabalho na qualidade de vida no trabalho nas indústrias de alimentos na cidade de Pelotas/RS. Para isto, buscou-se material teórico para a compreensão do cenário estudado como também um estudo em campo com entrevistas com os profissionais da área de SST e análise do mesmo. Além disso, optou-se pela utilização do modelo de Walton para a realização das entrevistas. Os resultados indicaram que a maioria dos profissionais de SST tem conhecimento sobre o assunto e atuam principalmente no que se refere as condições dos ambientes de trabalho, tendo pouco envolvimento na organização do trabalho.”
.
Confira este trabalho clicando AQUI.
Ou clique aqui para acessar este e outros TCCs associados às áreas de abrangência do LABSERG e NUMESA.