Infográfico: Um ótimo recurso para divulgar melhor o seu trabalho

Está se aproximando o CIC 2013 (XXII Congresso de Iniciação Científica) , da UFPel.
Normalmente estes eventos possuem espaços específicos destinados à apresentação dos trabalhos dos alunos na forma de poster. Particularmente, acho os pôsteres tradicionais “chatos”, cheios de textos dispostos inadequadamente e pouco atrativos visualmente. Ou seja, após o evento estes posteres são ótimos candidatos a tornarem-se depósitos de poeira atrás de algum armário, no canto de alguma sala.
Sendo assim, já há alguns anos vem crescendo meu interesse pelos infográficos, estruturas gráficas diferenciadas, atrativas e esteticamente muito legais. Para mim, os infográficos são um ótima solução para apresentar pôsteres em eventos científicos, pois eles tentar criar atalhos para que possamos interpretar mais rapidamente o trabalhos neles expostos.
Contudo, construí-los não consiste em uma tarefa trivial. Para se ter uma ideia, há profissionais no mercado editorial especializados exclusivamente na infografia. Há inclusive quem apresente seu currículo na forma de infográfico.
Segue abaixo algumas fontes de inspiração para aqueles alunos que desejam construir pôsteres valorizem seus trabalhos e que sejam merecedores de ficarem expostos pela universidade como objetos de leitura a admiração. Eles foram extraídos a partir da pesquisa em um website recheado de infográficos para todos os gostos e assuntos. Vale à pena conferir (Confira AQUI).
alex_argozino_02

Fonte: Espaço virtual do visualoop (Imagem de Alex Argozino | Folha de São Paulo)

1FL05SC00801

rafael_quick_02