Dicas de SST para o setor de limpeza

Muitas vezes alguns setores da economia passam desapercebidos quando estamos tratando da Segurança e Saúde Ocupacional, sendo que os setores ligados à prestação de serviços frequentemente acabam recebendo às vezes menos atenção ao tratar-se da condição do trabalhador.
São exemplos os casos dos comerciantes, frentistas, pintores autônomos e muitos outros, dos quais os serviços de limpeza enquandram-se aqui como uma caso especialmente importante de ser observado. Para estes trabalhadores há uma interessante iniciativa desenvolvida pela Fundacentro, a qual apresenta uma série de orientações para os trabalhadores do setor de limpeza. A instituição disponibilizou um documento em pdf e em vídeo bastante interessantes e que podem ser úteis em diversas circunstâncias.
Confira o vídeo abaixo e acesse o documento em pdf clicando AQUI. Você também pode fazer o download do vídeo clicando AQUI.
Segue abaixo o texto utilizado pela Fundacentro para a divulgação do trabalho:
“O objetivo deste video é chamar a atenção para os riscos devidos à exposição a vapores, gases e poeiras provenientes de produtos utilizados ou da própria atividade de limpeza cotidiana, enfocando para o início de sintomas que podem preceder o estabelecimento de doenças como asma e rinite. Cita alguns tipos de produtos de limpeza e situações que podem ser associados aos sintomas, fornece dicas de como perceber esta associação e faz algumas recomendações de pequenos cuidados na realização de tarefas que podem auxiliar na prevenção de exposições desnecessárias a estes produtos. Faz, ainda, algumas orientações quanto aos direitos dos trabalhadores e aos procedimentos para o diagnóstico da rinite e da asma relacionados ao trabalho.”