Cadastro no ORCID e ResearchID – Ótimo tutorial!

Segue aqui a dica de um ótimo vídeo produzido pela Universidade Federal do ABC (UFABC), onde o usuário encontra as informações básicas e um tutorial para registrar-se no ORCID e no ResearchID. Cada vez mais se faz necessário que os docentes e alunos das universidades efetuem seus cadastros no ORCID (sigla para Open Researcher and Contributor ID) e no ResearcherID. Essas bases são interconectadas, sendo que a partir do ORCID o usuário pode fazer o update de dados para o ResearcherID. Não obstante, já é possível vincular também o Currículo Lattes diretamente ao ORCID, embora as instruções para utilizar esta funcionalidade não constam no vídeo.
Conforme exposto pela equipe que produziu o vídeo “o cadastramento no ORCID fornece ao pesquisador um número de identificação que servirá como uma assinatura digital no ambiente científico global, sem risco de confusão com homônimos. Vários periódicos atualmente já possuem um campo onde a identificação de pesquisadores no ORCID pode ser fornecida, de modo que suas informações, tais como nome, assinatura padronizada e afiliação, sejam preenchidas no formulário“. Agora é acessar as orientações e cadastrar-se
.
Bom cadastro!!