Oportunidade de bolsa para realizar o Curso de Língua e Cultura Alemã na Alemanha

*a UFPel International faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

Estão abertas as inscrições para o Hochschulwinterkurs – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs, programa do DAAD que concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão.

Selecionados poderão fazer um curso de até 6 semanas sobre o idioma e cultura alemã, em uma Universidade da Alemanha. O programa também conta com uma versão online, sendo que candidatos somente poderão se candidatar para uma das modalidades disponíveis.

• Hochschulwinterkurs presencial

– Duração de 6 semanas em uma Universidade Alemã (Universität Leipzig, TH Wildau, Albert-Ludwigs-Universität Freiburg ou Ludwig-Maximilians-Universität München).

– Seguro-saúde

– Bolsa no valor de 2.151 euros e auxílio para passagem aérea de 1.450 euros.

• Hochschulwinterkurs online

– Aulas de alemão online por até 6 semanas (25 horas por semana)

– Bolsa de 300 euros e a cobertura dos custos do curso de alemão.

Pré-requisitos

• Os pré-requisitos para ambas modalidades são os mesmos;
  • Para se candidatar é preciso estar matriculado(a) em uma instituição de ensino superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente (no caso de cursos na área de Engenharia, CR igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente);
  • Necessário ter nível B1 de alemão (é possível realizar o teste onSET que é aplicado gratuitamente pelo DAAD em algumas cidades do Brasil*)

* O leitor do DAAD, alocado em Poa, Robert Schade, virá para Pelotas no dia 4 de agosto para aplicar a prova do onset (prova de proficiência gratuita) para aqueles que desejam concorrer para a bolsa do Winterkurs.

Caso corresponda aos pré-requisitos, faça o registro no site www.onset.de, escolha o Testzentrum DAAD Porto Alegre no dia 04.08 (apenas neste dia a prova será aplicada em Pelotas) e faça a sua inscrição para fazer a prova e comprovar o nível de proficiência. Depois, caso o nível B1 seja confirmado através da prova, a inscrição para concorrer para o Winterkurs pode ser efetuada.

Para mais informações acesse o site sobre o programa e o infosheet elaborado pela DAAD Brasil.

Publicado em Notícias.