O Workshop em EMI é uma ação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) voltada para docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) credenciados aos programas de pós-graduação da instituição que tem por finalidade instrumentalizar os participantes com ferramentas para o uso do inglês como meio de instrução nas disciplinas ofertadas pela UFPel, fomentando assim o potencial de internacionalização da universidade e propiciando a melhoria da proficiência linguística da comunidade acadêmica que constitui este público alvo. Esta capacitação, pensada para acontecer idealmente uma vez por semestre, baseia-se na Taxonomia de Bloom para definir objetivos de aprendizagem e planejar aulas com base nesta identificação e, em especial, na proposta Backwards Course Design para o preparo de aulas e desenvolvimento de materiais a partir de metodologias ativas que envolvam professores e alunos em práticas autênticas mediadas pela língua inglesa.
O(s) último(s) edital(is) do Workshop em EMI pode(m) ser verificado(s) clicando aqui.
A Consultoria em EMI (Inglês como meio de instrução) é uma ação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) desenvolvida para acompanhar os docentes que realizaram alguma das edições do Workshop em EMI, oferecidos pela CRInter anteriormente, de forma individualizada, na implementação do EMI em um componente curricular (disciplina) da pós-graduação. A Consultoria baseia-se em materiais utilizados no Workshop EMI, em especial na proposta Backwards Course Design. A proposta baseia-se na preparação de materiais pelos docentes, a partir das necessidades dos seus contextos específicos de atuação, os quais serão discutidos nos encontros síncronos. Os tópicos incluem design do curso, desenvolvimento do plano de estudos e construção de aulas e materiais embasados em metodologias ativas.
O(s) último(s) edital(is) da consultoria em EMI pode(m) ser verificado(s) clicando aqui.
A Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês é uma ação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) desenvolvida para capacitar docentes, discentes e servidores técnico-administrativos e é voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências em inglês. A atividade também busca promover a Internacionalização na comunidade UFPel por meio de construção e prática de apresentações acadêmicas orais em língua inglesa.
O(s) último(s) edital(is) da Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês pode(m) ser verificado(s) clicando aqui.
O Curso de Espanhol para Acolhimento é uma ação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) em parceria com o Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da UFPel. É voltado ao desenvolvimento de competência cultural em língua espanhola por meio de conteúdos linguísticos, socioculturais e pragmáticos, em práticas discursivas voltadas ao acolhimento de estudantes hispanofalantes. O curso busca desenvolver habilidades de comunicação e acolhimento voltadas à orientação desses estudantes, bem como desenvolver práticas de respeito e interatuação em relação às diferenças culturais no âmbito da universidade.
Dando seguimento à oferta de disciplinas direcionadas a estudantes internacionais, foi lançada a disciplina transversal da Pós-Graduação - uma ação da Pró-Reitoria de pesquisa e pós-graduação - intitulada “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”. A disciplina, ministrada em português, desenvolve estratégias de leitura e produção de gêneros acadêmicos escritos (resumos, resenhas e artigos, por exemplo) em Língua Portuguesa, bem como de prática de recursos linguísticos em português comumente utilizados nesses gêneros.
A disciplina tem uma ou duas ofertas anuais as quais são divulgadas pelos Programas de Pós-Graduação da UFPel e CRInter aos estudantes internacionais de graduação e pós-graduação.
A disciplina "Leitura e Produção de Textos Acadêmicos em Inglês" é uma ação da Pró-Reitoria de pesquisa e pós-graduação. Pensada especificamente para estudantes da pós-graduação, tem o objetivo de desenvolver estratégias de leitura e produção de gêneros acadêmicos escritos em inglês (resenha, artigo científico, resumo e capítulo, por exemplo), bem como possibilitar a prática de recursos linguísticos comumente utilizados nesses gêneros. O fim da proposta da disciplina é ampliar as publicações internacionais dos PPG da universidade por meio de maior autonomia de redação de artigos em inglês por parte dos estudantes.
A disciplina tem uma ou duas ofertas anuais as quais são divulgadas pelos Programas de Pós-Graduação da UFPel e CRInter aos estudantes de pós-graduação da UFPel.