Bolsas de estudo para graduação e pós-graduação no México

Está aberta a Convocatória de Bolsas de Estudo de Excelência do Governo do México para Estudantes Estrangeiros 2023. As bolsas estão dirigidas a estudantes internacionais interessados em estudar no México e incluem os níveis de especialização, mestrado, doutorado e pesquisa de pós-doutorado. Além disso, também contemplam programas de mobilidade estudantil para cursos de licenciatura e pós-graduação.

Benefícios das Bolsas

• Para bolsas de mestrado, mobilidade de graduação e mestrado e pesquisas em nível de mestrado: valor mensal de sustento no valor de $12,614.80 (doze mil seiscentos e quatorze pesos e oitenta centavos mexicanos).
  • Para bolsas de doutorado e pesquisa em nível de doutorado e pós-doutorado: valor mensal de sustento no valor de $15,768.50 (quinze mil setecentos e sessenta e oito pesos e cinquenta centavos mexicanos).
  • Inscrição e mensalidades, de acordo com o programa de cada instituição de ensino superior mexicana (Anexo 1) e sujeito à decisão final de cada instituição.
  • Seguro de saúde pelo Instituto Mexicano de Seguro Social (IMSS), com vigência a partir do sétimo mês da bolsa e duração semelhante ao período da bolsa concedida (Anexo 2).
  • Isenção do custo de emissão do visto mexicano.
  • Transporte aéreo internacional ao término satisfatório da bolsa.

Requisitos

Candidatos devem incluir todos os documentos acadêmicos de acordo com os estudos ou pesquisas a serem realizados, além de:

1. Cópia do passaporte válido do candidato, com os dados de identificação visíveis;
  2. Carta declaratória assinada pelo candidato (Formato 1).
  3. Curriculum Vitae preenchido em um processador de texto, com no máximo 4 páginas, assinado pelo candidato (Formato 2).
  4. Cópia do atestado médico: Emitido por uma instituição de saúde pública ou privada, com uma validade não superior a 3 meses anteriores à apresentação da candidatura, indicando que o candidato goza de boa saúde. (Se estiver em um idioma diferente do espanhol, deve ter tradução certificada).

Os interessados deverão apresentar suas candidaturas até o dia 21 de julho de 2023.

O edital e as informações complementares podem ser consultados no site da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), através do link a seguir: https://www.gob.mx/amexcid/acciones-y-programas/becas-para-extranjeros-29785

As candidaturas deverão ser apresentadas por meio da plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Cooperação Acadêmica (SIGCA), disponível em:https://sigca.sre.gob.mx/

*a UFPel International faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

Publicado em Notícias.