Início do conteúdo
    Notícias
  • Cidades em Transe 2022 acontecerá no dias 01, 02 e 03 de junho em formato virtual

    Nos dias 01, 02 e 03 de junho temos encontro marcado na 6ª edição do evento Cidades em Transe. Nesse ano, com a temática “Ancestralidades, Envelhecimentos e Espaços Urbanos” o evento que ocorre desde 2017 com o objetivo de debater junto à sociedade diferentes perspectivas sobre a cidade.

    Em 2022, o Cidades em Transe vem acrescentar debates acerca das ancestralidades, fundamentados em processos de construção identitária, bem como dos envelhecimentos e suas relacionalidades, que envolvem direitos e deveres, relações de afetos, religiosidades, novas sensibilidades, questões de saúde, mobilidade e moradia.

    O evento será online e totalmente gratuito. Logo mais maiores informações sobre a programação e inscrições!

    Segue o instagram do @geeurbano_ e fique por dentro das novidades que estamos preparando para o evento!

  • Integrantes do Projeto de Extensão “Narrativas do Passo dos Negros” na RadioCom (104.5 FM) – 14/05 às 16:30

    No próximo sábado, dia 14 de maio às 16h 30 min, integrantes do Projeto de Extensão “Narrativas do Passo dos Negros: Exercício de Etnografia Coletiva para Antropólogos/as em Formação” farão uma participação no Programa Nós Nosotros: Antropofonias e Charlas, na RadioCom (104.5 FM).

    Louise Prado Alfonso, André Carrasco, Flávia Galbiatti, Luiza Maia e Rodolfo Ribeiro falarão sobre a experiência de parceria construída entre o Projeto de Extensão e a Residência em Arquitetura e Urbanismo da UFBA – Núcleo Pelotas. Essa parceria deu origem ao “Plano Popular do Corredor das Tropas: um contraprojeto para o Passo dos Negros/Pelotas/RS”.

    Para acompanhar o programa acesso o link do canal da RádioCom no Youtube: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioComPelotas/featured

    Acesse outros conteúdos no Instagram do @geeurbano_.

  • Apresentação do “Plano Popular do Corredor das Tropas: um contraprojeto para o Passo dos Negros/Pelotas/RS”

    No dia 30 dia abril, a partir das 15 horas, aconteceu em formato híbrido (presencial e com transmissão via YouTube) a apresentação do “Plano Popular do Corredor das Tropas: um contraprojeto para o Passo dos Negros/Pelotas/RS”.

    O projeto é resultado do trabalho de alunos e professores da Nucleação Pelotas/UFPel do Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade / Residência em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da UFBA (https://residencia-aue.ufba.br/), em conjunto com moradores e moradoras do Corredor das Tropas.

    Esta ação também foi vinculada as atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão “Narrativas do Passo dos Negros: Exercício de Etnografia Coletiva para Antropólogos/as em Formação”.

    Caso tenha interesse, a apresentação pode ser revista a partir do link: https://youtu.be/T-WjGUFecbY 

    Confira alguns registros desse momento:

    Tu podes encontrar esse conteúdo também no Instagram do @geeurbano_. Segue a gente por ali para acompanhar nossas ações e futuros eventos!

  • Olá, mundo!

    Bem-vindo ao site do Grupo de Pesquisa Margens!

    Estamos em processo de construção do nosso site, logo mais teremos novidades sobre as ações e produções da equipe Margens. Até lá!