Início do conteúdo
    Notícias
  • “Para Além da Monumentalidade”, artigo sobre o Passo dos Negros é publicado na Revista de Arqueologia

    As pesquisadoras Melina Monks da Silveira, Louise Prado Alfonso e Newan Souza publicaram recentemente o artigo intitulado “Para além da monumentalidade: o papel social da arqueologia da arquitetura no reconhecimento e valorização de narrativas e patrimônios invisibilizados” na Revista de Arqueologia (v. 35, n. 2, p. 181 -207, 2022), revista editada pela Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

    O texto é resultado de anos de pesquisa junto com os/as moradores/as da comunidade e na importância da valorização de diferentes narrativas sobre os Bens patrimoniais, como também na pluralidade de Bens para diferentes comunidades.

    O artigo pode ser encontrado aqui.

     

  • Cidades em Transe: Ancestralidades, envelhecimentos e espaços urbanos

    A 6ª edição do evento Cidades em Transe aconteceu entre os dias 01 e 03 de junho e está disponível para futuras visualizações no Canal do YouTube do evento.

    A seguir os cards de divulgação das atividades dessa edição:

    Se interessou por algo? Maiores detalhes no site do evento e no canal.

    Tu podes encontrar outros conteúdos  no Instagram do @geeurbano_. Segue a gente por ali para acompanhar nossas ações e futuros eventos!

     

  • Conversa Online – Kiju Sakai e os Povos Originários com Louise Prado Alfonso e Márcia Lika Hattori

    No dia 26 de maio, as pesquisadoras Louise Prado Alfonso e Marcia Lika Hattori fizeram a fala intitulada “Kiju Sakai e os Povos Originários) no canal da Cia Koi no YouTube.

    A atividade está disponível em: https://youtu.be/hkJdfUmovO8

    Descrição:

    “Encontros são sempre eventos muito especiais, alguns chegam a transcender o tempo, o espaço e ecoam para além os personagens originais, criando um enredamento de histórias, significados e sentimentos.” A arqueóloga Louise Alfonso e a historiadora Márcia Hattori, que realizaram a exposição sobre o acervo de Sakai no Museu Histórico e Arqueológico de Lins em 2008, compartilharão os estudos do arqueólogo com os povos originários no interior de São Paulo, contribuindo para as pesquisas do projeto Da Palha ao Papel- Caminhos de Encontro e com a formação da nossa história local. Realização: “Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa”

  • Hoje, 21 de maio de 2022, a equipe Margens marca presença novamente na RadioCom (104.5 FM)

    No sábado, dia 21 de maio às 16h 30 min, integrantes do Projeto de Pesquisa “Margens: Grupos em Processos de Exclusão e suas Formas de Habitar Pelotas” farão uma participação no Programa Nós Nosotros: Antropofonias e Charlas, na RadioCom (104.5 FM).

    Louise Prado Alfonso, Alice da Conceição Teixeira, Felipe Aurélio Euzébio, Martha Rodrigues Ferreira, Tereza Cristina Barbosa Duarte e Marceli Teixeira dos Santos falarão sobre sua experiências e atuação nos Projetos de Extensão vinculados ao Margens: “Narrativas do Passo dos Negros: Exercício de Etnografia Coletiva para Antropólogos/as em Formação”; “Mapeando a Noite: O Universo Travesti”; “Terra de Santo: Patrimonialização de Terreiro em Pelotas”.

    Para acompanhar o programa acesso o link do canal da RádioCom no Youtube: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioComPelotas/featured

    Acesse outros conteúdos no Instagram do @geeurbano_.

  • Cidades em Transe em sua 6ª edição apresenta a temática “Ancestralidades, envelhecimentos e Espaços Urbanos”

    Em sua 6º edição, o evento “Cidades em Transe” tem como tema “Ancestralidades, envelhecimentos e Espaços Urbanos”. A proposta é promover debates acerca das ancestralidades, fundamentadas em processos de construção identitária. Bem como refletir sobre os envelhecimentos e suas relacionalidades, considerando direitos e deveres, relações de afetos, religiosidades, novas sensibilidades, questões de saúde, mobilidade e moradia.

    🍃 Assim, a proposta é discutirmos perspectivas e construções simbólicas que os processos de envelhecimentos podem assumir, em diferentes linguagens, para os mais diversos grupos, como: movimentos sociais, grupos religiosos, indígenas e quilombolas, pessoas LGBTQIA+, periferias, mulheres, nos mais variados contextos urbanos.

    Esse evento é realizado pelo Projeto de Pesquisa Margens e por vários colaboradores: Bibliotheca Pública Pelotense, Núcleo de Estudos afro-brasileiros e Indígenas-CMP, Laboratório de Estudos Comportamentais, Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, Laboratório de Estudos Urbanos, Gaia Arqueologia e o Instituto Federal Sul Rio-grandense Câmpus avançado Jaguarão.

    Segue o instagram do @geeurbano_ e fique por dentro das novidades que estamos preparando para o evento!

  • Cidades em Transe 2022 acontecerá no dias 01, 02 e 03 de junho em formato virtual

    Nos dias 01, 02 e 03 de junho temos encontro marcado na 6ª edição do evento Cidades em Transe. Nesse ano, com a temática “Ancestralidades, Envelhecimentos e Espaços Urbanos” o evento que ocorre desde 2017 com o objetivo de debater junto à sociedade diferentes perspectivas sobre a cidade.

    Em 2022, o Cidades em Transe vem acrescentar debates acerca das ancestralidades, fundamentados em processos de construção identitária, bem como dos envelhecimentos e suas relacionalidades, que envolvem direitos e deveres, relações de afetos, religiosidades, novas sensibilidades, questões de saúde, mobilidade e moradia.

    O evento será online e totalmente gratuito. Logo mais maiores informações sobre a programação e inscrições!

    Segue o instagram do @geeurbano_ e fique por dentro das novidades que estamos preparando para o evento!

  • Integrantes do Projeto de Extensão “Narrativas do Passo dos Negros” na RadioCom (104.5 FM) – 14/05 às 16:30

    No próximo sábado, dia 14 de maio às 16h 30 min, integrantes do Projeto de Extensão “Narrativas do Passo dos Negros: Exercício de Etnografia Coletiva para Antropólogos/as em Formação” farão uma participação no Programa Nós Nosotros: Antropofonias e Charlas, na RadioCom (104.5 FM).

    Louise Prado Alfonso, André Carrasco, Flávia Galbiatti, Luiza Maia e Rodolfo Ribeiro falarão sobre a experiência de parceria construída entre o Projeto de Extensão e a Residência em Arquitetura e Urbanismo da UFBA – Núcleo Pelotas. Essa parceria deu origem ao “Plano Popular do Corredor das Tropas: um contraprojeto para o Passo dos Negros/Pelotas/RS”.

    Para acompanhar o programa acesso o link do canal da RádioCom no Youtube: https://www.youtube.com/c/R%C3%A1dioComPelotas/featured

    Acesse outros conteúdos no Instagram do @geeurbano_.

  • Apresentação do “Plano Popular do Corredor das Tropas: um contraprojeto para o Passo dos Negros/Pelotas/RS”

    No dia 30 dia abril, a partir das 15 horas, aconteceu em formato híbrido (presencial e com transmissão via YouTube) a apresentação do “Plano Popular do Corredor das Tropas: um contraprojeto para o Passo dos Negros/Pelotas/RS”.

    O projeto é resultado do trabalho de alunos e professores da Nucleação Pelotas/UFPel do Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade / Residência em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da UFBA (https://residencia-aue.ufba.br/), em conjunto com moradores e moradoras do Corredor das Tropas.

    Esta ação também foi vinculada as atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão “Narrativas do Passo dos Negros: Exercício de Etnografia Coletiva para Antropólogos/as em Formação”.

    Caso tenha interesse, a apresentação pode ser revista a partir do link: https://youtu.be/T-WjGUFecbY 

    Confira alguns registros desse momento:

    Tu podes encontrar esse conteúdo também no Instagram do @geeurbano_. Segue a gente por ali para acompanhar nossas ações e futuros eventos!