Início do conteúdo
Exposição Virtual Passo dos Negros – Outras Narrativas

Exposição Passo dos Negros – Outras Narrativas

 

 

O Passo dos Negros é uma comunidade localizada às margens do canal São Gonçalo, próxima ao shopping. Aquela região abrigou o primeiro porto da cidade de Pelotas, sendo local de entrada de pessoas escravizados/as e mercadorias na região, o que sugere o nome “Passo dos Negros”. Por ali também passa o caminho das tropas e localizavam-se várias charqueadas. Neste corredor está a antiga Ponte dos Dois Arcos, construída em 1854, por mão de obra escravizada.

Tempos depois, a região deu lugar a um dos maiores engenhos de arroz da América Latina (Engenho Coronel Pedro Osório) que funcionou até a década de 1990. Mesmo sem atividades, o engenho é um elemento importante na paisagem local. A paisagem também é formada por figueiras centenárias, pelo canal, leitarias, antiga peixaria, o Osório Futebol Clube, entre tantas outras coisas.

Hoje em dia, é uma área que está sofrendo especulação imobiliária com riscos dos/as moradores/as serem removidos/as para a construção de condomínios de luxo.

O Passo dos Negros é uma região que conta uma importante narrativa sobre a construção da cidade de Pelotas, contos mitológicos, histórias de famílias que trabalham e moram há décadas na região, filhos e filhas, netos e netas de trabalhadores/as  que nasceram e cresceram ali, estabeleceram suas vidas, constroem a paisagem e mantêm viva parte da história de Pelotas.

Queremos te apresentar alguns patrimônios da região, e a partir deles, contar histórias tão importantes, mas que são pouco valorizadas na cidade de Pelotas.

 

Clique na imagem e conheça mais sobre essa exposição!