Início do conteúdo
Exposição Virtual Lembranças do Dia do Patrimônio

EXPOSIÇÃO VIRTUAL LEMBRANÇAS DO DIA DO PATRIMÔNIO

 

Esta exposição “Lembranças do Dia do Patrimônio” foi pensada a partir do diálogo com as pessoas. Olhamos para o Dia do Patrimônio – Pelotas buscando entender as “diversas cidades de Pelotas” que o evento compartilhou ao longo destes anos.

O Dia do Patrimônio surgiu na agenda cultural de Pelotas em 2013. Seu objetivo é celebrar as referências culturais locais, inserindo-se como uma das principais políticas públicas de cultura da cidade. É organizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). A cada ano o evento centraliza as reflexões sobre a cultura através de temas tentando responder à pergunta: “Quem é Pelotas?”. Já fizeram parte das discussões as comunidades negras; as águas e patrimônio natural; o protagonismo feminino; as identidades dos bairros; as tradições, saberes e fazeres; e os grupos étnicos.

O evento já recebeu muitos prêmios, mas o principal foi o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na categoria “Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural”. As imagens, vídeos e relatos que serão apresentados aqui nos foram enviados e compartilhados por pessoas nas redes sociais. Mostram a relação que as pessoas têm com esse evento porque guardam lembranças e hoje compartilham conosco. O Dia do Patrimônio só existe por causa das pessoas… sem elas, nada faz sentido. E para vocês, o que é patrimônio?

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ACESSE A EXPOSIÇÃO!