Início do conteúdo
    Notícias
  • Formatura da 3 Turma do MBA GEN

    Realizou-se na noite de 29 de novembro, às 19 hs no auditório da Reitoria da UFPel, a entrega dos certificados de conclusão de curso da 3 Turma de MBA em Gestão de Negócios da UFPel, com a presença da ex-coordenadora prof. Janaina Mendes; da diretorada FAT profa. Simone Mello, do novo coordenador prof. Alisson Maehler e da Profa. Elaine Santos.

    Desejamos sucesso a todos!

  • Nova coordenação do curso

    No dia 24 de outubro foram nomeados para a coordenação do curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios os professores Alisson Eduardo Maehler e Katia Baptista Gomes, coordenador e coordenadora adjunta, que assumem pelo prazo de dois anos.

    Os referidos professores susbtituem as professoras Janaina Mendes de Oliveira e Elaine Garcia dos Santos. Os professores agradecem a coordenação anterior e começaram a preparar a 4 edição do curso.

    Sobre os docentes:

    Alisson E. Maehler é Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestre em Administração, área de concentração em Competitividade e Estratégia, pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Doutor em Administração, área de concentração em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou estágio de doutorado (doutorado sanduíche) no Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, na Universidade de Lisboa, em Portugal. Atualmente é líder do NEECI – Núcleo de Estudos em Estratégia, Conhecimento e Inovação, grupo cadastrado no CNPq, Professor Adjunto IV, lotado no Departamento de Administração da Universidade Federal de Pelotas. Foi representante institucional da UFPel e Membro do Conselho de Administração no APL Naval e Offshore de Rio Grande e arredores, membro do Comitê Gestor da Incubadora Tecnológica Conectar da UFPel, coordenador Adjunto do MBA em Gestão Estratégica de Negócios (2013-2014). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia, inovação e competitividade, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, governança, gestão do conhecimento, logística e inovação. É professor convidado nos cursos de MBA em Gestão Empresarial nas faculdades UCPel de Pelotas, Ideau de Bagé e Imed de Passo Fundo.

     

    Katia Gislaine B. Gomes tem doutorado em Agronomia- Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel- Universidade Federal de Pelotas (2016). Mestrado em Ciências- (UFPEL), Especialização Gestão Empresarial (FURG), Especialização em Engenharia de Produção (UFRGS). Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas- Faculdade de Administração e de Turismo. Docente nos cursos de Administração, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo. Experiência na área de Administração com ênfase em sistemas de gestão da qualidade, gestão de processos, gestão de serviços. Membro voluntário do Comitê Regional de Pelotas do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade -PGQP (2008-2009).

  • Agenda de defesa de TCCs da 3a Edição do MBA

    04.09.2018

    Sala 02- Pós

    19:00h

     Governança Corporativa em Empresa Familiar Rural: um estudo de caso Anderson Alex Bach

    05.09.2018

    Sala 2 da pós

    14:00h

     Gestão de Conflitos: um estudo de caso em umaStartup

    Érica Goebel Brey

     

    10.09.2018

    17:00h

    Sala 02- Pós

     Fatores-Chave de sucesso em lojas de conveniência do Rio Grande Do Sul Tiago Dal Molin

    11.09.2018

    Sala: ???

    19:00h

    Estudo sobre motivação em uma empresa de varejo na cidade de Pelotas/Rs Pedro Vasconcelos da Silva Araujo

    12.09.2018

    Sala ????

    15:00h

    A Inovação Aberta no Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande: um estudo de caso

    Carolina Borges Hax

     

    12.09.2018

    16:00h

    Sala 1 pós

    A Sucessão Familiar em uma Empresa do Varejo de Tintas Na Cidade de Pelotas/Rs

     

    Paulo Afonso Dias Junior

    14.09.2018

    Sala 02- Pós 18:00h

     

    A percepção do consumidor de Doces Tradicionais de Pelotas: uma análise sensorial sobre doces com e sem Selo de Indicação Geográfica. Estela Kickhöfel Moraes

    17.08.2018

    Sala 02- Pós

    14:00h

    Teoria da Dependência dos recursos aplicado aos processos gerenciais de um hospital sem fins lucrativos da cidade de Pelotas Valentina Farias Tramontin

     

  • MBA realiza visita técnica a LIFEMED

    No dia 05 de julho de 2018, os alunos do Curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios junto com a Coordenadora do Curso, Prof.a Janaína Mendes de Oliveira, e da Coordenadora Adjunta, Prof.a Elaine Garcia dos Santos, realizou visita técnica as unidades de produção da empresa LIFEMED em Pelotas. Lá foram recebidos pelo Sr. Juliano Hamerski, aluno do Curso e um dos responsáveis pela empresa, o qual explicou o funcionamento da parte de produção, os processos de inovação e as estratégias da empresa. Segundo a Coordenadora do Curso, Prof.a Janaína, essa visita encerra o ciclo de 4 visitas técnicas que o Curso de MBA fez durante a atual gestão. Lembrou que “essas visitas serviram para demonstrar a realidade que a teoria nos apresenta. Foram muito produtivas e motivadoras para os alunos, permitindo que eles descubram na prática o que as empresas estão fazendo, como a inovação esta sendo usada e como estão enfrentando os desafios.”

    A empresa LIFEMED é uma empresa 100% nacional que desenvolve produtos, dispositivos e equipamentos médicos e hospitalares destinados ao setor de saúde há mais de 35 anos, possuindo duas modernas unidades de produção em Pelotas – RS e a matriz comercial em São Paulo.

  • Visita técnica propicia aos alunos o contato com um dos Polos de Inovação do Estado

    Os alunos do curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios, no dia 23 de maio de 2018, realizaram junto com a Coordenadora do Curso, Prof.a Janaína Mendes de Oliveira, e da Coordenadora Adjunta, Prof.a Elaine Garcia dos Santos uma visita técnica  à cidade de São Leopoldo, situada na grande Porto Alegre.
    Na oportunidade, conheceram o polo de inovação  da região metropolitana de POA, o Parque Tecnológico da UNISINOS, onde foram recebidos pela uma das responsáveis pela gestão do parque a Srta. Luisa Simon,  a qual ressaltou a  importância  do Parque Tecnológico para o desenvolvimento de São Leopoldo e da região. E a seguir, tiveram a oportunidade de conhecer duas Startups instaladas no Parque, conversando com os empreendedores, os quais falaram da suas experiências como empreendedores, os desafios para empreender e como é estar num ambiente de inovação.
    A tarde foram à empresa WIGGA, uma das maiores empresas de revestimentos e esquadrias em PVC do Brasil, onde foram recebidos pelos dois sócio-diretores da empresa, que falaram da sua trajetória empreendedora e ainda visitaram o parque fábril da empresa.
    Na ocasião, também conversaram com  representante da secretaria de desenvolvimento da cidade, que explanou sobre as oportunidades na e obstáculos ao empreendedorismo na cidade.
    Segundo a Coordenadora, Prof.a Janaina ” foi uma oportunidade de ver na prática como as empresas estão atuando, num ambiente onde a inovação é um caminho para o desenvolvimento empresarial e regional”. Ressalta ainda que esta foi a terceira visita realizada nesta gestão, o que contribui para o caráter prático do curso de MBA da UFPEL.