Início do conteúdo
  • Recepção aos alunos da 1ª turma do curso de Fisioterapia
    Notícias
  • Atividades suspensas na tarde de 17/05 e manhã de 18/05 – alerta ciclone

    Considerando o Aviso de Vendaval com grau de severidade de Perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) – órgão que representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial – para a Região de Pelotas e Capão do Leão, em diálogo com a Faculdade de Meteorologia, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deliberou por suspender as atividades acadêmicas e administrativas presenciais na tarde e noite da próxima terça-feira, dia 17, e na manhã de quarta-feira, dia 18. As atividades acadêmicas remotas ficam igualmente suspensas enquanto que as atividades administrativas devem ser realizadas na medida do possível.

    O Centro de Previsão e Pesquisas Meteorológicas da Faculdade de Meteorologia da UFPel permanece monitorando o fenômeno e atualizará a sociedade com as informações a respeito do evento previsto para estas terça-feira e quarta-feira através do telefone (53) 99983-6166 e do sítio https://wp.ufpel.edu.br/cppmet/.

    A Portaria 897 da Reitoria determina a adoção dessa medida no âmbito da UFPel e informa que a recuperação dos dias letivos afetados será regulada pelo COCEPE.

     

    Clique aqui e acesse a Portaria UFPel n°897/2022 que suspende as atividades.

  • Comite Covid-19 UFPel alerta para retorno de alta transmissibilidade em Pelotas

    Prezados (as) discentes,

    Frente à Nota Técnica do Comitê Covid-19 UFPel, convidamos a todos e todas a manterem os mais rígidos cuidados em relação ao correto uso de máscaras nos ambientes da UFPel e mesmo fora deste. É fundamental e importante que nós, estudantes e professores de um curso da área da saúde, tomemos todas as medidas para colaborar no enfrentamento desta doença. Assim, convidamos a todos que mantenham-se cuidadosos e zelosos em relação a esta pandemia.

    Colegiado da Fisioterapia

     

    Comite Covid-19 UFPel alerta para retorno de alta transmissibilidade em Pelotas

    Clique na notícia acima e leia mais.

    Clique aqui e acesse a Nota Técnica.

  • Transporte de apoio ESEF

    Prezados(as) discentes, já está disponível no site do NUTRANS (Núcleo de Transportes da UFPel) os horários das linhas de ônibus que passarão pela ESEF.

    Clique aqui e acesse o site do NUTRANS para consultar os horários e linhas do transporte de Apoio da UFPel. Clique posteriormente no menu “Transporte de Apoio Pelotas”.

     

    LINHA ESEF-ENG. MADEIREIRA

    07:00 – XV – FaMed – Canguru – Madeireira – XV – ESEF – XV – Anglo

    11:40 – Madeireira – XV – Odonto – ESEF – Anglo – XV – Odonto – Anglo

    13:00 – Anglo – XV – Odonto – ESEF

    13:00(ônibus–IVM4052)-ANGLO/CEIQ/COTADA/CCHS/CAMPUS II/PARADA XV/CEU/Eng. Madeireira/FAMED/CANGURU/CEU/PARADA XV/ODONTO/ALM/  CAMPUS II/ FAURB/COTADA/CEIQ/ANGLO

    15:10 – Madeireira – XV – Odonto – ALM – Campus II – FaUrb – Cotada – CEIQ – Anglo

    16:50 – Madeireira – XV – Odonto – ESEF – Campus II – FaUrb – Cotada – CEIQ – Anglo

    18:00 – Anglo – CEIQ – Cotada – CCHS – Campus II – XV – Odonto – ESEF – Campus II – FaUrb – Cotada – CEIQ – Anglo

    21:40 – ESEF – FaMed – XV

    • Os horários são de referência do local de saída do Itinerário
    • Será utilizado um Micro-ônibus com capacidade de 27 passageiros sentados
  • Barraca da Saúde da Fisioterapia participa do evento Ruas de Lazer

    O Curso de Fisioterapia da UFPel atuando através do Projeto da Barraca da Saúde participou do Evento Ruas de Lazer neste domingo, 24 de abril. Os alunos e professores puderam mensurar a força do aperto de mão e o equilíbrio dos transeuntes interessados.
    O teste de força do aperto de mão se associa com a força geral do indivíduo. Assim, com essa medida foi possível orientar os participantes quanto ao nível de perda de força e estratégias para melhorá-la.
    O equilíbrio dinâmico foi testado com o Timed Up and Go, traduzido como teste de levantar, caminhar e sentar. Este teste pode ser utilizado para indicar risco de queda elevado, e, quando detectado no evento, os alunos puderam orientar os participantes com estratégias e exercícios fisioterapêuticos básicos para diminuir os riscos.
    A ação da Barraca da Saúde foi executada com grande satisfação e entusiasmo, houve ótima aceitação pela população, sendo que, aproximadamente 100 pessoas foram testadas e orientadas. Na ocasião, os discentes fizeram avaliação da Prefeita Paula Schild Mascarenhas
    , supervisionados pelo professor orientador do projeto Dr. Rafael Bueno Orcy.

       

  • Edital de seleção para a Coordenação da Fisioterapia

    Divulgamos o Edital referente à  eleição para Coordenação do Colegiado do Curso de Fisioterapia, da Escola Superior de Educação Física da UFPel, para preenchimento dos cargos de Coordenador(a) e Coordenador(a) Adjunto(a) do Curso de Bacharelado em Fisioterapia.

    Clique aqui e acesse o Edital

    Cronograma simplificado:

    – Inscrições: 18 a 20 de abril de 2022
    – Eleições: 02 a 04 de maio de 2022
    – Resultado final: 06 de maio de 2022

    Todas as etapas serão divulgadas no site da ESEF, no link https://wp.ufpel.edu.br/esef/

    Atenção Eleitores discentes <alunos(as) da Fisioterapia>: o discente tem a responsabilidade de conferir e manter atualizado seu e-mail principal cadastrado no cobalto; Servidores e discentes têm a responsabilidade exclusiva de viabilizar o acesso (saber senha, manter caixa de entrada disponível) ao e-mail cadastrado (institucional e cadastrado como principal no cobalto, respectivamente) que será o destino da para o qual será enviada a cédula eleitoral.

  • Bibliotecas reabrem dia 5 de abril

    A Coordenação de Bibliotecas informa que nesta terça-feira (05) ocorre a reabertura de todas as bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Segundo a Portaria 588, que regra as normas de convívio geral nos espaços acadêmicos da UFPel, as bibliotecas poderão funcionar normalmente, respeitando as normas de convívio em espaços fechados da UFPel, incluindo a consulta dos usuários ao acervo e a utilização dos espaços de estudo.

    É permitida a permanência de alunos nas salas de estudo, assim como a utilização dos computadores de forma individual.

  • Dia de reencontros e aprendizados

    A manhã desta terça-feira, 15 de março de 2022, foi marcada por reencontro dos(das) discentes do curso de Fisioterapia que iniciaram as aulas práticas presenciais na ESEF.

    As atividades práticas, tão aguardadas por toda comunidade acadêmica, iniciaram com grande motivação e participação. Os(As) professores(as) Lisiane Piazza Luza, Maíra Junkes Cunha e Rafael Bueno Orcy ministraram atividades práticas relacionadas à disciplina de Semiologia Aplicada para os (as) discentes da primeira turma de ingressantes do curso de Fisioterapia (2020/1). Na ocasião das imagens as práticas contemplavam o conteúdo de anatomia palpatória.

    Desejamos um excelente retorno a todos e à todas, com os devidos cuidados e abertos a novos conhecimentos, experiências e vivências!