Início do conteúdo
Liga de Fisioterapia nos Cuidados Primários (LAFCuP)

Liga de Fisioterapia nos Cuidados Primários (LAFCuP)

Descrição

Os Cuidados Primários de Saúde são essenciais, devendo ser baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país podem manter em cada fase de seu desenvolvimento. O fisioterapeuta vem adquirindo crescente importância nos serviços que envolvem estes cuidados na Atenção Primária à Saúde (APS), com sua atuação voltada à integralização de ações, o que demanda trabalho interdisciplinar e junto à equipe multiprofissional. 

Neste sentindo, enfatiza-se a importância de oferecer aos alunos variadas experiências durante o processo formativo que estejam relacionadas ao desenvolvimento de competências atitudinais, relacionais e de conhecimento ampliado da sociedade e das políticas públicas, de forma a contribuir na formação do profissional da saúde, promovendo conhecimentos referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), aperfeiçoando suas habilidades que lhe garantam uma formação científica, humanística e ética. 

Objetivo 

– Desenvolver a área da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde (APS) por meio de vivências em campos reais de práticas, promovendo discussões em um grupo de estudo de maneira a nortear as competências que devem ser trabalhadas durante o processo formativo para atuação neste nível de atenção, colaborando para uma dinamização do processo de ensino-aprendizagem, fomentando projetos de pesquisa na área. 

– Planejamento de ações de extensão na comunidade conforme as necessidades locais de populações específicas a partir da análise situacional do território.

Membros da Diretoria

Caroline Neves da Cunha, Bruna Rodrigues Pereira, Lauren dos Santos de Medeiros, Mariane Nunes Pereira Dutra, Rafaela Victória da Rocha Ferreira Silva; supervisão da Profa Maíra Junkes da Cunha. 

Quer conhecer um pouco mais? 

Contate-nos: ligaacademicalafcup@gmail.com

Ou visite nosso perfil no Instagram: @lafcup_ufpel