Liga de Fisioterapia Hospitalar (LAFIH)

Descrição

A Fisioterapia Hospitalar é um dos diversos campos de atuação do fisioterapeuta graduado, sendo um setor muito importante de mercado de trabalho para esse profissional. A área hospitalar proporciona, aos profissionais graduados em Fisioterapia, o trabalho com tratamento de pacientes em ambulatórios ligados aos hospitais, enfermarias, unidades de terapia semi-intensiva e em unidades de terapia intensiva (UTIs) entre outras subáreas hospitalares. O curso de Fisioterapia da UFPel iniciou em 2020 e essa instituição possui um Hospital Escola (HE) onde estão inseridos nove cursos na área da saúde: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Odontologia, Educação Física e Medicina Veterinária. O objetivo desse projeto é de desenvolver a área da Fisioterapia Hospitalar, promovendo discussão continuada em um grupo de estudo, capacitando os (as) participantes ao pensamento crítico e aplicado para futuras atuações práticas.  Através de ênfases em Ensino, Pesquisa e Extensão, esperamos ao final do projeto, após participar de leituras de artigos científicos e de livros textos, além de preparar, apresentar e discutir seminários, os participantes terão aprimorado seus conhecimentos em fisioterapia hospitalar, na língua inglesa e na capacidade de exposição e discussão oral. Com o incentivo e maior interesse dos alunos pela área, espera-se aprimorar cada vez mais a atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar baseado em evidências científicas e com eventos locais sobre assuntos relacionados. Ações em extensão como fóruns e congressos locais bem como atividades voltadas à comunidade serão fomentadas. Esperamos ainda gerar ações de pesquisa na área.

Objetivo

Desenvolver a área da Fisioterapia Hospitalar, promovendo discussão continuada em um grupo de estudo, capacitando os (as) participantes ao pensamento crítico e aplicado para futuras atuações práticas.

Membros

Prof. Rafael Bueno Orcy (coordenador); Bianca Diel Corrêa (representante da Diretoria).

Quer conhecer um pouco mais?

Contate-nos: ligaacademicalafih@gmail.com

Ou visite nosso perfil no Instagram: @lafih_ufpel